Como escolher ações para investir? Quais as melhores? Confira 7 dicas!

Antes de começar a aplicar na bolsa de valores sempre surge aquela dúvida: como escolher ações para investir? Afinal, selecionar bem os ativos pode ser um desafio, principalmente no começo.

A verdade é que o investimento em ações não é tão complexo como alguns iniciantes imaginam. 

Por mais que muitos ainda deixem de investir na bolsa de valores por acreditarem ser um risco, a verdade é que com as medidas certas, é possível minimizá-los e ter bons resultados, principalmente em estratégias de longo prazo.

Mas, então, como escolher as melhores ações? O que devemos levar em consideração neste momento?  O que podemos fazer para ver nosso dinheiro trabalhando e construir um bom patrimônio?

Continue a leitura e confira nossas dicas!

Como escolher as melhores ações? 7 dicas

1. Entenda o que são ações e como funcionam

O primeiro passo para saber como escolher ações é entender como elas funcionam. Basicamente, devemos entender que o capital de uma empresa é dividido em centenas ou até mesmo em milhares de pequenas partes

Cada uma dessas partes é uma ação. Ou seja, quando investimos nesse ativo, estamos comprando frações do capital de uma organização, o que nos torna um acionista dessa companhia. 

Então, isso significa que ao comprar esses papéis no mercado, o investidor passa a ter direito sobre os resultados dos negócios por meio dos ativos e de resultados financeiros (sejam eles positivos ou negativos).

E para entender bem essa questão, é importante saber como se formam os preços dos ativos. Temos um e-book explicando mais sobre o assunto. Nele, você verá:

  • movimentações dos preços (oferta e demanda);
  • assimetria de informações;
  • conceitos de volatilidade e liquidez;

E mais! Baixe gratuitamente agora mesmo.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Como se formam os preços dos ativos" da Xpeed School.

 

2. Conheça seu perfil de investidor

O próximo passo é conhecer o seu perfil do investidor. A partir dele será possível perceber qual o melhor tipo de investimento para você e como escolher as melhores ações.

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) define três grandes tipos de perfil do investidor:

  • conservador: tem mais apreço pela segurança e maior aversão aos riscos;
  • moderado: está disposto a correr um risco médio em suas aplicações;
  • arrojado: está aberto a correr riscos visando uma maior rentabilidade.

Lembre-se de que o perfil do investidor é mutável, ou seja, você pode começar a investir identificando-se mais com um perfil e, à medida que for ganhando experiência, mudar para outro.

3. Defina seu objetivo

A partir do momento que você entende o que é o mercado de ações e conhece o seu perfil de investidor, deve traçar as metas e objetivos que pretende alcançar com essas aplicações.

O primeiro passo é pensar no tempo em que se espera obter o retorno: curto, médio ou longo prazo? Isso vai depender dos objetivos. 

Por exemplo, uma viagem internacional pode ser um investimento de curto prazo, de até um ou dois anos. Por outro lado, a compra de um imóvel normalmente se dá pelas aplicações de longo prazo.

O importante é entender que quanto mais tempo o seu dinheiro fica aplicado, maiores são as possibilidades de conseguir bons rendimentos

Ao mesmo tempo, em um investimento de longo prazo, você deve ter um planejamento financeiro estável para que não precise solicitar o saque antes do vencimento.

4. Escolha uma corretora de confiança

Uma das principais maneiras de entender como escolher ações para investir é optando por boas corretoras (como a XP Investimentos, Clear ou Rico). 

Esse processo ajuda na tomada de decisões, além de contar com o apoio de profissionais especializados caso necessite.

Entre os principais benefícios de optar por realizar seus investimentos por uma corretora, podemos citar:

  • maior diversidade de investimentos de maneira imparcial;
  • taxas provavelmente muito menores.

>>> Veja também: A XP Investimentos é confiável? 10 motivos para escolher a corretora

5. Analise as principais métricas

Utilizar indicadores e métricas é uma das respostas sobre como escolher as melhores ações. Nesse caso, uma análise técnica pode fazer a diferença para entender o comportamento do mercado em determinados ativos.

Por isso, não devemos ter pressa ao analisar nossas possibilidades de investimentos. Estude as empresas que mais te interessam, analise a atual situação do mercado e conheça os principais indicadores macroeconômicos.

6. Conheça a empresa em que deseja investir

Não tem como falar em como escolher ações de forma segura e deixar a pesquisa de lado. Essa é uma etapa fundamental para quem deseja ter boas aplicações em sua carteira.

Os indicadores financeiros para investimentos são uma parte estratégica para o sucesso das operações. Eles são informações e métricas utilizadas para identificar o cenário financeiro de determinadas empresas.

Tudo isso para mostrar quão saudável um negócio é e, principalmente, quais são as suas probabilidades de retorno de lucro da aplicação. 

7. Diversifique sua carteira

Uma boa prática para ter mais segurança em seus investimentos é a diversificação da carteira

Afinal, uma vez que o seu capital está distribuído em diferentes investimentos, há maiores possibilidades de adquirir mais lucros do que prejuízos, o que diminui os riscos de depender de apenas um ativo. 

Como minimizar os riscos do investimento em ações?

Como vimos, para entender como escolher ações é preciso pesquisar sobre as empresas e conhecer como funciona a bolsa de valores. Assim, consegue tomar as melhores decisões de compra ou venda baseada em pesquisas e informações, e não em achismos. 

Outra dica vital é ter inteligência emocional ao lidar com investimentos. Afinal, quando estamos falando sobre investir, entendemos que sempre é possível ganhar e perder. Entretanto, por meio de análises e estudos, podemos minimizar os riscos e ter mais chances de alcançar os resultados esperados.

Pensando em tudo isso, aqui na Xpeed você pode aprender mais e tirar suas dúvidas sobre variados tipos de investimento por meio de artigos e vídeos para continuar aprofundando os seus conhecimentos.

Além disso, pode aproveitar para conhecer a lógica por trás da bolsa e dominar técnicas e ferramentas para operá-la com nosso curso: Aprenda a investir na bolsa de valores. Nele, você irá aprender mais sobre:

  • conceitos básicos para começar a investir em ações;
  • conhecendo a bolsa de valores e as escolas de análises;
  • investindo em ações na prática e muito mais.

Aproveite a oportunidade e saiba como identificar boas oportunidades de investimento!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img