Assessor de investimento, Analista e Broker: quais são as diferenças?

Estamos aqui justamente para explicar e desmistificar esse emaranhado de informações, separando as principais diferenças entre analista, assessor de investimento e broker.

Pois, assim como em vários segmentos do mercado em geral, as profissões no mundo financeiro também são recheadas de jargões e sopas de letrinhas, que não deixam a desejar em relação ao universo dos investimentos e dos conceitos econômicos. 

Então, vamos fazer essa divisão em 3 categorias:

  • Funções;
  • Perfil;
  • Certificações.

 

Funções

Para começar a entender as principais diferenças entre os três cargos, escolheremos o cargo que possui o maior nível de responsabilidades entre os três mencionados: o do analista.

Esse, por sua vez, é o profissional que pode emitir opinião, por meio de análises sobre investimentos

Seja uma ação, um título de renda fixa ou qualquer outro tipo de aplicação financeira, ele pode recomendar ou não a compra ou venda de um certo ativo.

Além disso, com suas análises, também apoia a tomada de decisão de diversos investidores e de outros profissionais do mercado. 

Aliás, é diante das recomendações dos analistas que outros profissionais do mercado atuam, como o assessor de investimentos e o broker. 

Ambos, por exemplo, por cumprirem uma função de distribuição de investimentos no mercado, não podem recomendar a compra ou venda de ativos, emitir relatórios de análise e documentos similares, por questões regulatórias. 

Até por conta disso que eles fazem grande uso do trabalho dos analistas.

De todo modo, perceba que todas as profissões se relacionam e se conectam de alguma forma.

Assessor de investimentos

Aprofundando mais um pouco, o assessor cobre todas as classes de investimentos e sugere a alocação e diversificação de ativos ao cliente, de acordo com seu perfil, seus objetivos e as suas necessidades.

Mas para sugerir a alocação com certa propriedade, esse profissional também considera a situação de mercado e as recomendações dos analistas.

Além disso, ele carrega um conhecimento técnico não só sobre a estratégia de investimentos, a chamada de alocação de recursos ou asset allocation, bem como conhecimento sobre todas as classes de investimentos.

E para isso, é preciso saber ouvir muito bem para identificar as necessidades do cliente e sua capacidade de exposição ao risco.

Por outro lado, é possível dizer que o broker já possui um trabalho mais focal. 

Broker significa corretor em inglês, por exemplo. Ou seja, ele é o profissional que conecta pessoas interessadas em comprar com pessoas interessadas em vender ativos no mercado de capitais.

Também é conhecido como operador de mesa e seu foco maior é nas operações de curto prazo, geralmente. 

Muito em alta, os brokers de renda variável realizam operações de compra e venda de ações para seus clientes. 

Mas não para por aí, ele também oferece aos clientes as operações indicadas pelos analistas.

Aliás, um ponto curioso é que podem existir brokers de vários tipos de ativos. 

Por ser uma atividade bem especializada, geralmente o broker atua sempre mais concentrado em um tipo de investimento, ações, opções, commodities, renda fixa etc.

No geral, precisa ter amplo conhecimento operacional do mercado de capitais e da Bolsa, isso se for broker de renda variável.

 

Perfil

Quando traçamos uma representação de cada cargo, é possível dizer que o analista está mais para um profissional:

  • Bem analítico;
  • Estudioso;
  • Gosta muito de ler e interpretar dados;
  • Curte balanços patrimoniais de empresas;
  • Adora cálculos.

Devido às funções do assessor, esse, por sua vez, geralmente adota um estilo mais desenvolto, estratégico em relações comerciais e gestão de relacionamentos.

Além disso, óbvio que também possui ótimo domínio técnico sobre investimentos.

Já o broker tem de ser ágil, já que os movimentos do mercado são muito rápidos. 

Porém, se comunicar bem, ter muito foco na execução das operações e saber lidar bem com adversidades devido, principalmente, às oscilações de mercado e crises também são características fundamentais.Diferenças entre analista, assessor e broker

 

Certificações

Agora, para encerrar as três principais diferenças entre analista, assessor de investimento e broker, vejamos os tipos de certificação exigidos para cada cargo.

O analista, por exemplo, precisa da Certificação Nacional dos Profissionais de Investimentos (CNPI), emitida pela Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (Apimec). 

Você vai notar que nesse mercado existem diversas certificações, exigidas de acordo com a atividade.

Já o assessor e o broker são profissionais que distribuem investimentos e podem atuar de duas formas. 

A primeira delas é como agentes autônomos de investimentos, vinculados a escritórios de agentes autônomos. 

Nesse caso, ambos precisam ter a Certificação de Agente Autônomo de Investimentos (AAI), da Associação Nacional das Corretores de Valores (Ancord).

Para assessores que não atuam como AAI, será exigida a certificação CPA-20, da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), na maioria dos casos. 

Mas isso também pode depender do segmento de clientes que o assessor atenderá e das exigências da corretora contratante. 

Se ele for atuar como broker na corretora, a exigência será a Certificação do Programa de Qualidade Operacional (PQO Operacional), da B3, a bolsa de valores brasileira.

Mas esse tipo de certificação não é necessário para broker que vá atuar como AAI, por exemplo.

Porém, se brokers forem atuar como funcionários de corretoras de valores, que é a segunda forma de vínculo e trabalho, além de AAI, as exigências regulatórias são outras.

 

Curiosidade

Com certificação em comum, assessor e broker são mesmo diferentes?

Mas você pode estar se perguntando, então, qual a diferença entre o assessor e o broker se a certificação é a mesma para atuar nesse formato como autônomo?

Imagine a certificação, nesse caso, como uma carteira de motorista: você tem a habilitação para dirigir, pode dirigir, mas o que vai fazer dirigindo, você define na sequência, de acordo com o seu gosto e as suas afinidades.

Por exemplo, se vai usar o carro a passeio, para trabalhar etc.

Outra boa analogia é a carteira da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). 

Ela autoriza o profissional a trabalhar como advogado, mas ele pode seguir inúmeras especialidades – tributarista, trabalhista, criminal etc. 

A certificação de AAI, da Ancord, funciona da mesma forma. Assessor ou broker são especialidades e funções diferentes, mas ambos passam pela mesma certificação.

 

Fechamento

No geral, estamos falando das diferenças entre três profissões que estão crescendo muito com a evolução de nosso mercado e são muito promissoras. 

Com a situação econômica atual do país e a queda histórica da taxa básica de juros, a Selic, os investidores individuais estão cada vez mais buscando a Bolsa e profissionais especializados em investimentos. 

Eles precisam arrojar seus investimentos para continuar ganhando um rendimento compatível com os altos juros proporcionados pelos investimentos mais conservadores nos últimos anos.

Nesse movimento, também existe uma forte migração de clientes dos grandes bancos tradicionais para as corretoras especializadas em investimentos, que possuem plataformas mais modernas, maior variedade de produtos, além de taxas mais atraentes.

Vale lembrar que para trabalhar no mercado financeiro é sempre muito importante intensidade, resiliência, foco e conhecimento técnico sobre investimentos. 

Assim, recomendamos estudar, se preparar e se atualizar constantemente!

Botão Quero um MBA de Investimentos e Private Banking

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img