7 livros transformadores sobre inovação e negócios

Manter a leitura em dia é essencial para quem quer exercitar a mente e manter o aprendizado em dia. Confira a nossa lista de livros sobre inovação e negócios.

Livros sobre inovação e negócio estão (e devem) sempre estar nas mesas de cabeceira de empreendedores e aspirantes do empreendedorismo. O ato de ler é importantíssimo para empreendedores, por ser fonte de inspiração e uma mina de ideias de como crescer o seu negócio.

E aí, você mantém esse costume?

A Redação da XP Educação escolheu 7 livros sobre inovação e negócios que nos impactaram em algum momento da vida e que nós acreditamos, junto à crítica, que podem inspirar e tocar futuros empreendedores ou profissionais do mundo corporativo.

Ficou interessado? Continue a leitura!

Qual a importância da leitura para transformar sua visão sobre negócios?

Se você quer transformar a sua vida mergulhando em novos desafios, é essencial que a prática da leitura esteja inserida na sua rotina.

Assim como o nosso corpo, a nossa mente também precisa ser alimentada e as nossas ações têm, como norte, o conhecimento armazenado pelo nosso cérebro. Aí já viu, não é? É preciso mergulhar o nosso cérebro em informações relevantes.

No caso dos empreendedores, os livros de negócios são uma ótima oportunidade de aprender com os desafios e experiências de outros donos de negócios que já viveram situações difíceis.

7 livros sobre inovação e negócios para ler

Chegou a hora de conhecermos, juntos, os 7 livros sobre inovação e negócios selecionados pela Redação.

Prepare-se e já corre para a sua livraria favorita para comprar eles!

1. Empreendedorismo para subversivos, de Facundo Guerra

Você sente ou já sentiu medo ao pensar em largar tudo para começar o próprio negócio? Pois bem, saiba que é o que fez Facundo Guerra, grande empresário da noite paulistana.

No livro Empreendedorismo para Subversivos, o autor conta a sua trajetória profissional em grandes empresas de uma forma divertida e descontraída. Mesmo com esses ambientes tendo praticamente nada de muito engraçado, Guerra escolhe inserir um pouco de humor para deixar o contexto mais interessante e atrativo.

Por sinal, foi justamente devido à frustração passada nesses lugares, que ele tomou a decisão de largar tudo para ter o próprio negócio. Além disso, o homem considerado, há algum tempo, grande empresário da noite paulistana, fala sobre a primeira casa noturna que abriu e os demais negócios nesse mesmo grupo.

Capa do livro Empreendedorismo para Subversivos
Empreendedorismo para Subversivos é indicado para quem quer inovar e empreender.

Entre os estabelecimentos, estiveram quatro boates, duas casas de shows, quatro bares e alguns centros culturais voltados à classe média alta da cidade de São Paulo. Aliás, esse é o público-alvo do autor: pessoas de elevado poder aquisitivo que, quando enxergam valor em produtos e serviços de qualidade, aceitam pagar a mais por eles.

Guerra também mostra que é uma lenda acreditar que não precisa arregaçar as mangas ou trabalhar muito para ter o próprio negócio. E ele reforça isso ao contar a história de cada um dos seus negócios, revelando os erros e acertos envolvidos.

É praticamente um guia com dicas fundamentais para quem sonha em ter o seu próprio negócio. Para quem é e gosta do empreendedorismo, vale mesmo a leitura!

<Leia também: Empreender em 2023: o que você precisa saber para começar com o pé direito?/>

2. Aventuras empresariais, de John Brooks

Já leu algum livro que contasse grande parte dos fracassos de grandes empresas ou personalidades do passado e até do mundo de hoje?

Para se ter ideia, Aventuras Empresariais é um desses livros falam sobre fracassos. Na verdade, a obra reúne uma série de artigos do jornalista John Brooks para a revista The New Yorker.

Os temas dos artigos giram em torno de cases, inovação, estratégias, práticas do mercado, entre outras questões referentes ao mundo dos negócios. Mostrando grandes fracassos de grandes empresas, a obra destaca que o poder das decisões é capaz de alavancar uma empresa ou destruí-la.

Capa do livro Aventuras empresariais
Como um best seller do The New York Times não entraria na nossa lista de livros sobre inovação e negócios?

Apesar de possuir mais de duas décadas desde a publicação, continua atual, porque as regras para administrar um negócio forte e criar valor não mudaram. Quer mais um incentivo para ler este livro? É tido como um dos favoritos para Bill Gates e sendo o melhor de negócios que ele já leu na vida!

O fato é que a obra contém 12 histórias atemporais que não se limitam a um país nem a uma área de negócios.

3. O poder do hábito, de Charles Duhigg

Se você já passou por alguma lista de dicas de livros sobre inovação e negócios, dificilmente você não deve ter visto este: O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios.

Como o próprio título adianta, seja para o aspecto pessoal ou profissional, provavelmente esta obra terá algum impacto na sua vida. Dessa forma, fica bem complicado mesmo que este livro não entre numa lista de dicas de leitura.

Para que entenda um pouco melhor, a obra é dividida basicamente em três partes:

  • Na primeira, trata dos hábitos e das rotinas das pessoas;
  • Na segunda, aborda os hábitos das empresas e das grandes organizações;
  • Na última, discute os hábitos sociais.

Aliás, como forma de atestar os seus argumentos, o autor apresenta diversas pesquisas bastante interessantes.

capa do livro O Poder do Hábito
O Poder do Hábito está entre os livros sobre inovação e negócios que deve ler!

Antes mesmo de ler o livro, pense nas ações que você praticou hoje: quais delas tomou a decisão de fazer e quais delas fez no piloto automático? Um estudo, por exemplo, mostra que 60% do que fazemos é por decisão de fato, enquanto 40% é por hábito, para o nosso cérebro economizar energia.

Dessa forma e de várias outras, no decorrer do texto, Charles Duhigg escreveu o que está se tornando um clássico no mundo dos negócios. Isso porque ele explora a ciência por trás da criação e transformação de hábitos.

O poder do hábito tem como objetivo ajudar as pessoas a terem mais produtividade, concentração e começarem hábitos para mudar a sua carreira e a sua vida para melhor!

<Leia também: Como organizar metas e objetivos! 7 passos para realizá-los!/>

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie

Para quem não sabe, Dale Carnegie escreveu este livro em 1936!

Mesmo mais de 80 anos depois e com mais de 50 milhões de exemplares vendidos, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas segue sendo um conteúdo inovador e uma das principais referências sobre relacionamentos, tanto no campo profissional como pessoal. Por isso, está na nossa lista de livros sobre inovação e negócios.

Capa do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas
Dentre os livros sobre inovação e negócios, esse com certeza é uma leitura obrigatória.

Definitivamente, é um guia clássico para relacionar-se com as pessoas. Os conselhos, métodos e as ideias de Carnegie explorados aqui já beneficiaram diversas pessoas e permanecem completamente atuais.

De maneira extremamente direta, o autor fornece material o suficiente para que qualquer pessoa alcance os seus objetivos pessoais e profissionais. Na obra, você vai poder acompanhar mais de perto estratégias comunicativas para conhecer novas pessoas, aprofundar relacionamentos e exercer melhor o papel e perfil de liderança.

5. Mindset: a nova psicologia do sucesso, de Carol S. Dweck

Dentre os livros sobre inovação e negócios, não podemos deixar de citar a obra escrita por Carol S. Dweck, PhD., professora de psicologia na Universidade Stanford. Ao longo de décadas, a autora desenvolveu um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, ou o que ela chama de “mindset”.

Em Mindset, a obra mostra, por meio de vários exemplos e situações, como a atitude mental com que encaramos a vida é crucial para o sucesso ou fracasso no que fazemos. Além disso, como os acontecimentos da vida são influenciados pela forma como lidamos com os nossos objetivos.

Capa do Mindset: a nova psicologia do sucesso
Dentre os livros sobre inovação e negócios, esse aqui é essencial para virar a chave do seu cérebro inovador.

Mais precisamente, é revelado como a forma de pensar o mundo define a nossa relação com o trabalho, pessoas e como desenvolvemos os nossos projetos e educamos os nossos filhos.

O mindset de crescimento não acaba sendo um mero traço de personalidade, é a explicação do motivo de sermos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não, por exemplo. Quer aprender a explorar todo o seu potencial de empreendedor? Leia esse livro!

6. Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios, de Peter Drucker

No livro Inovação e espírito empreendedor, o autor mostra que criatividade e planejamento são próximos, já que, para inovar, também precisa de disciplina.

“Os empresários bem-sucedidos que conheci têm em comum, não um certo tipo de personalidade, mas um compromisso com a prática sistemática da inovação.”

Inovação e espírito empreendedor: prática e princípios
Dentre os livros sobre inovação e negócio, esse pode ser um bom livro de cabeceira.

O autor, Drucker, é reconhecido internacionalmente por ser uma autoridade em Administração e, neste livro, analisa desafios e oportunidades de um dos maiores eventos da economia americana: a nova economia empreendedora, que criou a maior expansão do emprego em tempos de paz na história dos EUA.

7. A startup enxuta, de Eric Ries

Finalizando a lista dos livros sobre inovação e negócios, temos A Startup Enxuta. Eric Ries aborda o modelo startup enxuta, que tem base na aprendizagem validada e na experimentação contínua que, por sua vez, adota métricas efetivas para avaliar o progresso.

“RIES CRIOU CIÊNCIA ONDE ANTERIORMENTE HAVIA APENAS ARTE. UMA LEITURA OBRIGATÓRIA PARA TODO EMPREENDEDOR SÉRIO E TODO GESTOR INTERESSADO EM INOVAÇÃO”.MARC ANDREESSEN, cofundador da Andreessen Horowitz, da Opsware e da Netscape

MARC ANDREESSEN, cofundador da Andreessen Horowitz, da Opsware e da Netscape

O livro já se tornou referência no assunto e conta com diversas histórias reais, além de exemplos de negócios que se transformaram ao implementar esse modelo revolucionário.

A startup enxuta
A startup está na moda e esse livro é essencial para quem deseja criar a própria empresa.

Conclusão

Gostou da nossa lista de livros sobre inovação e negócios? Coloca todos os eles no carrinho de compra e usa o tempo livre para se dedicar às leituras que, provavelmente, irão mudar a sua forma de ver os negócios.

Além disso, nós temos outra dica para profissionais que querem aprender mais sobre inovação: a Pós-Graduação em Inovação e Transformação Ágil da XP Educação!

Com ela, você aprenderá diversos conceitos e práticas sobre as tecnologias emergentes e as mudanças culturais!

Continue Aprendendo

spot_img