Como aplicar na Selic: 3 passos simples e rápidos

“Como aplicar na Selic” é outro termo buscado de formada errada, já que não é possível aplicar na taxa Selic, mas, sim, no Tesouro Selic.

Mas antes de chegarmos nesse ponto, primeiro, vamos falar sobre o que é o Tesouro Selic, como funciona e quando aplicar nele.

 

O que é Tesouro Direto Selic?

Para entender como aplicar na Selic – ou seja, investir no Tesouro Selic -, primeiro, temos de saber do que se trata.

Então, vamos lá…

O Tesouro Selic é um título emitido pelo Tesouro Nacional atrelado à taxa básica de juros brasileira, a taxa Selic, que hoje vale 6,25% ao ano (outubro de 2021).

Assim como é com um CDB (Certificado de Depósito Bancário), no Tesouro Selic você empresta dinheiro ao governo e espera receber juros por essa atitude.

E como se caracteriza por um título de renda fixa, o risco de perda é relativamente baixo, independentemente da duração da aplicação e data de resgate.

De toda forma, se você estiver para investir em um título ou fundo de investimento com rentabilidade (muito) inferior à taxa Selic, cuidado!

Isso porque essa taxa representa o valor mínimo de retorno no mercado financeiro, então algo abaixo desse ‘parâmetro’ significa não só grandes riscos de perdas, bem como armadilha do banco ou instituição em questão.

No fim, as maiores atratividades neste tipo de investimento são a segurança e a lucratividade relativa – o que vamos explicar ainda melhor no tópico seguinte.

 

Como funciona o Tesouro Direto Selic?

Como já dito aqui, ao investir no Tesouro Selic, você empresta dinheiro para recebê-lo de volta com juros.

E como ele é emitido pela instituição mais segura do país – o Governo Federal – e possui uma ótima liquidez, o seu rendimento sempre será próximo de 100% do CDI.

O fato desse ativo ser muito líquido faz você ter certeza de que o seu dinheiro estará disponível se/quando necessário, sendo perfeito para criar uma reserva de emergência, por exemplo.

Por isso esse investimento é considerado uma das melhores opções para sair da poupança.

A caderneta da poupança pode ter um rendimento real negativo (descontada a inflação), como já acontece sob determinados cenários, e ainda conta com o aniversário da poupança, o que diminui a liquidez do investimento.

Enquanto isso, o Tesouro Selic é seguro e mais rentável a essa caderneta, permitindo saques em até 24 horas sem perda de rendimento.

Quer saber mais sobre Tesouro Direto e outros tipos de investimentos em Renda Fixa? Nós temos um Curso Completo que vai ajudar você a conquistar ganhos com baixo risco. Clique na imagem abaixo e aproveite!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Quando aplicar dinheiro na Selic?

Por conta de a emissão desse título ser oriunda do emissor mais seguro do mercado – o próprio governo -, essa aplicação praticamente sempre se faz valer a pena.

Afinal, é muito improvável o governo quebrar a ponto de deixar sem pagar os que investiram nele.

E uma das situações essenciais para se investir no Tesouro Selic é quando se está precisando formar e fazer crescer sua reserva de emergência, como já avisado neste texto.

Os fatores liquidez diária e segurança são os principais motivos que endossam esse conselho.

A propósito, essa dica serve melhor para aqueles investidores que estão começando a aprender sobre finanças ou já estão em fase de busca por diversificação de carteira.

Desse modo, se você já identificou que possui o perfil conservador prezando mais por segurança e liquidez, esse título é uma excelente opção.

 

Como aplicar na Selic? Passo a passo!

Para observar como aplicar na Selic, depende muito de como procede cada corretora, mas no geral o passo a passo acaba sendo bem similar.

Seja pela XP Investimentos, Rico ou Clear, por exemplo, o caminho é muito simples e prático.

 

1. Abra uma conta

Na verdade, para investir no Tesouro Selic, você tanto pode fazê-lo por meio de uma corretora ou banco, ou pela plataforma do Tesouro Direto.

No primeiro caso, basta você abrir uma conta nessa instituição intermediária que tenha acesso aos títulos públicos.

Já no segundo caso, é necessário solicitar a essa instituição que crie uma conta para você no Tesouro Direto e enviar os documentos solicitados.

De toda forma, a abertura de conta costuma ser gratuita e online, requerendo o preenchimento de alguns dados pessoais, como CPF, data de nascimento, usuário para login e senha.

 

2. Faça a transferência do valor

Agora, por meio de TED da mesma titularidade, transfira a quantia a ser investida no Tesouro Selic da sua conta bancária para a sua disponível na corretora.

 

3. Entre na plataforma para investir

Conta aberta e valor à disposição, falta finalmente preencher as últimas informações requeridas para fechar a aplicação.

Para isso, entre na plataforma que possui, clique em ‘Tesouro Direto’ e escolha o Tesouro Selic que mais combina com o seu planejamento e, assim, seus objetivos.

Na hora de selecionar o valor, aproveite e verifique como ficaram preenchidos os campos, e insira sua assinatura eletrônica para comprar o título pretendido.

 

Conclusão

A primeira conclusão, como insistentemente destacado durante o texto, é que não existe “como aplicar na Selic”, mas, sim, (como aplicar) no Tesouro Selic.

É esse investimento o atrelado à taxa Selic, taxa básica da economia brasileira.

Seguro, com alta liquidez e mais rentável que a poupança, provavelmente seja a melhor alternativa para se construir uma reserva de emergência.

Não bastasse todas essas vantagens, ainda acaba sendo bem simples investir no Tesouro Selic, bastando alguns poucos passos básicos!

Continue Aprendendo

spot_img