Como classificar gastos pessoais? Guia prático!

Está com dificuldades para classificar seus gastos pessoais e manter um bom controle financeiro? Confira essas dicas!

Ter um bom controle financeiro é uma das principais maneiras de cuidar do seu dinheiro. Neste sentido, é fundamental saber como classificar gastos pessoais para conseguir se organizar melhor.

Criar uma rotina referente a este assunto pode ajudar não apenas a conquistar um bem-estar financeiro, mas também a evitar dívidas e ter um planejamento para o futuro.

O endividamento e a desorganização financeira, infelizmente, assolam boa parte das famílias brasileiras. Foi o que mostrou uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC). Segundo ela, 3 em cada 10 famílias estão endividadas.

Se você é uma das pessoas inseridas nesse número, chegou ao lugar certo! Sabia que entender como classificar gastos pessoais pode te ajudar, e muito, a sair do labirinto das dívidas?

Muitos são os motivos  que fazem as pessoas ficarem endividadas, sendo um deles a falta de  organização da vida financeira. Este fator pode trazer muitas consequências para o bolso e também para a saúde.

Neste guia prático vamos te ajudar a ter uma relação saudável com o seu dinheiro. Continue a leitura para entender tudo sobre como organizar seu orçamento mensal para ficar fora das dívidas.

Por que fazer a classificação de gastos pessoais?

A classificação de despesas pessoais é uma das primeiras etapas para começar a ter uma relação saudável com o dinheiro. A desorganização financeira afeta não só o seu bolso, mas também a vida fora da parte econômica.

Estar endividado afeta a saúde mental e também física, como mostram estudos.  Segundo pesquisa realizada pela International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR), para 78% dos brasileiros a incerteza financeira é a principal causa de preocupação.

A pesquisa também revelou que esse adoecimento eleva em 13 vezes o risco de uma pessoa ter infarto. Entre as doenças mais comuns indicadas no estudo estão:

  • ansiedade;
  • estresse;
  • aflição;
  • depressão.

Portanto, entender como classificar despesas pessoais é uma técnica aliada a sua saúde financeira, mental e física. É preciso deixar claro, porém, que um relacionamento saudável com seu dinheiro se constrói com organização e foco.

< Dica de leitura: Como acabar com as dívidas e sair do vermelho? Descubra! / >

Qual a importância de ter um bom planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é um conjunto de medidas estudadas que ajudam a organização financeira pessoal ou empresarial.

Serve como uma estratégia para a tomada de decisões a partir da utilização de ferramentas de controle, por exemplo. Isso facilita a realização dos objetivos, com segurança e tranquilidade, levando em consideração o perfil e a característica de cada pessoa.

Seguindo os dados da pesquisa realizada pela Associação Planejar, os principais motivos dos brasileiros em busca de um planejamento financeiro são:

  • 46,2% querem organizar as finanças;
  • 41% querem evitar dívidas;
  • 9,8% estão endividados;
  • 18,6% se preparam para a aposentadoria;
  • 14% querem comprar um imóvel;
  • 7,4% desejam comprar um veículo.

Essa é a importância da educação financeira. Contudo, no Brasil, não é uma prática recorrente falar sobre dinheiro ou educar a população financeiramente, desde a adolescência.

Isso acaba fazendo com que muitas pessoas não consigam se planejar financeiramente, sendo mais fácil entrar em dívidas ou tendo maior dificuldade para alcançar seus objetivos. Por isso, é tão necessário falar sobre este assunto.

Um dos primeiros passos para ter um bom planejamento das finanças é, justamente, aprender a como classificar gastos pessoais, seja com planilhas ou aplicativos. A partir disso, é possível estabelecer suas metas, juntar dinheiro periodicamente e, principalmente, aprender a investir.

< Leia também: Como construir um plano financeiro e manter as finanças em dia? /> 

Como classificar gastos pessoais? 5 dicas

Agora que já sabe a importância da classificação e do controle de finanças pessoais, fica a dúvida: como fazê-los? 

Confira a seguir as cinco principais dicas para ter uma vida financeira mais organizada e aprenda a criar categorias de acordo com os diferentes tipos de despesas pessoais.

1. Anote todas as entradas do mês

O primeiro passo para se organizar com seus gastos pessoais é anotar tudo o que entra de dinheiro no seu mês. Aqui estão inclusos: 

  • salário;
  • bonificações;
  • 13º salário;
  • férias;
  • auxílio desemprego;
  • freelas, etc.

Não tem como classificar gastos pessoais de maneira eficiente se você não visualiza quanto  está ganhando no mês vigente. Essa é uma das principais dicas para ter um bom planejamento financeiro. 

Assim, terá mais noção se o seu consumo é coerente com o valor ou não.

2. Registre todas as despesas do mês

Com as entradas anotadas é hora de avaliar seus gastos para ter um bom controle de despesas pessoais. É nessa hora que o nervosismo começa a aparecer.

Mantenha a calma! É importante ter em mente que a visualização irá te ajudar a entrar em uma nova fase financeira.

Então, anote todas as despesas que tiver no mês. Aqui estão incluídos desde os gastos mais supérfluos até os mais necessários.

Não se preocupe em ir atualizando a planilha ao longo do mês com despesas que forem surgindo. Tê-los anotados vai ser de grande ajuda para o seu novo planejamento financeiro.

3. Identifique a origem das despesas

Visualizando todos os gastos é hora de dividi-los em dois grandes grupos. Essa classificação vai te ajudar mais tarde quando for criar as categorias para os tipos de despesas.

Então, separe todos os seus gastos em dois grupos: despesas fixas e variáveis. O que isso significa?

No grupo das despesas fixas pessoais coloque todos os gastos que mês a mês não mudam de valor. Por exemplo:

  • contas da casa: aluguel e internet;
  • transporte: valor das passagens de ônibus ou gasolina;
  • mensalidades recorrentes: faculdade, academia ou plano de saúde;
  • assinaturas mensais: isso inclui plataformas de streaming, como Netflix, HBO Max, Spotify e outros.

Já no grupo das despesas variáveis, entram os gastos que não possuem um valor fixo. Por exemplo: alimentação, conta de luz e de água, lazer, etc.

< Veja também: Aprenda a quebrar o tabu do dinheiro e a ter uma vida financeira equilibrada />

4. Crie categorias para as contas

Entendendo as duas principais categorias de despesas, fica mais simples aprender como classificar gastos pessoais. 

Afinal, separar as suas contas em grupos comuns é a maneira mais simples de compreender onde se tem mais gastos variáveis e fixos.

Além disso, essa divisão trará mais clareza acerca das suas despesas. Crie classificações de acordo com as contas que você tem.

Por exemplo: Marcos mora de aluguel na zona norte do Rio de Janeiro e trabalha no centro da cidade. Antes do trabalho, ele vai para a academia. Nos fins de semana ele gosta de ir ao parque e também ao shopping.

Como classificaremos os gastos pessoais de Marcos? Confira a tabela abaixo.

Como classificar gastos pessoais - tabela

Repare que despesas fixas e variáveis se misturam nas classificações. Isso é muito normal. Mas ter esse controle de gastos pessoais é fundamental para ter um melhor planejamento.

ATENÇÃO!

Nunca crie a categoria “outros”. Mesmo que pareça mais simples para entender a quantia que saiu do seu salário, você nunca saberá para onde exatamente esse dinheiro foi.

5. Analise o que pode melhorar

Visualizou para onde vai a maior parte do seu dinheiro? Agora é a hora de analisar o que está certo e o que pode melhorar.

Nessa última etapa é importante avaliar o que tem se gastado muito e elaborar um plano estruturado para reduzir essa despesa no próximo mês. 

A ideia é sempre realocar essa parte que não está deixando sua vida financeira saudável para algo que seja mais positivo.

Por exemplo: Marcos gasta ⅓ do seu salário com fast food, o que é muito, considerando as outras tantas despesas do seu mês. 

Essa análise só é possível com o controle de despesas pessoais em categorias. Assim, ele verá o que é mais importante para ser priorizado em sua vida no mês seguinte.

Além disso, é fundamental que a classificação de gastos seja feita sempre. Só assim é possível avaliar se há avanços ou não.

Isso parece muito trabalho? Existem algumas ferramentas e aplicativos que podem ajudar neste momento. Confira a seguir.

Como ter um bom controle de finanças pessoais? 3 opções

Até aqui você já entendeu a importância de classificar e criar categorias de despesas pessoais. Mas, qual a melhor maneira de visualizar o que entra e o que sai no seu bolso? Conheça três ferramentas que podem te ajudar.

Planilha Excel

Ter uma planilha de gastos pessoais é a maneira mais simples e funcional de visualizar essa entrada e saída de dinheiro. Montando uma planilha no Excel você terá a facilidade de criar seções de entradas e despesas e separá-las conforme as classificações citadas neste guia.

Além disso, as fórmulas que podem ser usadas nas planilhas do Excel vão deixar sua vida financeira ainda mais automatizada. Mas, você tem dificuldade no uso da plataforma?

Se você tem dúvidas sobre como montar essa planilha, o InfoMoney disponibiliza uma completa, em que é só preencher com as suas informações. Confira aqui.

Guiabolso

O Guiabolso é um aplicativo que permite o cadastro e o acompanhamento financeiro com a possibilidade de integrar os dados de conta das principais instituições financeiras do país.

Assim, é possível verificar o saldo disponível e organizar as contas de acordo com as categorias.

Uma boa funcionalidade é a construção de metas a curto, médio e longo prazo. Por exemplo, é possível estipular um valor x para depósito em determinada época do ano, sendo que o aplicativo calcula o quanto o usuário deverá depositar mensalmente até a chegada da data-limite.

Organizze

Com o Organizze, o usuário pode analisar sua situação financeira completa a partir da visualização de várias contas ao mesmo tempo. 

Dessa maneira, você consegue receber um demonstrativo dos lançamentos do mês, podendo organizar as contas em categorias e subcategorias.

Além disso, o aplicativo pode ser utilizado em modo offline, o que facilita para quem não tem acesso constante à internet.

Como controlar suas finanças?

Quer ir além dessas ferramentas para controle de gastos pessoais? Aqui nós temos a solução para você começar a colocar em prática o planejamento das finanças. Confira estes cursos para você se aprofundar sobre o assunto:

Invista em conhecimento e mude seus hábitos financeiros com o Multi+. Com uma só assinatura, você terá acesso a esses e outros cursos da plataforma! Inscreva-se gratuitamente!

Continue Aprendendo

spot_img