A XP Investimentos é confiável? 10 motivos para escolher a corretora

Escolher a melhor corretora de investimento é uma preocupação pertinente para todos que atuam nesse mercado, dos iniciantes aos experientes, dos conservadores aos mais arrojados. Em listas do gênero, é muito comum encontrarmos a XP Investimentos.Por isso, nada mais natural que surja o questionamento: será que a XP Investimentos é confiável? 

A corretora já atua no ramo de investimentos desde 2001 e se tornou uma das maiores do país, contando até mesmo com o aporte de bancos tradicionais e compartilhando o espaço no conglomerado com outras corretoras de renome.

Contudo, apesar desse histórico, ficam as dúvidas: a XP Investimentos é confiável? Quem pode investir com a XP? Quais opções de aplicação estão disponíveis?  Quais as credenciais da corretora?

Para descobrir essas respostas e conhecer a história, reputação e serviços da XP, basta seguir com sua leitura!

História da XP Investimentos

A história da XP Investimentos começa em um escritório de 25m² em Porto Alegre, onde Guilherme Benchimol e Marcelo Maisonnave fundaram a empresa. No início, o crescimento da corretora foi modesto. O mercado brasileiro era muito imaturo para criar a demanda esperada pelos sócios.

Foi aí que um dos maiores traços da corretora surgiu, a criação da iniciativa XP Educação, uma série de cursos sobre investimento, que não só trouxe um bom rendimento para manter a empresa em funcionamento, como também ajudou a criar demanda pelo serviço.

De fato, a Xpeed School é fruto dessa estratégia, onde além da escola de investimentos, também oferecemos cursos de educação financeira, trading, empreendedorismo e muito mais.

Com mais pessoas amadurecendo a ideia de aplicar o seu dinheiro para obter algum tipo de rendimento, o que faltava era uma empresa capaz de encontrar e oferecer as melhores opções de investimento, o que fez com que a XP Investimentos se tornasse oficialmente uma corretora em 2007.

Sua atuação sempre foi pautada pela independência dos grandes bancos. Em 2010, ela se inspirou no modelo de negócios da americana Charles Schwab para praticar o formato aqui no Brasil, colocando representantes da marca por todo o país, a fim de difundir seus valores e conquistar clientes.

No ano de 2013, gestores de renome como a General Atlantic e o Fundo Dynamo compraram 31% da XP, trazendo consigo um investimento de R$ 155 milhões, que daria início a uma estratégia vencedora.

Em 2014 e 2016, o Grupo XP adquiriu outras duas grandes corretoras nacionais, a Clear e a Rico. Cada uma delas tinha seus pontos fortes reconhecidos pelo mercado, o que se manteve após a aquisição.

A atuação independente continua, mas com o bônus dos valores que a XP Investimentos desenvolveu em sua história, como a estratégia de “shopping de negócios”, com representantes por todo o país, e o reforço para a educação e formação de novos investidores.

No ano de 2017, outro grande evento marcou a sua história, com a aquisição de 49,9% da XP por parte do Itaú. Esse processo é composto por diversas etapas para garantir a idoneidade, ética e equidade das transações entre as marcas.

No ano de 2019, outro grande marco foi conquistado pela empresa, com a abertura do seu capital na Bolsa de Valores de Nova Iorque, a Nasdaq. Nada mal para uma empresa que começou com dois sócios, computadores de segunda-mão e havia recentemente atingido sua maioridade.

Nesse meio tempo, houve um processo de cisão entre o Itaú Unibanco e a XP Investimentos, com o banco privado reduzindo gradativamente sua participação no controle da corretora, o que é enxergado com bons olhos pelo mercado.

De certa forma, a empresa mantém sua conduta independente dos bancos tradicionais, ao mesmo tempo que mantém o seu valor de mercado e proximidade com essas instituições no modelo de parceria igualitária.

resumo do último balanço publicado pela xp investimentos em março de 2021

O que você precisa saber sobre a XP Investimentos?

Depois de saber mais sobre sua história, já conseguimos ter uma ideia se a XP Investimentos é confiável, considerando seu início e o status conquistado por ela em pouco mais de duas décadas de revolução.

Porém, para responder totalmente essa pergunta, não podemos deixar de falar sobre o que acontece na XP Investimentos hoje. Assim, confira como funciona a XP Investimentos na prática:

Tipos de aplicações disponíveis

A XP Investimentos conta com uma grande variedade de opções disponíveis para aplicação, tanto em renda fixa quanto variável. Com ela, você poderá investir em:

Renda Fixa Renda Variável
  • CDB;
  • CRA;
  • CRI;
  • Debêntures;
  • LC;
  • LCI;
  • LCA;
  • DPGE;
  • FIDC;
  • Letra Financeira;
  • Tesouro Direto.
  • Ações;
  • Clube de Investimento;
  • BTC – Aluguel de Ações;
  • Fundos de Investimento;
  • BDR;
  • ETF;
  • COE;
  • Oferta Pública;
  • Opções.

 

Custos e taxas

A abertura de conta na XP Investimentos tem taxa zero, o que também é aplicado ao serviço de manutenção de conta, custódia de renda fixa, custódia de bolsa, custódia de COE, taxa do Tesouro Direto, Tarifas TED de retirada, carregamento de entrada e saída em previdência.

Por outro lado, existem taxas de corretagem para investimento no mercado de ações, como Day Trade, Swing Trade e outros, para consultar as taxas, basta acessar a página de Custos Operacionais no site da XP, considerando valores sempre atualizados.

Certificados, reputação e segurança

Na questão da segurança, a XP Investimentos é confiável por se manter em uma condição aprovada pelos principais critérios do mercado. Ela é habilitada pela Comissão de Valores Mobiliários, permitindo sua operação como administradora de fundos de investimentos imobiliários, corretora, custodiante e muitas outras funções.

Junto a B3, a Bolsa de Valores do Brasil, possui cinco selos do Programa de Qualificação Operacional da BV, sendo eles para:

  1. Agro Broker;
  2. Carrying Broker;
  3. Execution Broker;
  4. Retail Broker;
  5. Nonresident Investor Broker.

Por fim, vale citar que a empresa conta com nota 8.4* no site “Reclame Aqui”, com 92,3% das reclamações respondidas, índice de solução em 90,4% e 79,1% dos reclamantes dizendo que voltariam a fazer negócios com a marca.

*Números apresentados pelo site em 18/10/2021.

Perfil do investidor (público-alvo)

A XP Investimentos é confiável, tem um ótimo catálogo de produtos, oferece diferentes formatos de assessoria com base no seu volume de aplicação e tem muitas outras vantagens exclusivas. Mas será que ela é feita para você?

Se compararmos, por exemplo, a XP e a Rico, podemos notar que a XP atende um público mais amadurecido. Mesmo que tenha clientes iniciantes, normalmente eles já têm o interesse e o patrimônio para evoluir suas aplicações com o tempo.

Além disso, os serviços adicionais e materiais de apoio fornecidos pela XP Investimentos são próprios para quem deseja se tornar um expert no assunto.

A XP Investimentos é confiável?

Podemos responder que sim, a XP Investimentos é confiável, tomando como base o reconhecimento do mercado, a estrutura e os valores defendidos pela organização.

No ramo de investimentos, nada é 100% garantido e não há, como muitos dizem, “almoço grátis”. Ainda assim, como a XP emprega muitos esforços para capacitar os seus clientes e fazer deles melhores tomadores de decisão, investir com essa corretora é uma experiência que merece ser considerada.

10 motivos para escolher a XP investimentos

Ainda não se convenceu? Então aqui vai um resumo do que foi apresentado, com 10 motivos para escolher a XP Investimentos.

  1. Marca consolidada, sendo uma das primeiras e mais lembradas corretoras  de investimento do país;
  2. Aporte de grandes instituições financeiras, incluindo o Itaú, maior banco privado do Brasil, e fundos internacionais;
  3. Credenciais de alto nível junto aos órgãos reguladores, como o CVM e a B3;
  4. Grande foco em dar suporte e assessoria aos seus clientes, permitindo a especialização individual em todos os níveis e para todos os perfis de investidores;
  5. Grande variedade de aplicações disponíveis, tanto em renda fixa quanto renda variável;
  6. Acompanha e estimula o desenvolvimento do investidor, dos seus primeiros passos até a manutenção de um grande patrimônio;
  7. Se consolidou como uma das empresas com mais ativos sob custódia do mercado, mantendo uma reputação mais segura e lucrativa que as demais;
  8. Plataforma digital 100% funcional, segura e prática, além de contar com agências e representantes por todo o país;
  9. Fornece relatórios diários para seus clientes e assessoria para facilitar sua compreensão;
  10. Taxas e serviços personalizados para o tamanho do investimento do cliente.

Quer entender mais antes de começar a investir? Então não deixe de conhecer os cursos da Xpeed, temos uma grande variedade de programas na escola de investimentos.

A Xpeed é o braço educacional do grupo XP Inc, que também é dono da XP Investimentos. Como você deve imaginar, essa corretora é muito conhecida e valorizada por nós, colocada sem dúvida como uma das melhores opções do mercado.

Que tal começar pela renda fixa? Temos um curso perfeito para quem deseja aplicar nesse modelo. Confira!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img