O que é Anbima? Qual o seu papel no mercado de investimentos?

Saber o que é Anbima fortalece a visão de investidores sobre uma das mais importantes entidades financeiras do Brasil, isto é, a principal certificadora de profissionais do mercado. Devido à sua relevância, ela precisa seguir boas práticas empresariais para proteger os interesses daqueles que acreditam nela. 

Entre suas principais funções, o órgão regula as entidades associadas, emitindo certificados para especialistas, o que solidifica a profissão escolhida e diminui a possibilidade de fraudes.

Ficou curioso? Não se preocupe! Vamos explicar o que é Anbima e entender os tipos de certificados que ela registra. Acompanhe!

O que significa Anbima?

Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) representa a fusão entre as associações ANBID (Associação Nacional dos Bancos de Investimento) e Andima (Associação Nacional das Instituições do Mercado Financeiro).

Fundada em 2009, ela possui uma das maiores bases de dados financeiros, oferecendo aos associados transparência e segurança por meio da divulgação de informações, estatísticas, preços e índices.

Em linhas gerais, essa instituição dá voz a:

  • bancos;
  • corretoras e distribuidoras de valores mobiliários;
  • gestoras de ativos e administradoras de patrimônios.

A meta é consolidar o setor cada vez mais e permitir a qualificação e a evolução do mercado financeiro nacional. 

Por isso, a Anbima possui certificações que capacitam e transmitem o conhecimento necessário, queira atuar como assessor de investimentos, bancário ou até mesmo investidor.

Como funciona a Anbima?

Bom, entendido o suficiente sobre o que é Anbima, vamos compreender as suas principais atribuições.

Basicamente, o próprio método de trabalho está fixado em quatro compromissos:

  • Informar;
  • Representar;
  • Autorregular;
  • Educar.

Aliás, este último ponto é o que faz dela a maior e mais importante certificadora de profissionais do mercado financeiro.

Informar

Como já mencionado, a Anbima conta com uma das maiores bases de dados sobre o mercado financeiro.

Ela proporciona aos associados informações, índices, preços, rankings e tendências. Logo, dá a esses membros melhor entendimento sobre comportamento de ativos, segurança ao mercado e fomentar novos negócios.

Representar

Este ponto representa as sólidas instituições associadas por meio de diálogo com a participação em fóruns, comissões temáticas e consultorias.

São nessas ocasiões que surgem novas propostas e ideias para melhorar as normas, enviadas como sugestões aos órgãos reguladores. Além disso, são permitidas discussões sobre boas práticas que auxiliam na melhoria da autorregulação.

Autorregular

Para exercer o papel de autorreguladora, a Anbima desenvolveu um modelo de autorregulação que pode ser utilizado até para quem não é associado.

Assim, os tais Códigos de Autorregulação e Melhores Práticas apresentam as normas criadas e atualizadas constantemente, conforme as necessidades e exigências do mercado.

Educar

A Anbima proporciona qualificação aos agentes. Com conhecimento, eles podem exercer as normas e boas práticas indicadas.

Quais são as certificações Anbima?

Ao todo, a instituição disponibiliza quatro certificados para capacitação e qualificação de profissionais e investidores.

Por isso, se você pretende atuar, ou já atua, como assessor de investimentos e quer melhorar sua credibilidade, conhecimento e, assim, os resultados do seu trabalho, considere uma destas certificações.

A propósito, tenha em mente que a CPA-10 e a CPA-20 são as mais renomadas, podendo valorizar ainda mais o seu currículo.

CPA-10

A CPA-10 (Certificação Profissional Anbima – Série 10) foi desenvolvida para profissionais que atuam com prospecção ou venda dos produtos de investimento para o público final.

Estudantes também podem realizar o exame, já que não há pré-requisitos para a certificação. De toda forma, é recomendado que o candidato estude os materiais oferecidos pela própria associação.

Essa certificação tem validade de cinco anos para profissionais que comprovem vínculo com alguma instituição, e três anos para quem não trabalha no ramo.

Próximo ao fim da validade, é possível realizar o curso e obter o certificado atualizado em até 30 dias.

CPA-20

Já a CPA-20 (Certificação Profissional Anbima – Série 20) exige conhecimentos mais profundos que a CPA-10, pois é destinada para atendimento de um público experiente ou de renda mais alta.

Assim, vale lembrar que quem passa no exame CPA-20 pode, automaticamente, exercer as atividades da CPA-10.

A validade do certificado também é de cinco anos, mas com possibilidade de estender o período, dependendo da situação do profissional.

CEA

A CEA (Certificação de Especialista em Investimentos) é a certificação destinada para assessores de gerentes de contas de investidores. Menos popular que as documentações anteriores, ela é ainda mais complexa e específica.

Devido à exigência mais rigorosa, essa certificação permite que o profissional exerça as atividades permitidas pela CPA-10 e CPA-20.

CGA

A CGA (Certificação de Gestores), como o próprio nome sugere, é voltada para gestores de recursos com poder para tomar decisões de investimentos.

Aliás, também existe uma versão da certificação CGA voltada para profissionais que já possuem a certificação internacional CFA (Chartered Financial Analyst).

O profissional com esse certificado – o CGA – tem o poder de tomar decisões estratégicas, como compra e venda de ativos financeiros das carteiras de veículos de investimentos.

Acompanhe este vídeo e saiba mais sobre como funciona a Anbima:

Qual a importância da Anbima para o mercado financeiro?

Agora que você já sabe o que é Anbima, pôde perceber que a instituição tem papel fundamental para a formação de novos profissionais.

A associação tem como responsabilidade garantir segurança para quem investe no mercado financeiro e de capitais. Isso porque as fiscalizações reduzem ou eliminam as possíveis fraudes em investimentos.

Diante disso, é importante focar em conhecimento para operar no setor. E, como forma de aperfeiçoar seu conhecimento, a XP Educação disponibiliza o curso Introdução ao Universo de Trading.

A formação abrange os principais conceitos do mercado de ações, incluindo as escolas de análises e diferentes estratégias.

Assim, você vai entender como funciona o mercado de investimentos e ficar expert no assunto.

Continue Aprendendo

spot_img