Como estudar sobre investimentos e não errar mais na hora de aplicar?

Dia após dia, aprendemos algo: desde coisas simples até conhecimentos mais complexos. E por que não direcionar esses esforços para crescer de forma exponencial? Neste artigo, temos 12 dicas de como estudar sobre investimentos + 1 dica EXTRA para aplicar seus recursos assertivamente.

Por sinal, é importante levar em conta que as pessoas têm diferentes estilos de aprendizagem. Enquanto algumas são visuais, outras são auditivas. E há também aquelas que são cinestésicas, sabia? Pensando nisso, selecionamos um amplo leque de conteúdos: cursos, e-books, podcasts, livros e canais do YouTube. 

Mas, antes de mostrar como estudar sobre investimentos, vamos abrir um breve parêntese. No vídeo a seguir, veja cinco passos para ser um investidor bem-sucedido: definir metas, planejar, viver com menos, poupar com regularidade e seguir firme na jornada.

Como começar a estudar o mercado financeiro? 4 dicas

Sempre temos algo novo a aprender, independentemente de ser novato ou mais experiente. Aliás, ampliar a base de conhecimento é o primeiro passo para ter retornos ainda melhores, já que você terá as ferramentas certas para tomar decisões mais assertivas. 

1. Curso – Primeiros passos no mundo dos investimentos

Este curso da Xpeed School é ideal para quem quer aprender a investir começando do zero. Além de descobrir qual é seu perfil de investidor, essa é a chance de construir um planejamento financeiro guiado por especialistas.  

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

2. E-book – Investimentos para iniciantes

A segunda dica é o e-book gratuito Investimentos para iniciantes, do portal InfoMoney. Entre os pontos-chave deste material, podemos destacar:

  • insights dos momentos certos para fazer aplicações;
  • títulos mais adequados para os períodos de crise;
  • recomendações de ativos financeiros para iniciantes;
  • escolha do investimento adequado para cada perfil;
  • opções para aplicar com segurança e rentabilidade.

3. Podcast – O beabá do trader

Já o GainCast, da Clear Corretora, tem análises didáticas para se familiarizar com a Bolsa de Valores. No episódio 83, por exemplo, Rafael Ribeiro explica o que é trading, quem é o trader e as técnicas para se sair bem nas negociações de curto prazo. 

4. Livro – Do mil ao milhão, sem cortar o cafezinho

Se você perguntar por aí sobre como estudar sobre investimentos, muita gente vai recomendar um bom livro. Por aqui, indicamos Do mil ao milhão, sem cortar o cafezinho, de autoria do Thiago Nigro.

como-estudar-sobre-investimentos Nigro

Com base em sua experiência na criação da plataforma Rico, ele aborda os pilares da independência financeira. Ou seja, gastar de forma consciente, investir com eficiência e, assim, ganhar muito mais.

Como estudar sobre investimentos de renda fixa? + 4 sugestões 

Se a sua ideia é focar os estudos nos títulos de renda fixa, nós te ajudamos nisso. Como existem muitas opções, é vital escolher aquelas que correspondem aos seus objetivos. E, claro, sem esquecer de diversificar a carteira.

5. Curso – Renda fixa: ganhos com baixo risco

Se a ideia é fugir da Poupança, esse curso é uma ótima pedida. Em apenas duas horas, você vai conhecer novas oportunidades de negócios, como CDB, LCI/LCA, Debêntures etc. Em paralelo, os especialistas falam do Imposto de Renda para as aplicações de renda fixa

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

6. E-book – Guia básico de renda fixa

Por sua vez, o e-book de renda fixa da Clear Corretora traz outros pontos muito importantes, como:

  • relação risco-retorno das aplicações;
  • indexadores (IPCA, IGP-M e outros);
  • Fundo Garantidor de Crédito (FGC);
  • prós e contras dos títulos de renda fixa.

7. Livro – O investidor inteligente

Lembra que falamos da relevância da diversificação do portfólio? Pois bem: esse é um dos assuntos abordados por Benjamin Graham, no livro O investidor inteligente. Na obra, ele ainda destaca a educação financeira, o conhecimento do mercado e a visão de longo prazo.

como-estudar-sobre-investimentos Graham

8. Canal – Explica Ana

A professora da Xpeed School, Ana Laura Magalhães, tem um canal famoso no Youtube: Explica Ana. Essa é uma forma prática de saber como estudar sobre investimentos, já que ela publica vídeos com conceitos relevantes junto com análises da performance dos títulos. 

https://youtu.be/PfxzTZHIskQ

Como estudar sobre investimentos de renda variável? + 4 opções 

Quando falamos de como estudar sobre investimentos, muita gente pensa que a renda variável é complexa. Inacessível. Difícil. Arriscada. Será mesmo? Enfim, o conhecimento contribui para quebrar esses bloqueios, para que você possa ter rendimentos mais atrativos. 

9. Curso – Aprenda a investir na Bolsa de Valores

Aqui na Xpeed School, temos um curso voltado para quem quer fazer uma imersão no mercado de capitais. Nessa formação, você aprenderá as análises técnicas e fundamentalistas a fim de escolher as melhores ações para compor o seu portfólio. 

Aprenda a investir na bolsa de valores

10. Livro – Investimentos: Segredos de George Soros e Warren Buffett

Para quem sempre quis saber o segredo dos investidores famosos, existe um livro sobre isso. Na obra de Mark Tier, ele cita 23 hábitos que George Soros e Warren Buffett têm em comum. No fim das contas, é possível trilhar muitos caminhos rumo à liberdade financeira, não é mesmo?

como-estudar-sobre-investimentos Tier

Por falar nisso, o livro foca em dois investidores bilionários, que têm estilos bem diferentes. Enquanto Soros é um investidor e filantropo conhecido pela alta alavancagem, Buffett fez fama (e fortuna) ao comprar ações por preços baixos (e mantê-las no portfólio). 

11. E-book gratuito – Guia da Bolsa para investidores

Que tal baixar um e-book gratuito com tudo o que você precisa saber para entrar no mercado de ações? E essa é a proposta do Guia da Bolsa para investidores, da Xpeed School. Logo, você poderá começar seus investimentos em ações com muito mais propriedade.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

12. Podcast – Stock Pickers: como estudar ações?

Além dos guias do InfoMoney, eles têm um podcast focado justamente no mercado acionário. No Stock Pickers, acompanhe debates sobre os movimentos do mercado, com a participação de gestores, traders, analistas e investidores.

#EXTRA: Como estudar para investir de forma mais assertiva? 

Para finalizar o post, temos uma dica de ouro: a trilha Xpeed. Dessa maneira, você vai muito além de simplesmente saber como estudar sobre investimentos. Afinal, você descobrirá qual é a jornada de aprendizado ideal para o seu perfil. 

Além disso, fique à vontade para ver outros conteúdos do blog e da série Investimentos às claras do Youtube. Nossos materiais são especialmente preparados para te aproximar das suas conquistas, assim como já acontece com milhares de alunos:

como-estudar-sobre-investimentos - aluno

Continue Aprendendo

spot_img