Como aumentar o score no CPF? Para que serve? Como consultar?

O score de crédito é um parâmetro financeiro utilizado para medir o risco de inadimplência de uma pessoa conforme seu histórico de pagamentos. Essa pontuação interfere diretamente no seu acesso a crédito no mercado. Por isso, aprender como aumentar o score do CPF faz muita diferença.

Por estar relacionado aos hábitos de pagamento, épocas de crise financeira impactam este score, conforme podemos observar no levantamento do SPC Brasil, que verificou que, em julho de 2020, 19% dos consumidores tiveram uma queda significativa na sua pontuação em relação ao mesmo período de 2019.

Não quer que isso aconteça com você e deseja dar um novo rumo à sua vida financeira? Então, continue lendo, pois neste post explicamos o que é, para que serve, como consultar e como aumentar o score no CPF, com dicas práticas e verdadeiramente efetivas! Boa leitura!

O que é o score do CPF?

O score do CPF é uma pontuação atribuída por órgãos de proteção ao crédito, conhecidos como birô de crédito, como Serasa, SPC e Boa Vista. Esta pontuação vai de 0 e 1.000 e está relacionada ao seu comportamento financeiro, variando de acordo com o seu histórico de pagamentos.

Se você tem uma conta bem movimentada e faz seus pagamentos em dia, lhe será atribuído um score alto, indicando que você é um bom pagador. Por outro lado, se tiver poucas movimentações em seu nome, pagamentos atrasados e dívidas pendentes, provavelmente terá uma pontuação mais baixa.

“Nunca tive o nome sujo, mas, mesmo assim, o score do meu CPF está baixo. Como isso é possível?”

como consultar score de CPF

Isso é possível, pois, o score do CPF representa a sua atividade enquanto pagador. Mesmo que não esteja devendo nada, se não tiver movimentações na praça, as empresas não têm como saber se você é de fato confiável, entende?

Vamos ver um exemplo prático:

Como sabemos se alguém é um bom pagador? Simples: bom pagador é aquele que paga suas contas em dia.

Mas, digamos que você não tenha contas fixas em seu nome e só faça pagamentos em dinheiro, logo, você não está devendo nada, certo? No entanto, também não dá indícios de que pode bancar um financiamento, por exemplo. Faz sentido?

Em outras palavras, se você não tem uma vida financeira movimentada, os órgãos de proteção ao crédito não têm embasamento para dar o aval sobre você para bancos, instituições financeiras, lojas e demais empresas.

Para que serve o score do CPF?

O score de crédito indica as chances de uma pessoa pagar suas contas em dia. Essa pontuação pode ser utilizada por lojas, bancos e demais instituições financeiras ao analisar solicitações de seus clientes e consumidores relacionadas a:

  • solicitação de empréstimos e financiamentos;
  • parcelamento de compras;
  • solicitação de cartão de crédito ou aumento de limite;
  • dentre outras.

Como consultar o score de um CPF?

É possível consultar sua pontuação gratuitamente nos sites dos birôs de crédito, mas um dos mais eficientes e informativos é o da Serasa, que vamos utilizar como exemplo.

Para consultar o score do seu CPF é muito simples:

acesse o site da Serasa;

faça login ou crie seu cadastro preenchendo as informações solicitadas, e então, confirme o seu e-mail;

após logar na sua conta, acesse o menu “Meu CPF” e pronto!

Além de mostrar o seu score, o site ainda irá te mostrar uma série de informações relacionadas ao seu histórico financeiro.

7 benefícios de manter o seu CPF com score alto

para que serve o score do CPF

Um score alto significa menor risco de inadimplência e isso abre portas para quem busca crédito no mercado. Conheça alguns dos principais benefícios de se manter um score alto no CPF:

  1. acesso a mais opções de crédito;
  2. maior agilidade no processo de liberação de crédito;
  3. maior facilidade para conseguir financiamentos;
  4. taxas de juros mais atrativas;
  5. melhores condições de parcelamento;
  6. maior agilidade na liberação de cartões de crédito;
  7. possibilidade de aumento no limite dos cartões.

Como aumentar o score no CPF rápido? 7 dicas

Logo de início, devemos deixar bem claro que não existe atalho para aumentar o score no CPF. No entanto, é possível, sim, melhorar sua pontuação seguindo as dicas que vamos te passar agora:

1. Pague suas dívidas

Esta é, sem dúvidas, a dica mais importante para quem quer aumentar o score do CPF, afinal, dívidas ativas são os principais elementos que jogam seu score para baixo.

Busque por negociações, limpe seu nome e regularize sua situação o quanto antes para começar a aumentar o score do seu CPF.

2. Sempre pague suas contas em dia

Os atrasos nos pagamentos também são grandes vilões do score, portanto, procure pagar suas contas sempre antes do vencimento.

3. Transfira contas fixas para o seu nome

Água, luz, telefone, internet… Ao registrar contas em seu nome e, é claro, pagá-las em dia, os órgãos de proteção ao crédito passam a te ver como um pagador, o que pode contribuir para o seu perfil de crédito, aumentando o score do seu CPF.

4. Faça seu Cadastro Positivo

Semelhante ao score de crédito, o Cadastro Positivo registra seu histórico financeiro. Ou seja, se você estiver seguindo essas dicas e fazendo tudo certinho, será mais uma forma de comprovar que você é um bom pagador.

Para mais detalhes sobre o Cadastro Positivo, veja o vídeo abaixo:

5. Parcele suas compras

Essa é uma ótima maneira de aumentar o score de crédito. Porém, cabe o alerta de que também é um dos motivos pelos quais as pessoas ficam reféns do cartão de crédito. Por isso, use com sabedoria!

Estamos acostumados a pensar que pagar à vista é sempre melhor, mas quando seu objetivo é aumentar o score do seu CPF, isso não é verdade, uma vez que informações de pagamentos à vista não fazem parte do Cadastro Positivo.

Por outro lado, quanto mais você usa seu cartão de crédito, mais dados você gera sobre a sua vida financeira, o que contribui para aumentar sua pontuação. Mas vale se lembrar da importância de pagar tudo em dia, do contrário, os atrasos nos pagamentos podem prejudicar ainda mais o seu score.

6. Evite ao máximo pagar o mínimo da fatura

Pagar o mínimo da fatura é uma medida que deve ser usada apenas em situações extremas, pois prejudica seu histórico financeiro. Por outro lado, ao quitar o valor total, você transmite confiabilidade para o mercado.

7. Mantenha seus dados atualizados junto aos serviços de proteção de crédito

Procure manter seus dados junto ao Serasa e SPC sempre atualizados, com nome, endereço, telefone, etc., a fim de demonstrar transparência.

Leia também:

Quanto tempo leva para aumentar o score do CPF?

Essa é uma pergunta muito comum entre as pessoas que querem aumentar o score do CPF, no entanto, não há uma resposta exata. Isso porque, essa pontuação varia, dependendo exclusivamente do seu comportamento financeiro. Por isso, o melhor que você pode fazer é manter a paciência e pagar suas contas sempre em dia.

Ficou claro como aumentar o score do CPF?

O score de crédito é uma forma de o mercado saber qual é a probabilidade de uma determinada pessoa pagar suas contas em dia ou não. Isso influencia diretamente nas chances de conseguir crédito e, é claro, na sua vida financeira como um todo.

Manter uma pontuação alta certamente irá te abrir portas, mas para isso, não há segredo e nem atalho. Tudo o que você precisa fazer é seguir as dicas deste post e mostrar para o mercado que você é um bom pagador.

Agora que você já sabe como aumentar o score no CPF, que tal sair de vez do vermelho e virar o jogo?

Com o nosso Combo de Cursos de Educação Financeira você conseguirá entender melhor a forma como você lida com o dinheiro e poderá dar seus primeiros passos no mundo dos investimentos para, finalmente, atingir o equilíbrio financeiro e começar a fazer o seu dinheiro trabalhar para você. Não perca esta oportunidade!

Continue Aprendendo

spot_img