Como economizar dinheiro todo mês: 9 dicas práticas para aplicar hoje

Aprender como economizar dinheiro todo mês pode ser a diferença entre superar um momento de crise sem grandes dificuldades ou acabar endividado. Ainda mais no Brasil, país em que grande parcela da população tem dificuldade em poupar pelos mais diversos motivos.

De acordo com uma pesquisa do Banco de Desenvolvimento da América Latina, caso perdessem sua principal fonte de renda, 53% dos brasileiros seriam capazes de cobrir suas despesas por apenas três meses. Ou seja, sem recorrer a um empréstimo. Além disso, para 30%, suas reservas dariam para menos de um mês.

Que tal virar o jogo? Neste post, preparamos nove dicas de como economizar dinheiro todo mês, para que você aprenda a poupar e consiga organizar sua vida financeira. Boa leitura!

Como economizar dinheiro todo mês? 9 dicas

Quem não quer ter dinheiro sobrando no fim do mês, não é mesmo?

Pois fique sabendo que isso pode ser muito mais fácil do que você imagina. Preparamos 9 dicas sensacionais que vão te ajudar a dar a volta por cima e poupar dinheiro todo mês! Confira:

1. Registre e monitore suas fontes de renda e despesas

O primeiro passo para economizar dinheiro todo mês é organizar suas finanças pessoais.

Para isso, nada melhor do que fazer um registro completo de todas as suas fontes de renda e, também, de todos os seus gastos. Assim, você saberá exatamente para onde o seu dinheiro vai.

Uma boa dica é separar os gastos entre fixos e variáveis, sendo os primeiros, aqueles que você tem todo mês, como contas de água, luz, internet, aluguel, etc; e o segundo, os que variam, como lazer, mercado, farmácia, dentre outros.

Você pode utilizar uma planilha de controle financeiro, aplicativos ou mesmo, o bom e velho caderninho. O importante é fazer um monitoramento constante. Tenha em mente que quanto mais completo for o esse registro, maior controle você terá sobre sua vida financeira.

2. Jamais gaste mais do que ganha

Esse é um dos principais erros que você pode cometer em relação a sua vida financeira. Afinal, como economizar dinheiro todo mês se você gasta mais do que ganha? A conta não fecha! Neste caso, só há um resultado possível: dívida. E você não quer isso, não é mesmo?

Aprender a organizar seus gastos, definir prioridades e desenvolver o autocontrole são pontos cruciais para evitar esse tipo de problema. Logo, a dica anterior pode ser um bom ponto de partida, concorda?

3. Defina uma meta de economia

Sabe aquele pensamento que diz: “vou começar a economizar quando sobrar dinheiro”? Esquece! Se você não assumir o compromisso de economizar todo mês, isso não irá acontecer.

Economia não deve ser uma atitude passiva, mas sim ativa. Isso significa que não dá para esperar que simplesmente sobre dinheiro no fim do mês, você precisa buscar meios de fazer com que isso aconteça!

Para isso, defina metas claras para economizar dinheiro todo mês. Pense na economia como um compromisso, semelhante a uma conta fixa, como de água, luz, internet. Dessa forma, ao invés de ficar esperando sobrar dinheiro, você estará atuando para que isso seja de fato possível.

4. Pague suas contas em dia

Quem paga as contas em dia, não precisa se preocupar com custos adicionais referentes a juros e multas por atraso. No entanto, caso seja extremamente necessário, avalie bem a situação e sempre priorize o pagamento daquelas que possuem as maiores taxas de juros.

Aqui também vale mencionar a importância de tentar renegociar dívidas, a fim de conseguir melhores condições para o pagamento, buscando taxas de juros mais atrativas, o que certamente irá te ajudar a aliviar um pouco o seu orçamento.

5. Corte gastos desnecessários

Essa é outra estratégia fundamental para quem quer economizar dinheiro no fim do mês. Lembra aquele registro de despesas sobre o qual falamos lá na primeira dica? Ele não deve ficar guardado em uma gaveta ou esquecido em uma pasta no seu computador.

Se você quer poupar dinheiro, precisa aprender a cortar gastos desnecessários. Para isso, analise com atenção todas as suas despesas e identifique onde é possível economizar, seja cortando uma coisa aqui, outra ali, ou substituindo por algo mais barato.

Por exemplo: sabe aquele cineminha que você vai todo fim de semana? Que tal reduzir para uma vez a cada quinze dias? Se a academia está cara, por que não procurar uma mais barata ou fazer exercícios ao ar livre? Você também pode substituir aquela ida ao shopping por um passeio no parque. O que acha?

Quer aprender como economizar nas contas do mês? Confira as dicas da Clara Sodré, professora da Xpeed e especialista em investimentos:

6. Evite compras por impulso

As compras por impulso são um verdadeiro ralo para o dinheiro. Você vai comprando uma coisa aqui, outra ali, e quando percebe, a fatura do cartão de crédito já está chegando na lua.

Aqui entra uma estratégia clássica para economizar dinheiro todo mês. Antes de comprar qualquer coisa que não seja de necessidade básica, pergunte-se: “eu realmente preciso disso?”

Por exemplo, se você já tem quatro calças jeans, será que você realmente precisa de uma quinta?

Acredite, esse tipo de raciocínio é mais poderoso do que você imagina! 

7. Fique atento às promoções e descontos

Outra ótima dica para economizar dinheiro no fim do mês é saber aproveitar promoções. O bom poupador é capaz de farejar um “leve 3, pague 2” de longe!

Acompanhe os preços, pesquise e compare. Você vai se surpreender com a diferença que essa simples atitude pode fazer pelo seu bolso.

Mas, atenção! A ideia de aproveitar promoções é para economizar, e não para comprar coisas que não precisa. Promoção boa de verdade é aquela que te ajuda a economizar com algo que você já iria comprar, e não simplesmente gerar uma necessidade que não existia até então.

8. Procure formas de gerar renda extra

Se a grana está curta, que tal procurar alguma forma de gerar uma renda extra?

Essa pode ser uma ótima oportunidade para você se livrar daquelas coisas que já não usa mais. Monte um bazar, venda pela internet ou até mesmo em lojas e móveis usados ou brechós.

Outra possibilidade é empregar suas habilidades para fazer um dinheirinho extra. Por exemplo, se você manda bem na cozinha, pode aproveitar o seu tempo livre para fazer doces, bolos ou salgados para vender. É fera em matemática? Que tal dar aulas particulares? Tudo vai depender dos seus talentos.

Além disso, a internet está cheia de cursos gratuitos que podem te ajudar a desenvolver habilidades novas.

9. Invista!

Por fim, uma das melhores estratégias para começar a juntar dinheiro: invista!

Você não pode contar com a sorte de ganhar na loteria para mudar de vida, concorda? É preciso agir! E, neste contexto, começar a investir é a solução. Ainda mais diante da inflação, que aumenta a cada dia, aplicar o seu dinheiro não é uma opção, mas sim uma necessidade.

Inicialmente, sua prioridade deve ser fazer uma reserva de emergência, que irá te ajudar a se manter diante de momentos de dificuldade. Em seguida, conforme for se adaptando, pode começar a investir de fato, fazendo com que seu dinheiro trabalhe para você.

Viu como é possível poupar dinheiro todo mês?

Economizar dinheiro todo mês requer organização, disciplina e, em alguns casos, mudanças de hábito. Mas, como você pode perceber, não é um bicho de sete cabeças. Você começa poupando aos poucos e, quando percebe, já está investindo, fazendo o seu dinheiro render.

Agora, se você quer dar mais um passo e se aprofundar ainda mais neste tema, a fim de transformar sua vida, conheça nosso combo de Cursos de Educação Financeira.

Por meio dele você aprenderá a lidar com o dinheiro de forma mais saudável e eficiente.

Não perca esta oportunidade! Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Gostou das dicas? Então, compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também aprendam como economizar dinheiro todo mês!

Continue Aprendendo

spot_img