Qual a importância da educação financeira no nosso dia a dia?

Conscientizar-se sobre a importância da educação financeira pode abrir várias portas para um futuro promissor sem dívidas ou empréstimos. A educação sobre o dinheiro é fundamental para quem deseja se sentir mais tranquilo a fim de realizar os maiores desejos financeiros.

De modo geral, a educação financeira organiza uma série de atitudes que, planejada, melhora a vida das pessoas. Controle de gastos, redução de despesas, economia e investimentos são hábitos que podem ser gerados para quem entende a importância da educação financeira.

Então, como desenvolver e colocar em prática a educação financeira? Ao longo deste artigo vamos explicar de acordo com os seguintes tópicos:

  • O que é educação financeira?;
  • Como funciona a educação financeira?;
  • Qual a importância da educação financeira?;
  • Qual a importância da educação financeira nas escolas?;
  • Como fortalecer a educação financeira?

Continue com a gente e boa leitura! 

O que é educação financeira?

Educação financeira é o modo como uma pessoa busca entender o universo do dinheiro e a usar as ferramentas básicas para usá-lo de forma equilibrada.

Falar de educação financeira ultrapassa a linha de apenas economizar, pois envolve também a consciência sobre oportunidades e riscos.

Construir patrimônios, ter boas condições no futuro e honrar o compromisso com as despesas regulares são ações de quem entende da importância da educação financeira, pois tudo pode ser trabalhado e garantido de forma viável.

De todo modo, a conquista financeira depende de duas importantes atividades:

  • o trabalho que executa;
  • o conhecimento adquirido

O primeiro ajuda a acumular os recursos necessários ou desejados, enquanto o segundo contribui para multiplicá-los.

>>> Leia também: 5 vantagens de investir em Tesouro Direto 

A importância da educação financeira

De acordo com uma Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), o número de famílias endividadas chega a 75%, considerado pela confederação o maior valor no índice nos últimos 12 anos.

Essa realidade mostra que existe uma série de problemas em torno das dívidas.

As dificuldades financeiras levam a consequências graves, pois comprometem a qualidade de vida do devedor e a de quem está à sua volta. Seja física, psicológica ou emocionalmente, os problemas em relação ao dinheiro acarretam uma variedade de obstáculos possíveis, como as dívidas. 

Esse é um dos fatores que faz sentido entender sobre a importância da educação financeira. Neste caso, estar ciente sobre a relevância de ter um planejamento econômico ajuda a não contrair ou a eliminar as dívidas.

Por outro lado, uma das estratégias financeiras é recorrer aos investimentos de curto a longo prazo. Esta é uma solução bastante procurada pelos iniciantes, mas que necessita de muito aprendizado. 

Segundo a pesquisa Raio X do investidor mais recente, realizada pela Anbima, em 2020, mais da metade dos brasileiros afirma ter interesse em investir, embora de 7 em cada 10 ainda não fez nenhum tipo de investimento.

(infográfico)

Qual a importância da educação financeira nas escolas?

A educação financeira nas escolas é modo de preparar os alunos a enfrentar a realidade na vida adulta de forma mais branda. Esse processo de inclusão tem sido gradativo nas instituições de ensino brasileiras.

Temas como comissão de valores mobiliários, cooperação, desenvolvimento econômico e finanças pessoais estão presentes nas salas de aula, seja no ensino médio ou no ensino fundamental, tornando-se base curricular nas escolas públicas.

Para driblar a falta de conhecimento sobre educação financeira, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), lançou em 2021 o Programa Educação Financeira nas Escolas.

Esse programa oferece aos professores cursos gratuitos de formação em educação financeira para repassar o conhecimento aos alunos.

A estimativa, desde então, era capacitar em três anos cerca de 500 mil professores para repassar o ensino a mais de 25 milhões de estudantes brasileiros. A iniciativa segue em vigor na maioria dos estados do país.

Assista à live sobre educação financeira e aprenda com as dicas do investidor Thiago Godoy: 

Como reduzir o consumo em excesso?

Agora que você já sabe da importância da educação financeira, o próximo passo é buscar maneiras de diminuir seu consumo exagerado, se for o caso. Existem diversas técnicas que podem ajudá-lo a lidar melhor com o dinheiro, como, por exemplo:

  • identificar gatilhos: neste momento é importante pensar o que leva você a gastar dinheiro: são suas emoções, pensamentos, impulsividade? Após fazer essa autorreflexão, busque eliminar os gatilhos negativos e invista nos positivos que o ajudarão a consumir de forma mais consciente;
  • pensar na respiração: se você nota que está em um momento de impulsividade e que pretende gastar mais do que o normal, volte sua atenção à respiração. Esse ato irá ajudá-lo a reduzir a ansiedade;
  • construir um plano de ação: faça uma listagem sobre as atitudes que poderão não deixá-lo cair em tentação. Por exemplo, se você pensa em sair para gastar, que tal trocar sua ida à loja por uma caminhada ou ir para a academia

Essas são técnicas simples, porém úteis para começar a mudar ser jeito de pensar e agir compulsivamente sobre o dinheiro. 

Como fortalecer a educação financeira?

Agora que você percebeu a importância da educação financeira, é preciso dar os próximos passos em busca da prosperidade com o seu próprio dinheiro.

Portanto, identifique por qual parte gostaria de iniciar para entender um pouco mais do mercado financeiro e comece.

Se o dinheiro é tabu na sua vida, por exemplo, desconstrua isso dentro de você observando suas crenças limitantes quanto às finanças, afinal de contas, isso é um processo de autoconhecimento financeiro.

Uma forma de desenvolver uma relação saudável com o seu dinheiro é investir no Combo: cursos de Educação Financeira, da Xpeed School. São quatro cursos que levarão você a conhecer os princípios básicos sobre finanças e que o ajudarão a dar os primeiros passos no universo dos investimentos.

Mude sua vida financeira agora mesmo. Clique no banner!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img