4 lições sobre empreendedorismo de Guilherme Benchimol

Quando se pensa em empreender ou de fato empreende, há algumas lições sobre empreendedorismo que se podem tirar, assim como em outras áreas da vida.

Pensando nisso, a Xpeed separou 4 desses ensinamentos vivenciados por Guilherme Benchimol, fundador e presidente executivo do Conselho de Administração XP Inc.

Dá só uma olhada na lista abaixo e tente aplicar da maneira mais adequada possível para a sua realidade.

 

Parceria

Dividir o sonho com pessoas que complementam é um diferencial muito grande para quem empreende – e com certeza, também uma das lições sobre empreendedorismo.

Isso porque, muito provavelmente, você está compartilhando seu sonho com pessoas que vão te ajudar durante essa jornada toda ou grande parte dela.

Pessoas, essas, que costumam possuir os mesmos valores, as mesmas ambições e alinham tudo isso com você a longo prazo.

Dessa forma, podendo contar com mais ajuda e ‘mão de obra qualificada’, o sonho pode parecer muito mais próximo do que se imaginaria.

Mesmo nos momentos mais delicados, você poderá contar com essas pessoas que vão te apoiar e ajudar a pensar o que é necessário para continuar em busca desse grande sonho.

 

Resiliência

Fazendo um gancho com o que foi falado no fim do tópico anterior, resiliência tem a ver com a capacidade de não desistir, independentemente das dificuldades que aparecem pelo caminho – seja passando por isso sozinho ou ao lado as pessoas com quem decidiu dividir seu sonho.

É sobre seguir firme, conseguir lidar com os obstáculos, adaptar-se a mudanças, resistir à pressão de cenários adversos e superar esses desafios.

Por isso, é muito importante que, a partir do momento em que se empreende, você se prepare de muitas formas possíveis para enfrentar tudo isso.

Prepare-se emocionalmente, financeiramente e mentalmente para que, mesmo em meio a imprevistos, consiga vencer essas batalhas.

 

Humildade

Se você não possui essa característica na hora de empreender, dificilmente se sairá bem-sucedido – ou, se conseguir, vai ser com um ‘prazo de validade’ estabelecido.

Isso porque não ter a capacidade de reconhecer com rapidez as falhas e aprender com os erros te deixará numa situação em que:

  • Ou você mantém o nível a que chegou;
  • Ou é desse patamar para baixo, infelizmente.

Sem a humildade, o sucesso do seu empreendimento está fadado a ser menor do que poderia ser.

Portanto, desenvolva essa característica em você para que seja mais competente na hora identificar erros e falhas de momento e momentos difíceis que podem estar por vir.

Isso ampliará sua visão de negócios e, assim, o tempo e a qualidade de vida do seu empreendimento poderão ser muito maiores do que se imaginava.

Essa é mais uma das lições sobre empreendedorismo que não pode faltar para você e seu negócio.

 

A distância entre dois pontos não é uma reta, mas um zigue-zague

O que comentamos nos três tópicos anteriores tem tudo a ver com este último: afinal, sempre existirão obstáculos, menores ou maiores, em menos ou mais quantidade.

Se a distância a ser percorrida pelo seu negócio fosse apenas uma reta, não haveria mudanças de cenários, imprevistos ou qualquer situação do tipo.

Por isso, as três lições sobre empreendedorismo anteriores são muito importantes para que siga ajustando o seu modelo de negócios – de preferência, conectando os pontos em sequência cronológica e com visão de longo prazo.

Botão Quero Fazer MBA de Gestão Exponencial

Continue Aprendendo

spot_img