7 filmes sobre empreendedorismo para te inspirar em 2023

Inspire-se na sua profissão com sete filmes sobre empreendedorismo que contam histórias motivadoras. Boas referências geram grandes marcas de sucesso!

Se você está começando a empreender, já é empreendedor ou é apenas um admirador do empreendedorismo, esta lista foi feita para você! Afinal, para abrir e gerenciar um negócio, é essencial ter boas referências, não é mesmo? E nada melhor do que filmes sobre empreendedorismo para inspirar.

E já que o final do ano é o momento ideal para rever erros e acertos e reorganizar estratégias profissionais e pessoais, é também uma excelente época para expandir os horizontes e pensar “fora da caixa” com um ótimo elenco de histórias que ajudam a desenvolver ideias e projetos.

E isso tudo durante o tempo em que você pode estar sentado ou deitado descansando de um ano tão agitado como foi 2022.

Se quiser unir o útil ao agradável, prepare a pipoca e convide uma boa companhia para maratonar os filmes indicados abaixo. Boa diversão e inspiração!

7 filmes sobre empreendedorismo impactantes 

Todos sabem o poder dos filmes de emocionar e conduzir o espectador a outras histórias e a pontos de vista completamente diferentes da sua realidade.

Dependendo da forma que for contado, um roteiro pode compartilhar conhecimentos e aprendizados e provocar mudanças de comportamentos e pensamentos. Quem nunca teve um insight ou uma reflexão após assistir a algum filme?

Se você quiser conhecer histórias empreendedoras e se inspirar com elas, leia até o final e confira nossas dicas de filmes sobre empreendedorismo.

1. Steve Jobs (2015)

Fonte: Seja Criativo

Quando pensamos em marcas inovadoras e transformadoras, a Apple com certeza é uma das primeiras a aparecer na nossa mente, certo?

Não à toa, diversos cineastas e autores tentam capturar a essência da empresa que modificou o modo como as pessoas lidam com seus celulares.

E, uma das tentativas mais bem-sucedidas foi o filme Steve Jobs, lançado em 2015, com Michael Fassbender como protagonista e Danny Boyle na direção.

Essa nova versão é considerada um dos melhores filmes para empreendedores, porque ela mostra um lado mais rígido do executivo, o que é pouco mencionado em outras gravações.

O longa foca em três momentos principais da carreira de Steve Jobs:

  • o lançamento do computador Macintosh, em 1984;
  • o lançamento da NeXT, então nova empresa de Jobs, em 1988;
  • a chegada do iMac G3, em 1998.

De modo geral, o filme retrata os bastidores que envolvem uma grande marca e reforça Jobs como o grande visionário que ele foi.

Dessa forma, a produção oferece uma lição importante para os empreendedores: persista no que acredita.

O filme está disponível na Apple TV, no Youtube e no Google Play Filmes.

2. À procura da felicidade (2006)

Fonte: Veja Dica

Toda a história desse filme de empreendedorismo é baseada em fatos reais e foi iniciada em uma cena em que Chris vai até um homem que está em uma Ferrari procurando vaga para estacionar.

Após o sujeito dizer que era corretor da bolsa de valores e chegava a faturar US$ 80 mil por mês, Chris se surpreende e memoriza tudo o que foi falado.

Naquele período, Chris sofre perdas graves no trabalho e tem que buscar outras formas de ganhar dinheiro para dar boas condições de vida a ele e ao próprio filho.

E como sair daquela situação era prioridade máxima, luta (e estuda) muito dentro de um programa de estágio não-remunerado até conquistar a vaga permanente.

Esse filme sobre empreendedorismo conta a trajetória e a persistência de um homem, que em momento nenhum deixou de correr atrás dos seus objetivos, mesmo diante pesadas e intensas adversidades da vida.

Em suma, é um longa comovente, que mostra a importância de acreditar na luta pelos seus sonhos, mesmo que momentos adversos passem pelo caminho.

O filme está disponível nas plataformas: Star+, HBO Max, Youtube, Google Play Filmes, Amazon Prime, Apple TV e Netflix.

< Leia também: 10 empreendedores de sucesso para você se inspirar />

3. A rede social (2010)

Fonte: HBO Max

Outro filme que fala sobre empreendedorismo é A rede social, que conta a história da criação do Facebook.

E ele ganhou muito destaque quando contada por David Fincher, em 2010, numa produção estrelada por Jesse Eisenberg (como Mark Zuckerberg), Justin Timberlake e Andrew Garfield.

O filme recebeu oito indicações ao Oscar, em categorias como Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Diretor, levando três estatuetas na premiação.

Da noite em que Mark começa a trabalhar na ideia que surgiria o Facebook até os conflitos judiciais com o próprio parceiro que o ajudou a criar essa rede social, dá para tirar muitas lições e aprendizados da história.

Uma delas é a frequente percepção de expansão, já que em vários momentos o longa retrata a busca incessante por aumentar a área de alcance do Facebook no mundo todo.

A produção consegue retratar a geração que cresceu com o crescimento da Internet e, ao chegar à idade adulta, aplica seus conhecimentos no trabalho.

Por esses e outros motivos, “A rede social” representa como poucos o momento em que vivemos e, por isso, é considerado um dos principais filmes sobre empreendedores de sucesso.

O filme está disponível nas plataformas HBO Max, Paramount+, Amazon Prime, Youtube, Google Play Filmes, Apple TV e Star+.

4. Joy: o nome do sucesso (2015)

Fonte: Disney Plus

Baseado na história real de Joy Mangano, esse é um excelente filme sobre empreendedorismo feminino. Ele mostra a perspectiva de uma mulher criativa desde pequena, mas que enfrenta um caos familiar enquanto estrutura sua vida.

Joy vive uma luta constante para conciliar a jornada de mãe divorciada com a de inventora. São várias as situações complicadas que a personagem passa com a família, tendo de ser responsável não só pela própria casa e filhos, bem como pelos pais e ex-marido, em determinados momentos.

Mas quando seu pai retorna, Joy resolve de uma vez por todas reinvestir em si mesma. Um dia, ao limpar o chão com cacos de vidro, Joy fere as mãos e inventa um esfregão prático e seguro que pode ser torcido sem contato.

Então, ela sai atrás de alguém que produza e distribua sua invenção. A obstinação da protagonista, mesmo quando todos parecem estar contra ela, é o que a faz ir mais longe.

Diante de tanta luta e determinação, Joy se torna uma história real de sucesso como empreendedora e inventora nos EUA, sendo inspiração para tantas outras mulheres.

O filme está disponível na plataforma Star+.

5. Um senhor estagiário (2015)

Fonte: Prime Video

Ben Whitaker é um senhor de 70 anos, aposentado, que inicia um projeto como estagiário de uma grande empresa.

O protagonista entra de forma discreta no novo local de trabalho, convencendo aos poucos as pessoas ao redor de sua utilidade e de seu valor.

Por outro lado, a presidente da empresa, Jules Ostin, é uma trabalhadora dedicada que, depois de um tempo, também começa a observar e perceber melhor a postura do novo colaborador.

Com o contato entre eles passando a ser cada vez mais frequente, Jules ganha confiança em Ben, aprendendo com a experiência de um estagiário incomum.

O filme acaba sendo uma lição de carreira, mostrando que ouvir os mais experientes também faz toda diferença, mesmo que estejam em cargos mais baixos.

Ter um mentor não só nos negócios, mas também na vida, ajuda qualquer um a decolar ainda mais na empresa ou no empreendimento que está.

Você pode assistir ao filme nas plataformas HBO Max, Apple TV, Amazon Prime, Youtube e Google Play Filmes.

6. Ford vs Ferrari (2019)

Fonte: Portal IG

Mais uma indicação de filme e documentário sobre empreendedorismo é o relato do longa que ganhou dois Oscar (Melhor Edição e Melhor Edição de Som) e foi indicado também para as categorias Melhor Filme e Melhor Mixagem de Som.

Com Matt Damon e Christian Bale, o filme retrata o momento em que a Ford entrou no ramo das corridas automobilísticas com foco em ganhar todo o prestígio e a fama da marca concorrente, que é a Ferrari.

Para começar com o pé direito, a Ford contrata o ex-piloto Carroll Shelby (Matt Damon) para ser o responsável pela jornada. Ele montou uma ótima equipe, mas encontrou dificuldades com a diretoria da Ford, que defende uma forma diferente de se destacar nas corridas.

Ele se uniu ao piloto britânico Ken Miles (Christian Bale) para combater a interferência da diretoria em suas ações e seus planejamentos. A partir disso, eles fizeram de tudo para construir um carro mais rápido de corrida que pudesse competir de igual para igual com os carros da Ferrari.

Esse filme emocionante, disponível na plataforma Star+ , mostra os bastidores das corridas automobilísticas, retratando que é preciso ir além para se destacar no seu mercado de atuação.

< Continue aprendendo: Finanças para empreendedores: 5 dicas para mudar a sua visão sobre dinheiro />

7. O menino que descobriu o vento (2019)

Fonte: Estação Nerd

Esse é realmente um filme sobre empreendedorismo inspirador e comovente! Baseado em uma história real sobre o jovem William Kamkwamba, morador de um vilarejo Malawi, que é marcado por fome e pobreza.

Mas, há algo especial nesse jovem: ele tem o desejo de mudar a vida das pessoas ao seu redor. Com esse objetivo e olhar empreendedor, William elabora e cria uma turbina eólica para contribuir com o cultivo de alimentos da região.

Mesmo com muitos olhares desacreditados e diversas situações de desigualdade, William mantém o seu mindset otimista  e consegue transformar completamente a vida de seu vilarejo.

Esse filme sobre empreendedorismo na Netflix é um que vale a pena assistir! Ele mostra que é necessário acreditar nos seus projetos e nos seus sonhos, mesmo com poucos recursos e apoios.

Bônus: A vida e a história de Madam C. J. Walker (2020)

Fonte: Conduta Literária

Apesar de não ser um filme sobre empreendedorismo – pois se trata de uma série – ainda assim trouxemos a produção, que possui tudo a ver com o tema deste artigo e conta uma história igualmente inspiradora. 

Produzida pela Netflix, aqui conhecemos a história real de Madam C.J Walker, que é um mulher de garra e determinada, além de ser empreendedora e ativista política e social afro-americana.

Com família pobre, ela consegue desenvolver um produto voltado para cabelos negros e, após muitos obstáculos, constroi um verdadeiro império da beleza de mulheres negras.

Madam C.J Walker se tornou a primeira empreendedora americana milionária e entrou para o Guinness Book of World Records.

Como ser um empreendedor de sucesso?

Para ser um empreendedor de sucesso tem que ir muito além dos filmes de empreendedorismo. É fundamental se especializar na sua área de atuação e estudar sobre outras que impactam diretamente o trabalho realizado como visionário e gestor de negócios.

Se quiser investir em educação continuada e aprender mais sobre o universo das finanças, dos investimentos e da economia digital, assine a plataforma Multi+ e acesse dezenas de cursos, imersões internacionais, bootcamps e conteúdos completos e interativos para potencializar o seu aprendizado.

Continue Aprendendo

spot_img