7 séries para se inspirar a começar a investir em 2023

Traders, Billions, Shark Tank Brasil e mais. Confira indicações de séries para você aprender mais sobre investimentos

Que tal aprender se divertindo? É uma forma muito mais leve de compreender qualquer assunto na prática. Por isso, trouxemos uma listagem de séries para você que quer começar a investir!

Existem muitas séries e realities shows que abordam temas relacionados a finanças, como investimentos, empréstimos, mercado de capitais, etc. Eles podem te ajudar a entender os conceitos básicos desse mundo e ainda auxiliar a fazer melhores escolhas financeiras.

Separa a pipoca e veja a lista! 🍿📽

Shark Tank Brasil

Os reality shows são uma espécie de série com personagens da realidade. Por isso, o Shark Tank Brasil (Negociando com Tubarões) entra na nossa lista de séries que pode te ajudar a compreender melhor o mundo dos investimentos.

Criado nos Estados Unidos e transmitido pelo canal Sony, o programa ganhou versão brasileira em 2016, na Band.

O programa mostra empreendedores em busca de ‘investidores-tubarão’: empresários de sucesso que avaliam as propostas e dão conselhos.

Atualmente, o elenco é composto por João Appolinário (fundador da Polishop), Carol Paiffer (CEO e sócio-fundadora da ATOM S/A), Caito Maia (dono da Chilli Beans), Felipe Titto (CEO e fundador da holding Titanium Inc.), José Carlos Semenzato (fundador da Microlins e da SMZTO Holding de Franquias).

Não basta ter uma boa ideia para atrair o interesse do investidor, é necessário ter capacidade de convencimento, visão de mercado e tomar decisões acertadas.

Os ‘sharks’, afinal, são jurados exigentes, com conhecimento teórico e prático. Portanto, avaliam uma série de fatores antes de dizer se aceitam a proposta ou não, como:

  • Quais os riscos e os benefícios do projeto;
  • Público e concorrentes;
  • Dados consolidados dos negócios.

Aliás, em muitos casos, os tubarões oferecem uma contraproposta, que pode ou não ser aceita pelo candidato, ou grupo.

Com esse programa, no mínimo, você aprenderá que alcançar o sucesso pode ser bastante difícil, mas não apenas isso. Também pode te dar ideias para inovar na sua empresa e como avaliar uma boa oportunidade de investimento.

Onde assistir Shark Tank Brasil: Negociando com tubarões

Você pode assistir no NOW e no canal da Sony. Alguns episódios também estão disponíveis no canal do YouTube.

Shark Tank Brasil (Fonte: Sony Channel)

Billions

A trama gira em torno da batalha jurídica entre dois personagens que é Chuck Rhoades (promotor público) e Bobby Axelrod (líder de um fundo de multimercados bilionário).

Cada episódio apresenta elementos do cotidiano do mercado financeiro, além de lições sobre poder e política. Durante as temporadas de Billions, há ensinamentos sobre sucesso, finanças e riscos.

Conheça cinco lições sobre a série:

  • Delegue funções no qual não é bom e faça o que domina com maestria;
  • Paixão e foco andam juntos rumo ao sucesso;
  • Aprenda a fazer alianças e ter aliados para a vida;
  • O nosso corpo e mente estão conectados;
  • O poder da informação é essencial para qualquer tomada de decisão.

Onde assistir Billions

Você pode ver no canal HBO Max, Netflix, Hulu e Amazon Prime Video.

Billions (Fonte: HBO Max)

<Para ver: os 10 melhores sites de investimentos />

American Greed

Essa série de documentários conta diferentes casos de golpes e fraudes no mercado financeiro. As histórias variam desde ocorrências desconhecidas até casos famosos, como o de Jordan Belfort, que inspirou o filme O Lobo de Wall Street.

A série tem um tom moralista: não existe atalho para a riqueza. Quem tentar trapacear um dia é pego. De brinde, ensina a identificar golpes para evitá-los.

A série premiada é narrada pelo lendário ator Stacy Keach. Mais de duzentos episódios, a verdade permanece: algumas pessoas farão qualquer coisa por dinheiro.

Série de documentários com foco nos maiores crimes financeiros da história, desde esquemas Ponzi, assassinato, contagem de cartas, geração de moeda e bens falsos, extorsão, namoro online, roubo de identidade, distribuição de drogas e informações privilegiadas.

Onde assistir American Greed

Disponível na Amazon Prime Video.

American Greed. (Fonte: Amazon Video)

Ainda não acabou, veja mais séries para começar a investir! 🎬

Traders

A produção mostra os bastidores de um banco de investimentos fictício. A trama revela a história de toda a equipe, como gerentes e traders que trabalham diretamente com os clientes.

Um dos principais pontos positivos da série é o fato de desmistificar as falsas premissas sobre o mundo dos investimentos. Quer um exemplo? Os episódios mostram que o mercado financeiro não é um universo tão louco e complicado assim.

Onde assistir Traders

Você pode assistir pela Amazon Prime Video.

Traders. (Fonte: Amazon Video)

<Leia depois: diferenças entre criptoativos e criptomoedas />

Million Dollar Traders

O que você faria com um milhão? É o desafio proposto por essa série. O Million Dollar Traders reúne oito participantes, de diferentes graus de conhecimento, que passam por um treinamento intensivo sobre aplicações financeiras.

Em seguida, cada um deles ganha 1 milhão de dólares para investir à vontade.

Ao mostrar as dificuldades de cada pessoa, o seriado ensina o que é importante no mercado financeiro. Acaba sendo uma verdadeira aula sobre investimentos – é melhor aprender com os erros dos participantes do que com os seus.

A produção foi criada por um gerente de fundos e investimentos, Lex van Dem. É curtinha, com apenas uma temporada.

Onde assistir Million Dollar Traders

Inédita na TV brasileira, a série está disponível, em inglês, no YouTube e no site de Lex van Dem.

Million Dollar Traders. (Fonte: BBC UK)

GameStop contra Wall Street

O documento feito nos Estados Unidos aborda de forma bem humorada sobre uma polêmica do mercado financeiro.
A série explora o caso da GameStop, em que um grupo de pessoas sem experiência no mercado de ações se juntou pela internet para resgatar a loja de jogos da falência.

O caso ficou famoso por apresentar uma comunidade on-line engajada que conseguido realizar um ataque à estratégia de Wall Street de lucrar com a falência de empresas, por meio das redes sociais.

Onde assistir GameStop contra Wall Street

Você pode ver na Netflix.

GameStop contra Wall Street (Fonte: CNN Brasil)

Explicando … Dinheiro

Explicando … Dinheiro é uma série original Netflix de vídeos educativos produzidos para ajudar as pessoas a entenderem melhor como funcionam os mercados financeiros e como gerenciar seu dinheiro de forma eficaz. Os vídeos abordam tópicos como finanças pessoais, investimentos, planejamento financeiro, mercado de ações, crédito, empréstimos, seguros, tributação e outros.

Os vídeos são curtos e abordam os tópicos de forma acessível para quem não tem conhecimento prévio. A série Explicando … Dinheiro é uma excelente ferramenta para aqueles que querem aprender mais sobre como administrar seu dinheiro.

Onde assistir Explicando … Dinheiro

A série é original Netflix, então somente na plataforma de streaming.

Explicando … Dinheiro (Fonte: Netflix)

Resumindo

Gostou das indicações de séries para começar a investir? 😉

Tais séries educativas podem fornecer informações úteis sobre os diversos tipos de investimentos, como ações, títulos e fundos mútuos, bem como sobre as estratégias de investimento que podem ser usadas para obter um retorno a longo prazo.

Portanto, assistir conteúdos audiovisuais em streaming pode oferecer uma visão única de como os mercados financeiros funcionam e ajudar a tomar decisões sobre como investir seu dinheiro.


Gosta do assunto e quer aprofundar os conhecimentos? Faça o curso Renda Fixa: ganhos com baixo risco. Um conteúdo completo para você aprender a importância de abandonar a poupança, sobre como funciona a inflação e como a renda fixa pode te proteger dela.

Você vai aprender teoria e prática em poucos meses de especialização. São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato a TODOS os cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação!

Continue Aprendendo

spot_img