blog >>> Investimentos

Aprenda como fazer aportes mensais no CDB

por Redação 09/01/2022

Você está interessado em investir repetidamente mês a mês em um ativo de renda fixa mais conservador, que te ofereça mais previsibilidade e menor volatilidade ao longo do tempo? Neste conteúdo, vamos te ensinar como fazer aportes mensais no CDB, um dos produtos bancários mais populares entre os investidores.

O Certificado de Depósito Bancário é um opção de investimento de origem privada que é utilizada para captação de recursos por instituições financeiras, como bancos e corretoras.

Muito semelhante a outros tipos de renda fixa, como Tesouro Direto e a LCI, quanto à rentabilidade e à segurança, ele, entretanto, possui algumas particularidades que os interessados no ativo devem saber de antemão.

Principalmente, se você faz o perfil de investidor disciplinado que quer todos os meses direcionar uma quantia para esse ativo, há alguns tópicos a serem discutidos. Quer aprender como fazer aportes mensais no CDB? Então vem com a gente.

Como fazer aportes mensais no CDB? É possível?

Antes de respondermos a essa pergunta, é importante assinalar o que é aporte mensal. Essa prática consiste em nada mais, nada menos do que o repasse mês a mês de valores para um ativo financeiro, seja ele de renda fixa ou de renda variável.

Por exemplo, você pode fazer um aporte mensal tanto em alguns títulos específicos de Tesouro Direto, como também em um fundo de previdência privada ou em uma ação específica listada na B3, a Bolsa de Valores de São Paulo. 

Assim, quando investido com estratégia e conhecimento, esse valor vai se somando ao que já estava rendendo e a sua rentabilidade pode ficar ainda mais robusta.

Feita essa pequena introdução sobre o que é aporte mensal, voltemos ao tópico principal do texto: afinal, como fazer aportes mensais no CDB? É possível?

Se você deseja fazer o aporte no mesmo título no qual investiu no mês anterior, a resposta é: não, não é possível.  

Isso porque cada ativo de Certificado de Depósito Bancário possui um contrato único de empréstimo entre o emissor (o banco ou outra instituição financeira) e o investidor. Isto é, ao fazer o investimento, ele é registrado de forma definitiva e não pode ser alterado. 

Portanto, diferentemente de um investimento em poupança ou de um fundo de previdência social, por exemplo, o montante relativo ao primeiro aporte será a base de rentabilidade até o final da data de vencimento.

Devo fazer aportes em outro CDB? Fique de olho em mudanças nas condições de ofertas 

Quando falamos de renda fixa, existe um fator que deve ser considerado sempre ao fazer um novo aporte nessa modalidade. É o chamado risco de reinvestimento. O que ele significa?

Como o próprio nome indica, é a possibilidade das mudanças nas condições de ofertas de determinado ativo com o passar do tempo.

Por exemplo, as taxas atrativas que o título de Tesouro Direto tinha até um mês atrás podem não mais existir. Afinal, mudanças na política fiscal e nos indicadores macroeconômicos podem diminuir a remuneração e alterar a data de vencimento para um novo período não muito vantajoso para o investidor.

Assim como também é possível que aconteça o contrário: a remuneração pode aumentar e as condições ficarem mais atrativas.

Nesse sentido, apesar de um mesmo ativo de CDB não poder receber um novo aporte, novas opções podem surgir no mês seguinte: o mesmo produto, emitido pela mesma instituição, pode aparecer. Entretanto, fique de olho se as condições ainda são vantajosas para você.

A verdade é que quando se trata de renda fixa ou de renda variável, o ideal é continuamente reavaliar sua estratégia e remanejar posições quando necessário. Afinal, novas e melhores oportunidades sempre estão surgindo. 

Nesse caso, não se prender a determinado ativo e procurar sempre diversificar sua carteira de investimentos é sempre a melhor solução.

>> Aprenda como diversificar sua carteira com o vídeo do canal Investimento às Claras:

Quais produtos de renda fixa são mais interessantes para aportes mensais?

Portanto, para quem quer aprender como fazer aportes mensais no CDB, a única possibilidade é procurar produtos diferentes e diversificar a carteira.

Entretanto, o Certificado de Depósito Bancário, em virtude de geralmente pedir investimento mínimo que muitas vez gira em torno de R $5 mil e R $10 mil, não são as melhores opções para aportes mensais.

Nesse sentido, ativos que cumprem melhor esse papel, são:

  • Fundo de previdência privada: produto bancário com o objetivo de financiar a aposentadoria do investidor;
  • Tesouro Selic: título emitido pelo Tesouro Nacional com rentabilidade indexada à Taxa Básica de Juros.
  • Fundos Imobiliários (FIIS): ativo de renda variável indexado a imóveis e recebíveis imobiliários.
  • Ações: opção mais famosa da renda variável que consiste em cotas patrimoniais de empresas com capital aberto.

Sim, até mesmo os ativos de renda variável são melhores opções para aportes mensais. Afinal, se você fez uma análise fundamentalista (avaliação dos indicadores de performance da empresa) de uma dessas opções e confia nelas no longo prazo, tanto as ações quanto os FIIs podem gerar, além da rentabilidade, o pagamento de dividendos cada vez mais volumosos à medida que você investe.

>> Quer conhecer quatro passos simples para começar a investir em ações? Confira o vídeo exclusivo do Investimento às Claras!

Aprenda mais sobre CDB e o mercado financeiro

Gostou do conteúdo? Respondemos todas as suas dúvidas sobre como fazer aportes mensais no CDB?

Se você deseja entender mais sobre esse ativo como também tudo sobre renda fixa e variável, a Escola de Investimentos da Xpeed pode te ajudar. 

Ela oferece cursos que vão te ensinar tudo sobre mercado financeiro e te guiar para trilhar o melhor caminho possível no mundo dos investimentos de acordo com seu perfil. Não perca tempo e adquira mais conhecimento em busca da sua liberdade financeira!

>> Conheça o curso sobre renda fixa da Xpeed e aumente seus conhecimentos sobre CDB e outros ativos:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

 

Redação

>>> Newsletter

Informações, novidades e conteúdos exclusivos diretamente no seu e-mail.