Como construir um plano financeiro e manter as finanças em dia?

Saber como construir um plano financeiro independe da idade, dos planos ou da profissão que você exerce. O importante é ter noção de que controlar os gastos faz uma enorme diferença no seu orçamento, embora nem sempre seja uma tarefa fácil de ser efetuada.

Os números comprovam o problema dos brasileiros em relação ao dinheiro. 

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo (CNC), cerca de 12 milhões de famílias brasileiras estão atualmente endividadas. Isto é, trata-se do maior nível de endividamento registrado nos últimos 11 anos.

Preocupante, não é?

Mas saiba que existem diversas possibilidades de reverter esse quadro, por isso, aqui você vai descobrir o que é um plano financeiro e como usá-lo a seu favor. É o que mostraremos ao longo deste artigo em um passo a passo didático. Continue com a gente!

O que é plano financeiro?

O plano financeiro é a estrutura complementar de um planejamento de finanças. Ele é indicado para pessoas físicas, jurídicas, públicas, iniciativas privadas, jovens, experientes, enfim, é um recurso válido que garante maior rentabilidade e segurança às economias.

No plano financeiro constam diversas informações relevantes, tais como: fluxo de caixa, análise de dados, orçamento e balanço patrimonial que possibilitam encontrar os caminhos certos para o momento atual e o futuro.

Em um plano financeiro são envolvidos uma agenda de aplicação, um cronograma de revisões e estratégias organizadas por uma ou mais pessoas, a fim de manter a saúde financeira de uma família ou de uma empresa.

Por fim, um plano financeiro permite avaliações periódicas que possibilitam corrigir possíveis problemas durante o fluxo do dia a dia. 

>>> Leia também: 12 podcasts sobre finanças pessoais e investimentos 

Qual a importância do plano financeiro?

Por meio do plano financeiro, é possível projetar metas a serem atingidas em um tempo estipulado. 

Por exemplo, se você pretende abrir uma loja de material de construção, irá necessitar de um local, para compra ou imóvel, funcionário para venda, instalação e reparos, fornecedores, setor de limpeza, além da previsão de custos com luz, água, internet, etc. Ou seja, todos esses  recursos devem ser colocados em seu plano financeiro.

Nesse contexto, para suprir as reais necessidades de um investimento, no plano financeiro deve constar os seguintes tópicos:

  • investimento inicial;
  • projeção dos resultados;
  • projeção do fluxo de caixa;
  • projeção do balanço;
  • ponto de equilíbrio de análise dos investimentos.

E mais, para que todos os envolvidos entendam o que consta em um plano financeiro, devem estar alinhados a linguagem, o padrão, a precisão de informações e a técnica.

Afinal, saber como construir um plano financeiro pode ser um desafio no primeiro momento, mas a prática diária fortalece a forma como se constrói, tornando-o um planejamento bem elaborado.

Então, vamos à prática?

Como construir um plano financeiro?

Aprender o que é um plano financeiro facilita para tomar decisões sobre o dinheiro, mas saiba que criar um plano não significa que tudo sairá exatamente como você deseja, pois, imprevistos acontecem.

No entanto, vale frisar que com disciplina, foco e seguindo as dicas abaixo, o caminho pode ser mais rápido. Confira três dicas que você pode acrescentar para ter um bom plano financeiro:

1. Desenvolva uma mentalidade para riqueza

Você sabe por que muitas pessoas não se interessam em aprender a construir um plano financeiro, mesmo tendo que lidar com o dinheiro?

Em muitos casos, é porque parte da população não foi ensinada desde pequena a entender como movimentar o dinheiro. O que deveria ser uma disciplina recorrente na escola e em reuniões familiares, se torna uma tendência apenas quando surgem os primeiros conflitos financeiros.

Ter uma mente disponível para o conhecimento financeiro abre oportunidades de investimentos e, consequentemente, tomar decisões para proteger o próprio patrimônio.

Desse modo, fortalecer um planejamento para a riqueza aumenta as chances de ser bem-sucedido. Dizer que o dinheiro não traz felicidade é a primeira crença a ser banida, afinal, não há como desassociar renda de bem-estar emocional.

Ao trabalhar sua mente para a prosperidade financeira, você começará a avançar para um estágio de alcance natural do dinheiro.

Uma boa dica para levar essa ideia adiante é investir em livros de finanças pessoais, que apresentam histórias surpreendentes de pessoas que pularam do endividamento a uma vida riqueza.

2. Faça o seu diagnóstico financeiro

Outra forma de construir um plano financeiro é incluir um diagnóstico da sua situação atual. Foque em perguntas que podem ser importante para si ou para a sua empresa, como:

  • Quanto ganho por mês?
  • Quanto gasto por mês?
  • Como posso parcelar ou quitar minhas dívidas?
  • Quais são minhas despesas fixas e variáveis?
  • Quanto precisaria ter por mês caso acontecesse algum problema, como desemprego, por exemplo?

3. Use aplicativos

Entre as diversas metodologias atuais, os aplicativos são ótimos aliados neste processo, pois eles permitem criar um controle financeiro pessoal e familiar, planejar finanças, receber alertas e muito mais. Entre os existentes no mercado, destacam-se Mobills, Guia Bolso, Monefy e Orçamento Fácil.

Dê o play e saiba como economizar nas contas do mês:

Aprenda a lidar com o dinheiro

Agora que você já sabe como construir um plano financeiro, pode colocar em prática as nossas dicas. Mas mais do que elas, é preciso se aprofundar nos estudos para formar uma vida financeira equilibrada.

O ponto de partida para isso é se inscrever no curso Combo: Cursos de Educação Financeira, da Xpeed School, com módulos sobre o poder do autoconhecimento financeiro, formas de renegociar dívidas, e os primeiros passos para investir o dinheiro.

Experimente agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

E agora, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais! Este material pode ajudar um amigo ou parente que também deseja saber como construir um plano financeiro.

Até a próxima! 

Continue Aprendendo

spot_img