Como funciona o buy and hold? Veja como usar essa estratégia

Se você quer ter sucesso no mundo dos investimentos, precisa de uma estratégia bem traçada e, mais do que isso, diversificar suas aplicações. Por isso é importante conhecer cada uma das alternativas que o mercado oferece, seja a curto, médio e longo prazos. Saber a hora de comprar e vender ativos é fundamental para o investidor, principalmente para quem aplica pensando no futuro. Mas como funciona o buy and hold?  

Separamos a seguir alguns pontos importantes para você ficar por dentro desse método, além de dicas valiosas que vão ajudar a tomar a decisão mais acertada. Vamos lá?

O que é buy and hold?

O buy and hold é um método de investimento em ações e um dos mais utilizados pelos investidores. Com ele você faz a compra de um ativo pensando em vender no longo prazo, acumulando os lucros que o papel pode ter ao longo dos anos.

O termo traduzido é “comprar e segurar”, ou seja, estabelece de forma clara o que deve ser feito. Esse tipo de estratégia é muito conhecido no mercado financeiro e utilizado por investidores famosos, como Warren Buffett. O americano defende a ideia de que esse é o melhor método para colher bons resultados, podendo se tornar efetivamente sócio das empresas e crescer com seus lucros. 

Como funciona o buy and hold?

Embora pareça simples, você precisa levar em conta uma série de coisas para ter sucesso com essa estratégia. Uma delas é conhecer a fundo a empresa que você pretende investir antes de efetivamente fazer a aplicação. 

Os investidores costumam fazer uma avaliação conhecida como análise fundamentalista. Na prática, é preciso levar em conta questões como resultados financeiros, balanços, investimentos, gestão e melhorias estratégicas em seu setor de atuação. Só assim você vai ser capaz de avaliar se a empresa tem uma boa perspectiva de lucrar lá na frente. 

Portanto, o buy and hold consiste em focar nos retornos que as empresas podem dar no longo prazo. Assim você se expõe menos à volatilidade do Ibovespa, correndo menos riscos do que aqueles que procuram por resultados no curto prazo.

Entenda muito mais sobre o buy and hold neste vídeo da Rico:

 

Dicas para fazer buy and hold

Uma das principais dicas para utilizar esse método nos investimentos é fazer aportes mensais. Assim você constrói um preço médio mais justo e acumula mais papéis ao longo dos anos. Com isso, a chance de ter um resultado melhor é mais alta. Porém, se você for uma pessoa mais ativa no mercado, pode esperar por um momento de baixa para fazer o investimento. 

Outra dica valiosa é ficar de olho em empresas reconhecidas e consideradas as mais importantes da Bolsa. Elas são chamadas pelo mercado de “blue chips”, termo que vem do pôquer para designar as fichas mais valiosas. No caso do Brasil, por exemplo, a Petrobrás é considerada uma dessas companhias. Isso porque ela está há muito tempo no mercado e, apesar das oscilações, no longo prazo sempre mostrou um bom desempenho. 

Além disso, é importante observar alguns indicadores relevantes que mostram efetivamente o desempenho das empresas na prática. Um deles é o ROE, que calcula o retorno sobre o patrimônio líquido. Ele é feito pela divisão do lucro dos últimos 12 meses sobre o patrimônio líquido da empresa. O resultado mostra o desempenho da companhia, sinalizando se ela está acima ou abaixo da performance do seu mercado de atuação. 

Um outro fator para levar em conta é o dividend yield. Com ele você sabe qual é o rendimento da ação por meio do pagamento dos dividendos, ou seja, a distribuição dos lucros para os acionistas. Vale lembrar que nem todas as empresas contam com esse benefício para os sócios. Portanto, cabe a você decidir se vale a pena virar acionista de uma companhia que não possui esse tipo de benefício. 

A estratégia buy and hold é boa?

Essa é considerada uma das estratégias que traz maior resultado para o investidor. Porém, isso vai depender do seu perfil de investimento. Há quem prefira balancear a carteira com ativos fixos de longo prazo e outros mais versáteis para curto prazo. Entretanto, essa é uma estratégia extremamente pessoal. 

Uma das vantagens de quem escolhe pelo buy and hold é o custo por operação. Por ter uma frequência menor na compra e venda de papéis, o investidor tende a economizar com a cobrança de taxas de corretagem

Outro ponto forte desse método é a menor exposição de mercado e, consequentemente, o risco de investimento proporcional. Por “segurar” os papéis por mais tempo, você não corre risco de sofrer com a volatilidade do mercado. 

Quem escolhe por essa estratégia tem que ter também bastante paciência e confiança na empresa escolhida. Isso porque, algumas vezes, a companhia pode ser impactada com notícias momentâneas do seu setor, mas que não prejudicam o desempenho no longo prazo.

Quais os cuidados que o “buy and holder” deve ter?

Diferente do day trade, quando você corre um risco maior diariamente, o holder precisa também ter alguns cuidados. O principal deles é não se deixar levar pelas oscilações mais bruscas que podem acontecer eventualmente. Nesse caso, é importante ter frieza e não vender os papéis. Lembre sempre que a sua estratégia é de longo prazo, portanto uma notícia ruim não deve impactar o resultado lá na frente. 

Outro cuidado importante é sempre ficar de olho nos resultados divulgados pela empresa. Caso ela esteja estagnada há um bom tempo ou você identifique perda de indicadores como o ROE, ligue o sinal de alerta. Acompanhe de perto e, se julgar necessário, venda e aplique em outra companhia que lhe agrade mais. 

Investir, sobretudo, é uma tarefa de paciência e muito estudo. Por isso é importante você se informar, estabelecer metas e ficar por dentro de tudo que acontece com as empresas que você investe. Aproveite: confira o curso Aprenda a Investir na Bolsa de Valores e fique por dentro de tudo que acontece no mercado de renda variável!

Aprenda a investir na bolsa de valores

Continue Aprendendo

spot_img