5 dicas de como contratar desenvolvedor

A TI costuma ser uma das áreas mais importantes nas empresas e por isso recrutar profissionais da área tem se tornado um grande desafio

Se existe um mercado que tem sido sinônimo de crescimento nos últimos anos é o da tecnologia. Dele, inúmeras empresas despontam com soluções cada vez mais inovadoras e relevantes para a sociedade. E por trás de cada uma delas, existem também profissionais excepcionais, como os desenvolvedores, que são cada vez mais disputados no mercado.

Muitas empresas de tecnologia se perguntam como contratar desenvolvedor de qualidade, afinal, toda área de TI depende diretamente desse profissional. O problema é que além desse setor estar aquecido, os melhores desenvolvedores disponíveis costumam ser muito disputados, e atraí-los não é uma tarefa fácil.

Por isso, se você quer montar uma equipe de TI de alta performance, precisa primeiro conhecer todos os desafios envolvidos. Pensando nisso, neste artigo reunimos cinco dicas de como contratar um desenvolvedor, para te ajudar a encontrar os melhores profissionais dessa área para o seu negócio.

Quais os principais desafios na contratação de um desenvolvedor?

Quem está de fora desse mercado pode pensar que o desafio é selecionar um entre tantos profissionais disponíveis. Afinal, se esse é o setor mais quente da atualidade, o número de pessoas interessadas pela profissão também é alto. Mas não é exatamente assim.

No Brasil, cerca de 46 mil pessoas se formam ao ano em áreas da tecnologia. Embora o número pareça alto, seriam necessárias 70 mil pessoas para preencher as demandas do mercado. O dado é de um relatório da Brasscom (Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação) de 2020.

< A equidade de gêneros, em especial na área de TI, tem ganhado espaço nas discussões corporativas. No vídeo abaixo você entende mais sobre a importância da diversificação no mercado de trabalho. É só dar o play! />

Falta de habilidades técnicas

Que não faltam oportunidades na área de TI é um fato. Em 2021, por exemplo, o setor teve um salto de 136% na oferta de vagas comparado a 2020. O problema é que as oportunidades diferem consideravelmente entre si, e localizar um profissional com as devidas habilidades técnicas se torna um desafio.

Falando especificamente sobre desenvolvimento, existem três grandes áreas: front-end, back-end e full-stack. Cada uma delas com um escopo diferente, e que exige conhecimentos diferentes. Isso sem falar que existem linguagens diferentes de desenvolvimento, que afunilam ainda mais as chances de encontrar um profissional capacitado.

Falta de educação formal da área

Durante muito tempo, um dos poucos cursos disponíveis na área era de Tecnologia da Informação. Com o rápido desdobramento do mercado, formações paralelas passaram a ser oferecidas, como os programas intensivos de ensino chamados bootcamps.

Hoje é cada vez mais comum encontrar desenvolvedores sem faculdade, mas com inúmeros cursos. Embora eles estejam no currículo de excelentes profissionais, a falta de padronização dificulta o processo de seleção entre os recrutadores.

Altos salários

Já dizia o ditado: “enquanto uns choram, outros vendem o lenço”. No mercado de tecnologia, isso significa que bons profissionais estão prontos para gerar soluções de alta performance para os negócios. O problema é o valor a ser pago por isso.

Uma pesquisa feita pelo canal Código Fonte TV indica que a média salarial de desenvolvedores sêniores é de R$ 14.399, 46.

Competição

Na ânsia por seduzirem profissionais qualificados, as empresas não medem esforços para atrair um bom colaborador. E não estamos falando só de salários de encher os olhos.

Entre as propostas ofertadas estão regime de trabalho 100% home-office, participação nos lucros e resultados e auxílio para cursos.

Quais as principais soft skills de um bom desenvolvedor?

A TI costuma ser uma das áreas mais importantes nas empresas, principalmente quando o negócio oferta sistemas e plataformas a seus clientes. Diante disso, disciplina e cumprimento de prazos são duas das soft skills mais necessárias em um desenvolvedor. Mas não é só.

Outras características ainda mais sutis podem ser identificadas em um bom desenvolvedor:

  • Boa comunicação
  • Busca por constante modernização
  • Criatividade
  • Entendimento sobre as necessidades do negócio
  • Facilidade de aprendizado
  • Facilidade para atuar em equipe
  • Inteligência emocional
  • Resiliência

Qual a importância de saber avaliar as soft skills desse profissional?

Cada vez mais as características emocionais somam pontos na hora da seleção de um profissional. Em algumas empresas, inclusive, as soft skills são mais importantes que as hard skills.

Se tratando de um profissional desenvolvedor, saber se relacionar em equipe, entender as necessidades da empresa e se comunicar com seu cliente contribuem positivamente com as entregas. É por isso que saber avaliar essas características nos profissionais também tem sido cada vez mais importante.

5 dicas de como contratar desenvolvedor

Agora que você já sabe quais são os desafios de contratar um profissional de tecnologia e provavelmente traçará estratégias para contorná-los, confira cinco dicas de como contratar desenvolvedor.

1. Desenvolva um programa de indicações

Oferecer incentivos aos colaboradores a partir de um programa de indicações é uma maneira eficaz de atrair profissionais. Nesse cenário, tanto o colaborador quanto a empresa saem ganhando. Entre os incentivos mais comuns estão quantias em dinheiro e vouchers.

2. Tenha um banco de talentos

Se você é uma das queridinhas do público de tecnologia, o desafio de atrair um bom profissional pode não existir. Neste caso, um banco de talentos é uma maneira interessante de manter currículos à mão. Você pode fazer isso a partir de uma área em seu site ou até mesmo após processos de seleção.

3. Entenda a linguagem dos desenvolvedores

Durante muito tempo profissionais comuns de RH eram responsáveis por recrutar desenvolvedores. Hoje, muitas empresas entenderam a necessidade de contar com alguém que entenda do escopo. E eles ganharam até nome: tech recruiter.

Com o surgimento de funções e linguagens cada vez mais atuais, ter no time um recrutador que entenda desse cenário costuma ser bastante útil.

4. Trabalhe seu employer branding

Uma das ferramentas mais poderosas de contratação é o famoso “boca a boca”. Mas em se tratando de colaborador isso não acontece à toa. Investir no bem-estar de um profissional é uma maneira de fidelizá-lo ao seu negócio de modo que, conscientemente ou não, ele faça divulgações orgânicas sobre ele.

Essa iniciativa é bem construída quando há uma equipe dedicada em promover estratégias de employer branding pensadas nas necessidades individuais e coletivas da equipe.

5. Saiba conversar sobre salário

Dizem que dinheiro não é tudo, mas o desenvolvedor sabe o quanto ele vale – e você também. Por isso, se quer garantir boas contratações para sua TI, seja prático e direto em questões como as salariais.

Quer fazer parte do mundo do desenvolvimento?

Se além de saber como contratar desenvolvedor você tem planos de se tornar um, o IGTI oferece uma trilha de formação de desenvolvimento FrontEnd. O objetivo é oferecer um aprendizado ágil e de curta duração com habilidades e competências técnicas exigidas pelo mercado. Para saber mais informações, clique aqui!

Continue Aprendendo

spot_img