Como investir no mercado fracionário? Entre na bolsa com pouco dinheiro

Você é daqueles que pensam que para investir em ações é preciso ter muito dinheiro? Pois hoje vamos provar que isso não é verdade, mostrando como investir no mercado fracionário. Assim, você também poderá entrar neste meio e aproveitar todas as oportunidades que ele oferece.

Recentemente, a B3 (Bolsa de Valores brasileira) alcançou a marca de 4 milhões de contas de Pessoas Físicas. Além disso, o balanço trimestral divulgado pela plataforma, com dados que vão até setembro de 2021, mostra um crescimento de 26% no número de investidores em ações, comparado ao mesmo período de 2020.

Mesmo que não tenha um grande capital à sua disposição, você pode, sim, aplicar o seu dinheiro em papéis de empresas e ter acesso aos mesmos benefícios que os grandes investidores. Basta comprar ações avulsas, ao invés de um lote inteiro.

Ou seja, estamos falando de dois tipos de mercado, o fracionário, que permite a compra e venda de frações de lotes de ações, e o integral, no qual só é possível negociar um lote padrão, que normalmente é composto por 100 ações.

Neste post, explicamos o que é e como investir no mercado fracionário. Então, se prepare, pois você está prestes a ter mais uma opção de aplicação para fazer o seu dinheiro render mais!

O que é mercado fracionário?

Enquanto no mercado regular de ações, só é possível investir comprando lotes de 100 unidades, o mercado fracionário possibilita a compra avulsa. Ou seja, ao invés de adquirir um lote inteiro, o investidor pode comprar quantas ações desejar.

Na prática, isso permite que quem está começando nesse meio, possa entrar com um valor reduzido e experimentar o mercado. Além disso, abre as portas para quem não tem muito dinheiro disponível, mas, ainda assim, quer começar a investir.

Vale destacar que as ações compradas em ambos são as mesmas. A diferença se dá por conta da cota mínima, que no mercado integral só se vende em lotes, e no fracionário é possível adquirir por unidade; e na liquidez, que neste último é menor, uma vez que seu volume de compra e venda é reduzido em relação ao primeiro.

Qual é a diferença entre lote integral e lote fracionário no mercado de ações?

O lote integral, comercializado no mercado regular de ações, possui uma cota mínima para compra e venda, geralmente fixada em 100 ações. Isso significa que, não é possível comprar menos que isso. Logo, para investir mais, é preciso comprar sempre em múltiplos de 100.

Já o lote fracionário, presente no mercado fracionário, permite a compra e venda de uma fração do lote integral. Ou seja, é possível adquirir os papéis de forma avulsa, entre 1 e 99 unidades.

Ficou interessando? Então, neste momento você deve estar se perguntando: “afinal, como investir no mercado fracionário?” Calma, pois a gente te explica tudo direitinho a seguir!

Como investir no mercado fracionário?

Não precisa se preocupar, achando que fazer esse tipo de aplicação é algo complicado. Você verá que investir no mercado fracionário é muito semelhante à compra de ações no mercado integral.

Primeiramente, você precisará ter uma conta em uma boa corretora de valores.

Aqui é muito importante prestar atenção à taxa de corretagem cobrada por operação, pois, se o objetivo é começar a investir com pouco dinheiro, você não vai querer pagar uma taxa alta, não é mesmo?

Neste caso, uma ótima opção é a Clear, a primeira corretora do Brasil a zerar a taxa de corretagem, democratizando o acesso ao mundo dos investimentos para todos os perfis de investidores.

Investindo no mercado fracionário na prática

Após criar a sua conta e fazer o seu primeiro depósito, você estará pronto para começar a investir, comprando suas ações fracionadas.

Mas, antes de qualquer coisa, pesquise sobre a empresa na qual deseja investir e faça uma análise fundamentalista, a fim de se certificar de que está fazendo um bom negócio.

Para operar no mercado fracionário, basta adicionar a letra “F” ao ticker da ação, — que é o código que a representa —, por exemplo, o ticker da Petrobras é PETR4. Logo, se você deseja comprar uma fração de um lote de ações da Petrobras, basta pesquisar em seu home broker por PETR4F.

Para descobrir qual é o ticker referente a ação que você deseja comprar, basta pesquisar pela empresa na seção “Empresas Listadas”, no site da B3.

Após isso, você só precisa definir o número de ações que deseja adquirir e enviar a ordem. Pronto! Você acaba de investir no mercado fracionário. Simples, concorda?

Para saber mais sobre como funciona o mercado fracionário, confira o vídeo que nossa musa dos investimentos, Clara Sodré, gravou sobre o assunto:

Viu como é fácil investir no mercado fracionário, mesmo com pouco dinheiro?

O mercado fracionário possibilita aos investidores comprar ações fracionadas, ou seja, eles podem adquirir um número menor de ações do que o lote padrão, que geralmente é de 100 papéis.

Isso possibilita que pessoas que querem investir em ações, mas não tem dinheiro para comprar um lote inteiro, entrem neste mercado adquirindo uma fração do lote.

É importante lembrar que a liquidez no mercado fracionário é menor em relação ao mercado regular. Logo, caso decida vender seus papéis, esteja ciente de que pode levar mais tempo. Porém, se o seu objetivo é um investimento de longo prazo, isso não será um problema.

Quer aprender mais sobre o mercado de ações? Então, conheça nosso curso: Aprenda a investir na bolsa de valores. Por meio dele, você aprende dos conceitos mais básicos até como analisar ações e encontrar boas oportunidades de investimento.

Você não vai querer perder esta oportunidade, não é mesmo? Então, clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Se você gostou deste conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares, para que eles aprendam o que é e como investir no mercado fracionário.

Continue Aprendendo

spot_img