Como acabar com as dívidas? Plano estruturado em 5 passos

Uma das questões mais recorrentes é saber como acabar com as dívidas. Não é para menos, afinal a situação atinge boa parte dos brasileiros.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou que a proporção de famílias com dívidas no Brasil atingiu a marca recorde de 71,4% em julho de 2021, apresentando uma alta de 4,0 p.p em relação ao mesmo período de 2020.

Diante deste cenário, uma das formas mais eficientes de manter as contas em dia é desenvolvendo a consciência financeira. Ou seja, prestar atenção à forma como você se relaciona com o dinheiro: quanto ganha, quanto deve, quanto gasta, com o que gasta, etc.

Afinal, como você pretende acabar com as dívidas se sequer tem noção de quanto deve? Tarefa difícil, concorda?

Mas nós estamos aqui para facilitar esse processo, te ajudando a criar essa tal consciência financeira na prática. Para isso, preparamos um passo a passo bem promissor com valiosas dicas para acabar com as dívidas.

Como acabar com as dívidas? Passo a passo em 5 etapas +Bônus

A educação financeira sempre será o maior trunfo contra as dívidas, afinal, é por meio dela que você aprende como administrar bem o seu dinheiro. Mas, se por algum motivo você acabou se enrolando e agora não sabe o que fazer para quitar seus débitos, relaxa, pois a gente vai te ajudar!

banner curso tudo sobre educação financeira

Se o seu objetivo é sair do vermelho, confira nossas dicas de como acabar com as dívidas neste passo a passo estruturado:

1º Faça uma lista com todas as suas dívidas

como acabar com as dívidas

O primeiro passo para acabar com as dívidas é justamente saber quanto você deve, concorda?

Falar em dívidas pode parecer abstrato. A gente sabe que deve, mas nem sempre tem uma noção exata do tamanho do problema. Ao anotar, você torna isso mais palpável e passa a ter um ponto de partida para resolver a situação.

Por isso, a sua primeira tarefa é listar todas as suas dívidas, ou seja, tudo aquilo que venceu e você não pagou: cartão de crédito, cheque especial, empréstimos, financiamentos, etc.

Leia também: Como aumentar o score no CPF? Para que serve? Como consultar?

2º Escreva um checklist de todos os seus gastos

dicas para sair das dívidas

A segunda etapa é escrever um checklist de todos os gastos que você tem no mês.

Você pode criar uma planilha no Excel ou mesmo recorrer ao papel e caneta, o importante é ter tudo anotado para que você possa visualizar com mais facilidade. Assim, você terá uma noção muito mais clara da sua situação financeira, o que lhe permitirá identificar para onde seu dinheiro vai.

Para facilitar a análise, você pode dividir entre gastos fixos, que são aqueles que você tem todo mês e não variam muito, como: água, luz, telefone, internet, aluguel, plano de saúde, academia, etc; e gastos variáveis, que, como o nome indica, sempre variam de um mês para o outro, como: supermercado, farmácia, lazer, etc.

3º Analise seus gastos e reduza/corte tudo o que for possível

dicas como sair do vermelho

Após ter tudo anotado, você deve se debruçar sobre essa lista e identificar o que pode ser reduzido e o que pode ser cortado.

Como estamos falando em acabar com as dívidas, talvez seja necessário que você aperte o cinto em um primeiro momento, de modo a viabilizar a quitação das pendências. Confira algumas dicas para poupar dinheiro:

Na parte do que chamamos de gastos fixos, algumas possibilidades são:

  • procurar uma academia com mensalidade mais barata ou até mesmo se exercitar ao ar livre;
  • trocar o plano de internet e telefone por um mais em conta;
  • se você tem assinatura de várias serviços de streaming, reduza para um ou dois no máximo;
  • mudar para uma casa ou apartamento com aluguel mais baixo;
  • controlar o consumo de água e luz, tomando banhos mais rápidos, por exemplo, a fim de reduzir o valor das contas.

Já no que se refere aos gastos variáveis, uma estratégia interessante é guardar as notas de compras para analisar seus gastos com maior profundidade. Acredite: quando você faz esse exercício, percebe que está gastando com um monte de coisas que não precisa. Algumas sugestões:

  • se você sai todo fim de semana, reduza para uma ou duas vezes por mês;
  • substitua os passeios em lugares caros por caminhadas ao ar livre no parque;
  • antes de ir ao supermercado, faça uma lista com apenas o essencial e se atenha a ela. Assim você evita de comprar um monte de coisas por impulso e reduz consideravelmente o valor final da compra;
  • em vez de almoçar/jantar fora todos os dias, prepare suas refeições em casa ou faça marmitas. Pode ser mais saudável e certamente muito mais barato.

4º Estabeleça quanto você consegue pagar por mês

como quitar dívidas

As duas primeiras etapas deste passo a passo de como acabar com as dívidas servem para que você tenha uma noção mais precisa de como está a sua vida financeira atualmente. Já a terceira etapa o ajudará a identificar onde é possível economizar.

Agora, na quarta fase, o que queremos descobrir é: após todo esse processo, quanto sobra da sua renda? Ou seja, quanto você consegue pagar por mês para quitar a sua dívida?

Aqui é interessante que você guarde um pouco para uma reserva de emergência, pois nunca sabemos quando podem surgir imprevistos, não é mesmo? Além disso, esse caixa pode ser a sua salvação para não voltar a se endividar futuramente.

Após definir quanto você tem disponível mensalmente para quitar o seu débito, chegamos à última etapa do nosso passo a passo: a renegociação da dívida.

5º Se prepare para renegociar a sua dívida com o credor

dicas de como quitar débitos

De uma coisa você pode ter certeza: o banco tem tanto interesse em receber, quanto você tem em pagar para, enfim, acabar com suas dívidas. Portanto, o cenário de renegociação é sempre muito bem-vindo.

No entanto, ambos estarão em busca das melhores condições possíveis. É por isso que renegociar débitos requer estratégia e você precisa se preparar. Portanto, já tenha em mente as perguntas que irá fazer na reunião em busca de uma boa negociação. Algumas dicas são:

  • Quanto é possível dar de desconto em cima do valor total?
  • Qual é o desconto para o pagamento à vista?
  • Quais são os juros para o pagamento parcelado?

No vídeo abaixo você confere dicas importantes de como se preparar para renegociar suas dívidas:

Dica bônus: pense em formas de gerar uma renda extra

dicas para acabar com as dívidas

Além de apertar o cinto e cortar gastos, outra estratégia que pode ser muito útil para quem quer acabar com as dívidas é buscar uma renda extra. A ideia é identificar oportunidades que te ajudem a complementar o seu orçamento.

Você pode fazer horas extras ou pegar trabalhos como freelancer na sua área, mas essas não são as únicas opções. Tem talento na cozinha? Que tal fazer doces e salgados para vender? Seu inglês é bom? Talvez você possa oferecer serviços de tradução. Enfim, tudo depende de seus talentos e habilidades.

Outra sugestão para acabar com as dívidas é vender tudo o que você não usa. Além de te possibilitar levantar uma graninha extra, ainda é uma ótima oportunidade para se livrar de coisas que você não usa mais.

Sabe aquela bicicleta que está parada há mais de um ano? E aquela roupa que você comprou para uma ocasião específica e nunca mais usou? Roupas, móveis, joias, eletrodomésticos, enfim, se um desses objetos estiver apenas pegando poeira, é sinal de que você não precisa, concorda? Pratique o desapego e acabe com suas dívidas!

Tudo certo para liquidar com seus débitos?

Depois que você visualiza suas dívidas e compreende para onde vai o seu dinheiro, você se torna capaz de eliminar gastos desnecessários e reduzir os custos que mais pesam no seu orçamento. Então, tudo o que você precisa fazer é calcular quanto consegue pagar por mês e renegociar seus débitos em busca de uma boa proposta.

Logo, o primeiro passo para acabar com as dívidas, como você pode perceber, é desenvolver a consciência financeira. Por meio dela, aprendemos a mexer com o dinheiro de forma mais assertiva e responsável, recuperando o controle de nossas finanças.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então confira o nosso curso O Poder do Autoconhecimento Financeiro. Por meio dele, você terá mais embasamento para entender a sua relação com o dinheiro e aprenderá a tomar decisões de consumo mais assertivas.

Continue Aprendendo

spot_img