Como fazer aportes mensais no CDB? Descubra se essa é a melhor opção!

Muitos têm dúvidas se pode fazer aporte mensal no CDB. Mas será que é possível investir mensalmente nesta modalidade? Quais as outras opções? Confira!

Você está interessado em investir repetidamente mês a mês em um ativo de renda fixa mais conservador, que te ofereça mais previsibilidade e menor volatilidade ao longo do tempo? Neste conteúdo, vamos te ensinar como fazer aportes mensais no CDB, um dos produtos bancários mais populares entre os investidores.

O Certificado de Depósito Bancário é um opção de investimento de origem privada, utilizada para captação de recursos por instituições financeiras, como bancos e corretoras.

Muito semelhante a outros tipos de renda fixa, como o Tesouro Direto e a LCI, quanto à rentabilidade e à segurança, ele, entretanto, possui particularidades que os interessados devem saber de antemão.

Principalmente, se você faz o perfil de investidor disciplinado que quer todos os meses direcionar uma quantia para esse ativo, há alguns tópicos a serem discutidos. 

Quer descobrir se o CDB permite aportes mensais? Então, continue a leitura.

Como fazer aportes mensais no CDB? É possível?

Antes de responder a essa pergunta, é importante assinalar o que é aporte mensal. 

Essa prática consiste no repasse mês a mês de valores para um ativo financeiro, seja ele de renda fixa ou variável.

Por exemplo, você pode fazer um aporte mensal tanto em alguns títulos específicos de Tesouro Direto, como também em um fundo de previdência privada ou em uma ação específica listada na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. 

Assim, quando investido com estratégia e conhecimento, esse valor vai se somando ao que já estava rendendo e a sua rentabilidade pode ficar ainda mais robusta.

Feita essa pequena introdução sobre o que é aporte mensal, voltemos ao tópico principal do texto: afinal, como posso fazer aportes mensais no CDB? É possível?

Se você deseja fazer o aporte no mesmo título no qual investiu no mês anterior, a resposta é: não, não é possível.  

Isso porque cada ativo de Certificado de Depósito Bancário possui um contrato único de empréstimo entre o emissor (o banco ou outra instituição financeira) e o investidor. Isto é, ao fazer o investimento, ele é registrado de forma definitiva e não pode ser alterado. 

Portanto, diferentemente de um investimento em poupança ou de um fundo de previdência social, por exemplo, o montante relativo ao primeiro aporte será a base de rentabilidade até o final da data de vencimento.

Devo fazer aportes em outro CDB? Preste atenção! 

Quando falamos de renda fixa, existe um fator que deve ser considerado sempre ao fazer um novo aporte nessa modalidade. É o chamado risco de reinvestimento. Mas, o que ele significa?

Como o próprio nome indica, esse termo aborda a possibilidade das mudanças nas condições de ofertas de determinado ativo com o passar do tempo.

Por exemplo, as taxas atrativas que o título de Tesouro Direto tinha até um mês atrás podem não mais existir. 

Afinal, mudanças na política fiscal e nos indicadores macroeconômicos podem diminuir a remuneração e alterar a data de vencimento para um novo período não muito vantajoso para o investidor.

O contrário também é possível: a remuneração pode aumentar e as condições podem acabar se tornando mais atrativas.

Nesse sentido, apesar de um mesmo ativo de CDB não poder receber um novo aporte, novas opções podem surgir no mês seguinte. Ou seja, o mesmo produto, emitido pela mesma instituição, pode aparecer. 

Contudo, é fundamental que você fique de olho para ter certeza de que as condições ainda são vantajosas.

A verdade é que quando se trata de renda fixa ou de renda variável, o ideal é continuamente reavaliar sua estratégia e remanejar posições quando necessário. Afinal, novas e melhores oportunidades sempre estão surgindo. 

Nesse caso, não se prender a determinado ativo e procurar sempre diversificar sua carteira de investimentos é sempre a melhor solução.

Aprenda como diversificar sua carteira com este vídeo:

Quais produtos são mais interessantes para aportes mensais?

Como você viu, o CDB não permite aportes mensais. Portanto, para quem tem esse objetivo, a única possibilidade é procurar produtos diferentes e diversificar a carteira.

Até mesmo porque, como o Certificado de Depósito Bancário geralmente pede um investimento mínimo (que muitas vezes gira em torno de R$ 5 mil e R$ 10 mil), ele acaba não sendo a melhor opção para aportes mensais.

Nesse sentido, ativos que cumprem melhor esse papel, são:

  • Fundos de previdência privada;
  • Tesouro Selic;
  • Fundos Imobiliários (FIIS);
  • Ações.

Confira, em detalhes, mais sobre cada um desses tipos de investimentos!

Fundo de previdência privada

A previdência privada consiste em um investimento periódico em um fundo de seguridade cujo rendimento a longo prazo pode ser revertido em renda extra na aposentadoria ou para outra meta específica.

O período de aportes geralmente é de no mínimo 10 anos. Ao chegar no tempo estipulado, o saque pode ser de forma integral ou parcelada mensalmente de acordo com uma data combinada.

Alguns podem achar que esse investimento oferece baixos rendimentos. Contudo, o retorno desse produto não é muito diferente dos oferecidos por outros títulos de renda fixa, como o Tesouro Direto, LCI e o próprio CDB.

Inclusive, até mesmo a rentabilidade mais baixa possui as contrapartidas positivas de um investimento conservador: maior previsibilidade e segurança.

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional. Sua rentabilidade é do tipo pós-fixada, o que significa que é indexada à taxa básica de juros da nossa economia – a Selic.

Essa taxa é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central. Os rendimentos das aplicações neste título são pagos de acordo com a variação da Selic no período que o dinheiro ficou aplicado. 

Outra característica do Tesouro Selic é que ele tem liquidez diária. Isso significa que você pode fazer o resgate dos aportes no mesmo dia sem perder a rentabilidade.

Além disso, você pode agendar compras regulares desse título, ou seja, programar os aportes mensais. Essa é uma forma de você evitar repetir esse processo todas as vezes que for investir.

Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs)

Os fundos de investimentos imobiliários funcionam como uma espécie de “condomínio” de investidores, que são chamados de cotistas.

Eles reúnem seus investimentos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. Então, os ganhos obtidos são repartidos proporcionalmente ao que cada um investiu entre os participantes.

Normalmente, o recurso acumulado é revertido para a construção ou aquisição de novos imóveis, para que posteriormente eles sejam alugados ou arrendados. É desse último processo que os cotistas recebem o seu lucro.

< Leia mais: Fundos imobiliários: significado, funcionamento, tipos e vantagens />

Ações

O capital de uma empresa é dividido em centenas ou até mesmo milhares de pequenas partes. E, portanto, cada uma delas é uma ação

Isso significa que quando você investe em ações, está comprando frações do capital social de uma organização, tornando-se um acionista da companhia.

Sendo assim, ao comprar esses papéis no mercado, o investidor passa a ter direito sobre os resultados dos negócios, por meio dos ativos e de resultados financeiros (sejam eles positivos ou negativos).

As ações são a opção mais famosa da renda variável. Muitas vezes até mesmo os ativos de renda variável são melhores opções para aportes mensais do que o CDB. 

Afinal, se você fez uma análise fundamentalista (avaliação dos indicadores de performance da empresa) de uma dessas opções e confia nelas no longo prazo, tanto as ações quanto os FIIs podem gerar, além da rentabilidade, o pagamento de dividendos cada vez mais volumosos à medida que você investe.

Quer conhecer quatro passos simples para começar a investir em ações? Confira este vídeo:

Aprenda mais sobre CDB e o mercado financeiro

Gostou do conteúdo? Respondemos todas as suas dúvidas sobre como fazer aportes mensais no CDB?

Se você deseja entender mais sobre esse ativo como também tudo sobre renda fixa e variável, a XP Educação pode te ajudar. 

Ela oferece cursos que vão te ensinar tudo sobre mercado financeiro e te guiar para trilhar o melhor caminho possível no mundo dos investimentos de acordo com seu perfil.

Portanto, conheça o curso “Renda fixa: Ganhos com Baixo Risco”. Além de aprender mais sobre o CDB, você também terá acesso a métodos práticos de investimento em Tesouro Direto, LCA, LCI e muito mais.

Assim, será possível conhecer as melhores opções para fazer aportes mensais dentro do que você precisa. Aproveite e adquira mais conhecimento em busca da sua liberdade financeira. Domine a renda fixa e a utilize a seu favor com a XP Educação.

Continue Aprendendo

spot_img