5 livros sobre Educação Financeira que você precisa ler

Virou o ano com o foco em querer saber o que der e vier sobre educação financeira?

Pensando nisso e em como isso pode te ajudar a realizar suas metas, conquistar seus sonhos e viver em prosperidade, a Xpeed chega com 5 dicas de livros sobre o tema.

Se você ainda não leu qualquer um deles, saiba qu’e obras essas farão enxergar dinheiro e como lidar com ele de uma forma muito diferente do que estava acostumado.

E aí, ansioso e pronto para conhecer qual é essa lista seletiva de livros sobre educação financeira?

Então, vamos lá!

 

O investidor inteligente

Quem pretende se educar financeiramente e investir em mercados à especulação tem que ler esse livro.

Maior consultor de investimento do século XX, Benjamin Graham formula uma disciplina de investimento rigorosa em ações e títulos do governo.

A obra é focada na interpretação do conceito de “valor do investimento”, que possui um propósito muito importante.

Tal conceito foi construído de modo a proteger os investidores de erros cruciais dentro do mercado financeiro.

Além disso, os ensinou a desenvolver objetivo de longo prazo, fazendo com que essa obra se tornasse a ‘Bíblia do mercado de ações’ desde a primeira publicação, em 1949.

Para se ter ideia, entre os leitores mais famosos que recomendam o livro está o bilionário Warren Buffett.

Esse investidor tão renomado diz que os ensinamentos de Graham foram um dos pilares para seu sucesso financeiro.

Para ele ainda, a obra é, de longe, a melhor já escrita sobre investimentos.

Por isso, não é à toa que Benjamin Graham ensinou e inspirou pessoas de todo o mundo e assim continua.

 

Pai rico, pai pobre

Escrito por Robert T. Kiyosaki e Sharon Lechter, esse é um dos livros mais vendidos do segmento no mundo.

Nele, é contada a história do pai biológico do autor, um homem inteligente e honesto, e do pai de um grande amigo dele, que nunca concluiu o segundo grau.

E qual a disso importante, se estamos falando de educação financeira?

Mostrar as diferenças do pai biológico, que nunca atingiu a liberdade financeira, e do pai do amigo, que se tornou o homem mais rico de Havaí.

Esse último, então, foi o pai rico que repassou grandes ensinamentos para Kiyosaki sobre dinheiro e como lidar com esse meio usado para troca de bens.

O conteúdo inserido nela revelação que muitos problemas da vida cotidiana podem ser resolvidos com inteligência financeira, como:

  • Saber diferenciar um ativo financeiro de um passivo;
  • Ou como pagar menos impostos.

Além disso, repassa aos leitores uma visão crítica daquilo que estamos acostumados a ouvir quando o assunto é alcançar o sucesso.

Por exemplo, você certamente já disse alguém dizer ou você mesmo disse as seguintes frases:

  • “Estude muito para poder trabalhar em uma boa empresa”;
  • “Não tenho condições de comprar tal coisa”;
  • “Com o dinheiro que recebo do trabalho, compro um bom carro”.

Pois bem, Kiyosaki contesta essa visão do mundo convencional, fazendo o leitor refletir sobre o que pode ser feito de diferente para atingir a riqueza.

Dessa forma, ele examina esses pensamentos reformulares ultrapassados ​​e que nos deixam mais parados na vida.

Então, no lugar de estudar muito para trabalhar em uma boa empresa, deveríamos estudar muito para ter a própria empresa.

Em vez de pensar que não podemos comprar um determinado item, devemos pensar o que se pode fazer para comprar o que deseja, entende?

Assim, essa obra se faz importante para quem pretende colocar em prática os ensinamentos mencionados e construir um patrimônio sólido.

Leituras para se educar financeiramente

 

Os segredos da mente milionária

Harv Eker faz, principalmente, você refletir sobre o que ele chama de “o seu modelo de dinheiro”, também ponto fundamental da educação financeira.

Isso nada mais é do que um conjunto de crenças que cada um de nós desenvolvemos desde a infância e que molda o destino financeiro das pessoas.

Assim, no livro, o autor mostra como substituir uma mentalidade destrutiva pelos modos de agir e pensar que acabam distinguindo os ricos das outras pessoas.

Um dos focos da obra e simplificar o processo: por meio da redução de gastos, é possível investir mais para atingir os objetivos financeiros num menor período.

Além disso, ele também fala sobre como fazer com que o dinheiro trabalhe para você tanto quanto você trabalha para ele.

Mais especificamente, como vincular melhor os seus conhecimentos aos seus resultados em detrimento da quantidade de horas trabalhadas.

A obra é ótima para reformular o modelo de dinheiro que é autodestrutivo muitas vezes, para um que nos leva à independência financeira.

 

A cabeça do investidor

Ao contrário do que se pode imaginar, esse livro foi escrito por uma psicanalista e psicóloga econômica, e não por um especialista em finanças.

Vera Rita de Mello Ferreira é psicanalista e doutora em psicologia econômica.

Basicamente, na obra ela explica que uma maneira como lidamos com o nosso dinheiro é pautada pelo emocional, seja para o bem ou para o mal.

A autora apresenta, durante o livro, dados de pesquisas consolidadas, com uma linguagem de compreensão e um toque de humor que leva o leitor a refletir sobre o modo como ele trata a sua vida financeira.

Por isso, não espere encontrar nesse conteúdo recomendações técnicas sobre investimentos.

O foco é como a cabeça das pessoas que funcionam quando têm de tomar decisões sobre seu dinheiro e investi-lo, em especial, no mercado financeiro.

Inúmeros erros sistemáticos, que são equívocos recorrentes cometidos pela maioria das pessoas, em casos identificados foram identificados em pesquisas nas áreas de:

  • Psicologia econômica;
  • Economia comportamental;
  • Finanças comportamentais;
  • Neuroeconomia;
  • E realizada por psicanalistas.

Aliás, são esses os estudos que fornecem uma base para o livro, escrito num estilo descontraído e que ajuda muito no autoconhecimento para uma educação financeira melhor.

Se você quer se aprofundar mais em investimentos, não só oferecemos livros sobre Educação Financeira, mas também temos as melhores recomendações sobre livros de investimentos. Clique aqui e confira a nossa lista!

5 livros de educação financeira para impulsionar seu conhecimento

 

O homem mais rico da Babilônia

Nas mais de 150 páginas da obra, o autor, George S. Clason, recorre a exemplos da antiga civilização da Babilônia para recomendar sobre como gerar mais renda e solucionar complicações financeiras.

Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos – habitantes da cidade mais rica e próspera do tempo dele -, Clason mostra soluções ao mesmo tempo sábias e muito atuais para:

Além disso, principalmente para o cultivo como próprio recurso, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente.

Dessa forma, o autor faz paralelos muito interessantes entre a riqueza desse povo e a forma como lidamos com as nossas finanças atualmente.

E a indicação vale ainda mais a pena se você gostar de história.

Com mais de 2 milhões de exemplares vendidos pelo mundo, a obra foi publicada no Brasil apenas em 2013, pela editora HarperCollins.

Continue Aprendendo

spot_img