Inspiração feminina: Betina Roxo, a mulher que descomplica as finanças

Que as mulheres têm conquistado cada vez mais espaço no mercado financeiro não é segredo para ninguém. Prova disso é que 2021 foi um ano de recorde no número de contas femininas criadas na B3. Entretanto, ainda há muito o que se fazer. E Betina Roxo está disposta a ajudar.  

Neste post iremos contar a história da estrategista-chefe da Rico Investimentos, também eleita Forbes Under 30. Se você quer se inspirar, corre para ler. De quebra, ainda confira dicas da própria Betina para a sua saúde financeira.

Quem é Betina Roxo?

Betina Roxo é, atualmente, uma das principais referências do país quando o assunto é economia popular. Um dos seus principais feitos foi trazer uma linguagem informal para o mundo financeiro das pessoas físicas. A ideia central era desmistificar esse meio, além de ajudar na representatividade das mulheres. Afinal, historicamente esse segmento sempre foi ocupado, em sua maioria, por homens. 

Com o tempo, abriu mais espaço em suas redes sociais, fazendo conteúdos didáticos e respondendo dúvidas das pessoas relacionadas a investimentos. Essa receita não poderia ter dado mais certo. Betina teve um crescimento meteórico e alcançou um público fiel, acumulando quase 100 mil seguidores no Instagram.  

A história de Betina Roxo e seu começo no mercado financeiro

Betina tem uma carreira com passagens por grandes empresas relacionadas ao mercado financeiro. Sua primeira experiência na área foi como estagiária do banco HSBC na área de Equity Research, que pesquisa oportunidades no mercado. Após um ano nessa empresa, ficou 3 anos na mesma área, mas dessa vez como parte do Bank of America. 

Após ficar esse período dedicada ao mercado financeiro, foi para a Stone Pagamentos, dessa vez atuando no planejamento comercial da empresa. Ficou um ano nesse segmento, mas viu que a área financeira era mesmo a sua paixão. Voltou para o setor de Equity Research, dessa vez para integrar o time da XP Investimentos, onde permanece até hoje.

>>> A educação financeira tem um papel fundamental na formação das pessoas. Por isso, o ideal é se aprofundar sobre o assunto para ver resultados a longo prazo. Com o “Combo: Cursos de Educação Financeira”, você terá 4 cursos à disposição para realizar seus objetivos com mais facilidade. Melhore agora mesmo a sua relação com o dinheiro fazendo a sua inscrição clicando na imagem abaixo. Aproveite! 

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Como Betina Roxo equilibra a vida pessoal e a vida corporativa?

Mesmo em outras profissões, muitas pessoas têm dificuldade para equilibrar a vida pessoal com a profissional. Esse questionamento acontece, na maioria das vezes, quando estamos no início da carreira. E com Betina Roxo não foi diferente. A economista percebeu, com o passar do tempo, que o segredo para ter uma vida mais equilibrada é a organização e a disciplina. 

Além disso, é preciso se dedicar a atividades que você gosta de fazer. No caso de Betina, aulas de piano, costura e yoga são importantes para manter a rotina. Até mesmo um treino na academia. Para ela, esses tempos dedicados ao bem-estar geram valor tanto na vida pessoal quanto na profissional.  

Para Betina Roxo, qual a importância da educação financeira?

Betina acredita que todas as pessoas deveriam ter acesso a uma educação financeira de qualidade, para aprender a investir melhor. Segundo ela, uma das suas maiores missões é levar cada vez mais pessoas para esse mundo, mostrando que não é tão complexo do que elas imaginam. É por isso que, em seus conteúdos, sempre tenta trazer um lado bem-humorado, aproximando esse mundo da realidade de todos. 

>>> Quando foi nomeada estrategista-chefe da Rico, Betina Roxo explicou mais sobre o papel desse profissional em uma corretora. Responsável pela estratégia de investimento e por várias recomendações, esse tipo de profissional tem uma importância enorme. No vídeo abaixo você pode conferir mais, nas palavras da própria Betina. Confira:

Dicas de Betina Roxo para a sua saúde financeira

Reconhecida por suas dicas, Betina tem algumas indicações valiosas para quem precisa melhorar a saúde financeira. A primeira e mais importante delas é: se você tem alguma dívida, foque em quitá-la o mais rápido possível. Confira a seguir outras dicas:

Mentalidade

Mais do que ter o conhecimento técnico, é preciso você mudar a sua mentalidade. Ou seja, não adianta saber a teoria correta, se na prática você não consegue executar. Por isso, ao entender a importância de investir você já estará um passo à frente para melhorar suas finanças.

Planejamento

Entenda quais são as suas prioridades e faça um planejamento para elas. O mais importante de tudo é dar o primeiro passo para tirar os seus objetivos do papel. Por isso, nesse planejamento é importante ter em mente os prazos. Tenha metas de curto, médio e longo prazos. 

Diversificação

Faça uma análise do seu perfil de investidor e entenda até onde consegue suportar os riscos. Ao saber o resultado, faça uma diversificação na carteira, desde renda fixa até, eventualmente, em renda variável. 

Viver, curtir, investir: um curso para quem quer tirar os sonhos do Papel 

Se você está querendo encontrar o equilíbrio financeiro e começar a investir com mais propriedade, pode recorrer a um curso especial ministrado pela própria Betina Roxo. A estrategista-chefe da Rico oferece dicas de como diversificar a carteira, planejar a aposentadoria e buscar a liberdade financeira. 

A ideia do curso é se preparar aos poucos e criar uma visão de longo prazo nos investidores que estão começando. Aprenda a manter a consistência até a conquista dos seus objetivos, seja para comprar um carro, ter a sua casa própria ou investir na sua educação. O curso é dinâmico e possui um método didático. Além disso, é prático, pois pode ser assistido de qualquer lugar, em qualquer hora, já que é 100% online. 

Agora que você conhece um pouco mais sobre a Betina Roxo e toda a sua importância na democratização dos investimentos, não perca mais tempo! Clique no link abaixo e faça já a sua inscrição no curso Viver, Curtir, Investir: Tirando Sonhos do Papel. 

Campanha de um curso online sobre "Viver, Curtir, Investir: Tirando Sonhos do Papel" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img