Como investir em ações na Clear? Guia completo com seis passos práticos 

Saber como investir em ações na Clear é se aprofundar no mundo renda variável, uma modalidade de investimento com diversas oscilações, porém com ganhos significativos a longo prazo.

De acordo com a B3, o volume de negócios diários em compras de ações subiu 26% em relação ao mesmo período de 2020, totalizando um rendimento de R$14 bilhões. Nesse contexto, a Clear faz parte dessa relação.

Pertencente ao grupo XP Investimentos, a Clear é uma das maiores empresas do ramo, pois se destaca por sua alta facilidade de negociações. Além do mais, é uma das primeiras a disponibilizar taxa zero de corretagem em operações de compra e venda de ativos.

Mas até que ponto ela é confiável? E o investimento na plataforma é fácil? Neste artigo vamos mostrar o passo a passo para você saber como investir em ações na Clear e ter o seu dinheiro sempre em expansão.

O que significa investir em ações?

Antes de explicarmos como investir em ações na Clear, vamos entender o conceito. Investir em ações significa comprar frações de uma ou de mais empresas, onde o investidor se torna sócio de uma parte de um ou mais empreendimentos.

Existem diversos tipos de investimentos, sendo a compra de ações a mais tradicional, em que o negociante investe na valorização da ação para vendê-la futuramente e obter rendimento considerável.

Mas quanto menor o risco, maior o potencial de ganho? 

Depende. Neste ramo é muito comum que os investimentos mais seguros sejam os menos lucrativos, enquanto os mais arriscados geram maior rentabilidade por conta das oscilações, mas o mercado pode agir de forma contrária. 

Por que comprar ações?

Comprar ações pode ser um processo vantajoso, pois quando se compra ativos, você se torna sócio de uma empresa listada na bolsa de valores. 

Logo, ao entrar ou sair da sociedade, o investidor não passa por burocracias de mudanças de contratos, pois tudo é feito em poucos cliques, o que não acontece durante a compra e venda direta de um imóvel diretamente. 

Quem é Clear?

Desenvolvida em 2012 por um seleto grupo de empreendedores do mundo dos investimentos eletrônicos, a Clear Corretora se tornou em pouco tempo líder no mercado. Não é à toa que em 2014 já contava com 100% de ações adquiridas pela XP Inc

Desde então, milhões de reais foram investidos em infraestrutura e sistemas, linhas de negócio, distribuição de ativos de renda fixa e plataformas de negociação.

Que tipos de ações são negociados na Clear?

O processo de compra da Clear é simples por dois motivos: 100% online e sem a necessidade de consultar um corretor. Após a aprovação da conta e transferência do dinheiro do banco para a corretora, é possível escolher entre os seguintes ativos:

Quer‌ ‌dar‌ ‌os‌ ‌primeiros‌ ‌passos‌ ‌no‌ ‌mundo‌ ‌dos‌ ‌investimentos?‌

‌Aproveite‌ ‌o‌ ‌nosso‌ ‌curso‌ ‌com‌ ‌materiais‌ ‌exclusivos‌ ‌pra‌ ‌você‌ ‌

Botão Quero Dar Meus Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos

Como investir em ações na Clear?

Confira, de maneira prática e fácil, como apostar em ações na plataforma:

1. Abra sua conta

Em primeiro lugar, você deve informar seus dados seus bancários, em que serão pedidos nome completo, CPF, e-mail, endereço, entre outros dados importantes. 

Depois dessa etapa, será necessário preencher um formulário para que a Clear faça sua análise de risco. Lembre-se de que todo o procedimento é feito 100% digital.

2. Faça a transferência da conta

Após a confirmação dos dados por e-mail, você precisará realizar a transferência do dinheiro para a conta de acordo com as instruções pedidas pela Clear. A TED será feita para a conta de mesma titularidade fornecida pela empresa.

3. Acesse o Pit de Negociação 

Conhecido como Pit de Negociação, o Home Broker da Clear é didático e de fácil acessibilidade para efetuar todas as operações. Assim, você faz o login por meio do seu CPF, senha e data de nascimento. Neste momento, escolha entre o home broker antigo ou o Pit de Negociações, o mais atual e moderno, o qual recomendamos para o seu uso interno.

Então você será redirecionado para o menu principal onde constará informações sobre seus ativos, caso já possua algum, e o crescimento do seu patrimônio.

4. Escolha a opção Swing Trade

O Swing Trade é uma operação que acontece na bolsa de valores em que o especulador monta alternativas visando encerrá-las a curto prazo, na maioria das vezes entre 3 e 6 dias.

O trader que opera por esse método toma decisões utilizando uma análise gráfica, fundamentalista ou mista. Na prática, esse método envolve menso riscos que o day trade já que existe um tempo maior para visualizar as oscilações. 

5. Selecione as ações desejadas

Nesta etapa, o primeiro ativo que aparecerá é o índice Ibovespa. Mesmo assim, você poderá clicar no ícone (+) para adicionar outros tipos de ações que pretende negociar, de acordo com o código de origem.

6. Emita a ordem de compra

Nesta última fase você fará da seguinte maneira:

  • ao adicionar as ações preferidas para a compra, confira os preços negociáveis e as variações em percentual no dia;
  • clique sobre ação e emita ordem de compra na boleta de compra;
  • insira a quantidade de ações e o preço limite de compra para o sistema mostrar o valor de ordem e o poder de compra;
  • informe sua assinatura eletrônica, fornecida pela empresa por e-mail para emitir a ordem;
  • um vendedor vai agir no preço que você emitiu na ordem para mostrar que sua compra foi realizada corretamente;
  • ao aparecer “ordem executada”, o procedimento será finalizado e as ações surgirão sob sua responsabilidade na hora.

Como investir em ações na Clear? Conclusão

Percebeu como é fácil investir na Clear? Esse percurso pode lhe oferecer bons rendimentos de acordo com suas escolhas. Mas apesar de ser um tipo de investimento fácil, é fundamental conhecer boas estratégias de negociações.

E aqui vai uma dica poderosa: conheça o curso Diversificação de Carteira e Gerenciamento de Risco, do professor de finanças Marcos Piellusch. Altamente didático, você aprenderá a construir uma carteira eficiente e com riscos controlados. Ou seja, um treinamento fundamental não apenas para você investir em Clear, mas para ampliar sua visão sobre negócios e apostar em outros tipos de ações.

Invista na sua independência financeira. Este é o momento!

Aprenda a investir na bolsa de valores de um jeito prático e fácil

Botão Quero Aprender a Investir na Bolsa de Valores

 

Continue Aprendendo

spot_img