Como começar a investir com 18 anos: tudo o que você precisa

Como começar a investir com 18 anos?” pode ser uma das perguntas que nos fazemos antes de chegar nessa idade ou assim que a atingimos.

Afinal, essa é a fase da vida em que a própria vida está nos puxando para sermos cada vez menos dependentes dos pais e, então, mais independentes – até financeiramente.

Mas como nessa idade começamos a ter muitos tipos de ‘primeiras vezes’, costumamos mais procurar como algo é feito ou acontece antes de arriscar de fato.

O que faz muito sentido, até para sentirmos mais segurança na hora de colocar aquilo em prática e não ‘quebrar a cara’.

Pensando justamente nisso, a Xpeed resolveu levar para você a resposta adequada sobre como começar a investir com 18 anos e algumas outras perguntas.

Veja só…

 

Por que começar a investir com 18 anos?

Apesar da frase “nunca é tarde para começar” ser bem pertinente, quanto mais cedo iniciamos algo, maior a chance de evoluirmos naquilo mais rápido – ficamos melhor mais novo.

Então, se você é jovem e já possui condições de investir, por que não aprender finalmente a como começar a investir com 18 anos, por exemplo?

Desenvolvendo essa habilidade de fazer investimentos estratégicos mais cedo, fará você chegar à independência financeira e à realização de outros sonhos com mais antecedência.

A propósito, se você é jovem e ainda tem algum dinheiro na poupança, a primeira informação que precisa saber é: uma conta poupança não é um verdadeiro investimento.

Sim, você adquire uma determinada rentabilidade sobre o dinheiro na sua conta, mas esses juros costumam ser baixíssimos e descontando a inflação nesse cálculo diminui ainda mais.

Pois bem, saiba que existem outras aplicações tão ou mais seguras quanto a poupança e com um rendimento bem mais atrativo.

Abaixo, a Clara Sodré, especialista em investimentos, explica o que é renda fixa e apresenta outras opções de investimentos, nesta modalidade, que são mais atrativos:

Outro ponto interessante de começar a investir nessa idade é que você tem a oportunidade de deixar seu poder de compra não inferior ao quanto ganha e/ou investe desde o começo.

‘Desde o começo’, sabendo que muitos nessa fase também começam a comprar produtos e serviços por conta – isto é, usando o próprio dinheiro que recebem pelos primeiros trabalhos.

Essa oportunidade se faz presente quando o investidor em questão acaba encontrando e escolhendo ativos que acompanham a inflação.

Dessa forma, a rentabilidade desses investimentos sempre se manteria acima do quanto a inflação pode estar em determinado momento, não diminuindo seu poder de compra.

 

Com quantos anos pode investir na Bolsa de Valores?

Para chegarmos ao “como começar a investir com 18 anos”, primeiro, precisamos saber se com essa idade ou menos, já podemos realizar aplicações ou não, certo?

Bom, então saiba que, contanto que você possua a devida instrução e supervisão dos pais, você não precisa ter acima de 18 anos para investir – e na Bolsa de Valores não é diferente.

Para se ter ideia, em outubro de 2021, há quase 22 mil pessoas até 15 anos que investem na B3, a Bolsa oficial brasileira.

Vale lembrar que, nesse caso, esses investimentos são de renda variável, o que indica risco altos, sendo muito necessário que a criança realmente tenha supervisão e conhecimento sobre as aplicações que escolhe.

 

Com quantos anos posso investir no Tesouro Direto?

A resposta é a mesma dada no tópico anterior, basicamente: crianças de qualquer idade podem investir, desde que contem com o acompanhamento dos pais.

Aliás, não importa a idade da criança, guardar dinheiro acaba representando sempre um bom começo para o futuro.

 

Como começar a investir com 18 anos?

Uma informação muito válida, também, para quem começa a investir com 18 anos é que você não precisa dispor de grandes quantias financeiras para investir.

Com R$ 100,00, por exemplo, já é possível fazer aplicações.

Então, acabamos nos precipitamos quando achamos que só quem tem muito dinheiro pode investir.

O segredo de investir não é o quanto você tem para investir, mas, sim, o quanto você consegue poupar para investir da sua renda.

Por isso, é tão importante que você tome essa iniciativa o quanto antes.

 

1. Busque informações

Sim, essa é a primeira dica ou o primeiro passo para quem quer descobrir como começar a investir com 18 anos.

Já que você está começando a investir e só tem 18 anos, uma das primeiras atitudes suas deve ser buscar informações.

Seja sobre os próprios produtos financeiros, quanto investir, cursos, com família e amigos ou instituições financeiras, o importante é que você esteja à procura do conhecimento.

Portanto, colete o maior número possível de conteúdos relevantes, anote e guarde consigo.

Cada material pode fazer a diferença para você na hora dos investimentos.

Inclusive, aproveite para baixar um e-book gratuito que aborda os primeiros passos para você começar a investir na Bolsa; é só clicar na imagem abaixo para recebê-lo.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

 

2. Organize-se para começar a investir

Conforme você vai angariando as informações, meio que ao mesmo tempo ou em seguida já estará se preparando para começar a investir.

Você pode cumprir com isso juntando o dinheiro que faz parte da sua renda mensal, separando as contas e boletos que precisa pagar, construindo a própria planilha financeira e por aí vai…

É importante reservar um cantinho e um tempinho para ter tudo o que precisa para começar a investir de fato.

 

3. Abra uma conta

Informações colhidas e organizadas, a pessoa que segue em busca de como começar a investir com 18 anos já pode abrir uma conta em uma corretora, por exemplo.

Pois ela costuma ser a intermediária dos seus investimentos, auxiliando na apresentação dos produtos financeiros, compra e venda dos mesmos, além de outras funções como suporte de especialistas do setor.

Especialistas, esses, que te ajudarão com o passo seguinte!

 

4. Conheça seu perfil de investidor

Assim que você entra em uma corretora, provavelmente você passará por um ‘teste de perfil de investidor’, em que você descobrirá que tipo de pessoa costuma ser quando o assunto é investimento.

Vale lembrar que todo investimento possui a própria característica e o tipo de aplicação mais atraente dentre as muitas opções muda conforme o perfil do investidor.

Só que uma vez perfil revelado, também é bom levar em conta outros fatores, como:

  • Aversão a riscos que o investidor se expõe ao realizar a aplicação;
  • Valor a ser investido;
  • Destino do dinheiro aplicado;
  • Prazo do investimento;
  • Necessidade de liquidez.

A propósito, sobre o perfil de investidor, esse muda conforme você vai ganhando conhecimento, prática e confiança ao fazer seus investimentos.

Então, à medida em que evolui, o seu perfil pode passar de conservador para moderado e de moderado para agressivo.

Isso sempre dependendo do quão confortável você pode estar perante opções com um pouco mais de risco.

 

5. Identifique suas metas e sonhos

Nesse processo todo de autoconhecimento financeiro e ainda antes de começar a investir, é fundamental que considere as metas que você deseja atingir com cada aplicação escolhida.

Isso mesmo: quando investimos em um ativo, precisamos ter em mente qual objetivo almejamos alcançar com esse investimento.

O produto financeiro a ser escolhido precisa possuir características que combinam com sua ou suas metas.

Vale destacar que essas são etapas que te ajudam a saber como COMEÇAR a investir com 18 anos.

Para que siga nesse caminho de investimentos, alguns desses passos precisam virar hábitos e ainda cumprir com mais alguns, tudo bem?

 

Quais cuidados eu devo ter?

Começar a investir relativamente novo é muito positivo, mas essa fase da vida também pode nos apresentar alguns riscos logo de cara.

Na juventude, temos uma certa tendência em fazer algumas atividades com determinada empolgação, e essa empolgação quando se traduz em atitudes impulsivas pode nos atrapalhar.

As grandes possibilidades de ganhos no mercado de ações empolgam um jovem investidor, que, se não pensar com cautela o suficiente, pode sofrer perdas notáveis logo no início.

Por isso, lembre-se que a Bolsa é, sim, um mercado volátil e, então, para investir nela, é necessária dedicação em conhecer os fundamentos de cada ativo e todo esse contexto.

Às vezes, por ainda estarmos em momento de tentar nos descobrir de muitas formas, não focamos muito bem em desenvolver hábitos que ajudam a chegar nos resultados que desejamos.

Isso compromete a qualidade dos seus investimentos já feitos e dos que estão por vir, por exemplo.

Tendo esses pontos em vista, você, como novo investidor, deve ter cuidado com:

  • Investir ou tomar qualquer decisão financeira por impulso, pressionado por empolgação ou medo;
  • Não desenvolver o hábito de investir e/ou não acompanhar o mercado como um todo com frequência.

Ou seja, o que estamos sugerindo é: controle seu emocional nas atitudes financeiras e invista com regularidade.

Mesmo que seu investimento seja de longo prazo, estabeleça prazos para checar o seu portfólio e repensar suas estratégias.

Conforme você for ganhando familiaridade e experiência com o mercado de investimentos, investir deixará de ser uma complicação.

 

Conclusão

Investir é possível para quem deseja e está em condições de, independentemente da idade, seja menor ou maior que 18 anos.

Porém, se for menor de 18, é indicado que cumpra com esse passo a passo de como começar a investir com 18 anos e faça aplicações sob supervisão de pais e responsáveis.

E, apesar do cenário ser relativamente favorável para quem pretende começar a investir mais cedo, é importante que essa pessoa tome devidos cuidados ao fazê-lo.

Principalmente para não se deixar levar pelos pontos atrativos de investir nos produtos financeiros, como o retorno valorizado de determinada aplicação.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img