Boletim Focus: definição, como funciona e importância

Para você estar agora neste post do blog Xpeed, possivelmente se deparou há pouco pela primeira vez com o termo ‘Boletim Focus’ e se perguntou do que isso se trata.

Bom, e é justamente sobre isso e mais alguns pontos do Boletim Focus que viemos abordar hoje.

 

O que é o Boletim Focus

Primeiro, para falarmos a que esse termo se refere, convidamos você a se fazer ou, ao menos, dar uma olhada nestas perguntas:

  • O valor do combustível mudará nos próximos meses?;
  • De quanto será o reajuste no aluguel?;
  • Como ficará o preço do arroz?;
  • A mensalidade da escola se mantém?;

Questionamentos desse tipo são respondidos semanalmente nele, pois são pontos que impactam o bolso dos brasileiros no dia a dia.

Esse relatório publicado pelo Bacen (Banco Central) recolhe diariamente projeções de cerca de 140 instituições de modo a resumir as projeções do mercado para a economia.

Dessa forma, ele é formulado a partir de pesquisas macroeconômicas realizadas por instituições como:

  • Bancos;
  • Corretoras;
  • Distribuidoras;
  • Consultorias;
  • Universidade.

O dia em que o também conhecido como ‘Relatório (do Mercado) Focus’ é publicado se dá às segundas-feiras no site oficial do Bacen.

 

Como funciona

Esse relatório é produzido pelo GERIN (Departamento de Relacionamento com Investidores e Estudos Especiais).

Só que para a criá-lo, diversas instituições realizam análises diárias do mercado, considerando os principais indicadores, como:

  • IPCA: índice oficial da inflação no país, indica a variação dos preços de alimentos e produtos no comércio para o consumidor final;
  • IGP-M: registra a inflação (ou deflação) de preços de diversos produtos e serviços, desde matérias-primas agrícolas até bens e serviços finais;
  • Taxa de câmbio: preço de uma moeda estrangeira em unidades da moeda nacional;
  • Taxa de crescimento do PIB: o Produto Interno Bruto é considerado o termômetro da economia. Quanto maior o PIB de um país, maior sua atividade econômica;
  • Taxa Selic: a taxa básica de juros da economia brasileira que influencia as demais taxas de juros.

Indicadores como os citados acima são compilados na sexta-feira anterior à publicação.

Assim, em cada segunda-feira de publicação, os dados costumam ser apresentados em forma de tabela e em formato de gráfico.

Nessa tabela, há o comportamento dos indicadores na: data de publicação do relatório, da semana anterior e do último mês.

O relatório completo pode ser acessado no site do Bacen.

 

Por que o Boletim Focus é importante

Esse relatório é essencial, pois ajuda a desenhar o cenário econômico, funcionando como um meio de monitorar as expectativas do mercado.

O que é mostrado nele serve para orientar decisões de investimento, gastos e economias das pessoas, empresas e governo.

Por exemplo, o comparativo da segunda-feira anterior e de quatro semanas antes ajuda na visualização de se a situação está estável ou mudando muito semana a semana.

Dessa forma, as projeções feitas pelo relatório permitem tomar decisões mais próximas da realidade.

Por isso, o investidor que acompanha o documento semanalmente – ou seja, com bastante frequência – consegue alinhar melhor suas expectativas com as tendências do mercado como um todo.

Mesmo assim, o investidor tem de lembrar de que esses indicadores são apenas projeções, então também vale, e muito, buscar outras fontes seguras sobre a saúde econômica do país.

Só desse jeito, a partir de diferentes interpretações, que o investidor consegue traçar mais efetivamente estratégias de investimento alinhadas aos rumos que o mercado está seguindo.

Botão Quero Aprender sobre Macroeconomia para Investidores

Continue Aprendendo

spot_img