Guia prático: como fazer pequenos investimentos na bolsa de valores?

Investir está ficando cada vez mais acessível com o passar dos anos. Prova disso é que em agosto de 2021 a Bolsa de Valores do Brasil (B3) divulgou um aumento de 43% de investidores, frente a 2020.

Mesmo com essa alta, muitas pessoas ainda têm receio de investir na bolsa de valores. Isso acontece, especialmente, porque muitos creem que essa prática exige um grande capital. Mas, você sabia que tem como fazer pequenos investimentos na bolsa de valores?

Isso mesmo! É possível, sim, investir pouco dinheiro na renda variável.

Para te provar, preparamos um conteúdo completo sobre como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro. Além disso, te diremos quais as melhores opções de aplicação.

Continue a leitura para aprender tudo sobre o tema!

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores funciona como um ambiente onde negociações de compra e venda de ativos podem acontecer. Nela, tanto quem investe quanto quem está vendendo tem a certeza de que a transação irá performar de maneira segura.

Quando se pensa em bolsa de valores, logo vem a imagem de um ambiente caótico como nos filmes que mostram as transações em Wall Street. Mas faz um bom tempo que não é mais assim. No Brasil, desde 2005, todas as operações passaram para o online.

Essa mudança facilitou o acesso aos investimentos de renda variável. Assim como democratizou a informação sobre como fazer pequenos investimentos na bolsa de valores.

Qual o valor mínimo para investir na bolsa?

As dúvidas de quem quer começar a investir em renda variável são muitas. Afinal, para entrar preparado nesse mercado é preciso estar atento a algumas questões como:

  • quanto está disposto a investir;
  • variações do mercado;
  • inflação;
  • quais ações e ativos valem mais a pena;
  • mercado comum ou fracionário.

Para saber qual o valor mínimo para investir na bolsa, você deve analisar em quais ativos irá investir e em qual tipo de mercado. Investimentos com pouco dinheiro são mais prováveis no mercado fracionário.

No mercado comum as ações são vendidas por lotes e a regra é que em cada lote possua no mínimo 100 ações. Essa quantidade acaba deixando o valor do investimento um pouco mais alto.

Por exemplo: João quer comprar ações que valem 30 reais no mercado comum. Ele terá que aplicar três mil reais para concluir a transação.

Já no mercado fracionário isso não acontece. O investidor pode alocar de uma a 99 ações de maneira isolada. Ou seja, se João quiser comprar apenas uma ação por 30 reais, esse é o valor que ele irá aplicar.

Entendendo que não existe um valor mínimo para aplicar na bolsa, chegou a hora de aprender como fazer pequenos investimentos na bolsa de valores. Continue a leitura para não perder nada!

Como fazer pequenos investimentos na Bolsa de Valores do Brasil? Passo a passo

Para aprender como fazer pequenos investimentos na bolsa de valores é preciso seguir alguns passos. Eles vão te ajudar a entrar no mundo dos investimentos de renda variável.

Esse tipo de investimento tem retorno baseado nas variações da Bovespa. É importante citar que como irá investir com pouco dinheiro, a melhor opção é aplicar para médio ou longo prazo.

O motivo é que com as variações, caso pense no curto prazo, é possível que não tenha tanto retorno. Para não ficar perdido, acompanhe abaixo o passo a passo de como investir na bolsa de valores com pouco dinheiro.

1- Se organize financeiramente

A primeira dica é também uma das mais importantes! É imprescindível que sua vida financeira esteja organizada para começar a investir.

O sucesso do investimento é a constância, e sem organização financeira é muito mais fácil se desviar do foco. Portanto, é essencial ter toda sua vida financeira detalhada.

Anotar suas entradas e gastos é um método para visualizar mais claramente para onde seu dinheiro vai. Conferiu? Agora se faça as seguintes perguntas:

  • seus gastos estão ultrapassando as entradas?
  • o que você pode fazer para controlar melhor seu dinheiro?

Para a sua sorte, nós, da Xpeed School, temos um conteúdo perfeito sobre a metodologia das caixas e torneiras. Assista ao vídeo “Aprenda a controlar seu dinheiro, e faça do equilíbrio financeiro uma constante na sua vida.

2- Defina os objetivos para o investimento

O segundo passo para não se perder na missão é: definir seus objetivos. O que te impulsionou a investir?

Essa pergunta precisa estar na sua mente para decidir onde e por quanto tempo irá aplicar seu dinheiro. Caso tenha várias metas financeiras, é importante separá-las, pois elas podem ter diferentes prazos de conclusão.

3- Tenha uma conta em corretora

Agora que se organizou financeiramente e já tem seus objetivos traçados é hora do último passo: abrir conta em uma corretora de investimentos. Dentro do mercado financeiro só é possível fazer transações com o intermédio de corretoras ou bancos.

Nessa etapa, é importante que sua escolha seja baseada no tipo de investidor que você é. No mercado financeiro existem três tipos:

  • conservador;
  • moderado;
  • agressivo.

Caso sua preferência seja em investimentos de renda variável, você se enquadra no tipo agressivo. Os tipos conservador e moderado tem uma preferência por renda fixa, porém o moderado gosta também de investir na variável.

>>> Quer saber qual é a melhor corretora para você? Confira o post: “Como escolher uma corretora de investimentos? GUIA”.

Como investir na bolsa de valores? Alternativas para quem tem pouco dinheiro

Conferiu os primeiros passos de como fazer pequenos investimentos na bolsa de valores? Agora chegou o momento de saber em quais ativos é melhor aplicar com pouco dinheiro.

Ações

A primeira opção pode ser considerada também a mais famosa quando o assunto é investimentos em renda variável. Investir em ações com pouco dinheiro é sim muito possível.

Isso porque elas não possuem um preço fixo e são afetadas pelas variações do mercado. Portanto uma ação que hoje pode estar com um preço além do que pode pagar, amanhã já pode ter desvalorizado.

Ao aplicar em ações é preciso estudar, avaliar o mercado e também quais acontecimentos externos podem afetar seus investimentos. Muita atenção a isso para não ficar no prejuízo!

Fundos de investimento

A segunda alternativa para investir na bolsa de valores com pouco dinheiro é aplicar nos fundos de investimento. Para quem está começando no mercado eles são uma ótima opção.

Para fazer parte desse universo, assista ao vídeo abaixo e aprenda tudo sobre os fundos de investimento. Aperte o play para dar o start!

Gostou de saber como fazer pequenos investimentos na bolsa de valores? Conquiste mais conhecimento e sucesso nas suas aplicações com o E-book: “Guia da bolsa para investidores”

Adquira gratuitamente clicando no banner aqui embaixo!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img