blog >>> Planejamento

Como me preparar bem para a Black Friday

por Redação Xpeed 13/11/2020

O mês de novembro está na metade e, com isso, muita gente já está se perguntando: “como me preparar bem para a Black Friday?”.

A data acontece na última sexta-feira de novembro e é tida como o dia que inaugura a temporada de compras natalícias com significativas promoções em muitas lojas retalhistas e grandes armazéns. 

A segunda melhor data do varejo digital no ano costuma movimentar cada vez mais dinheiro entre várias vendas e compras realizadas.

É uma grande oportunidade não só para os varejistas lucrarem mais, bem como para os consumidores conseguirem materiais muito mais em conta para o fim de ano.

Dessa forma, a equipe Xpeed abordará algumas dicas e indicações de como se organizar melhor financeiramente para essa data, de modo que não sofra com os gastos excessivamente.

 

Estabeleça o próprio orçamento

Uma das grandes causas de as pessoas saírem no prejuízo na Black Friday é não estabelecer previamente um orçamento de acordo com a sua realidade.

Sem uma noção do quanto podemos e devemos gastar com o que temos em conta nesse momento, fica muito mais complicado manter um bom estado financeiro após a data.

Por isso, veja o quanto possui em caixa e analise qual a parcela ideal possível desse valor para dedicar no que você almeja comprar durante o período dessas promoções.

Porém, cuidado: o estudo de cenário para definir o seu orçamento não se atem somente ao quanto tem em conta.

É muito importante lembrar que outras despesas também entram em cena no fim de ano, como férias, presentes de Natal, viagens e, dependendo da sua realidade, até material escolar para o início do próximo ano e IPTU.

Portanto, saber o limite dos seus gastos é um bom começo para um dia de compras sem arrependimentos.

Tente gastar apenas com o essencial sob muita responsabilidade!

 

Pesquise e compare preços com antecedência

Muitas pessoas podem pensar que pesquisar e comparar preços no dia exato da Black Friday é o suficiente, mas se engana quem acredita nisso.

Para se certificar de que não está pagando “a metade do dobro”, ou seja aquele valor promocional que é enganação, pesquise sobre os produtos e serviços que pretende adquirir dias ou semanas antes da data.

Organização Black Friday

Primeiro, faça uma lista do que deseja e precisa comprar. Em seguida, anote e compare os preços numa tabela ou site dedicado a isso, como o zoom.com.br.

Assim, você terá muito mais segurança de que fará a escolha certa no momento da compra, obtendo somente o indispensável e não caindo em ciladas.

 

Analise a fundo as marcas

Para quem está acostumado com as situações que acontecem durante a Black Friday, não é novidade alguma lembrar que certas lojas e empresas realizam promoções falsas ou aplicam golpes nos seus consumidores.

Por isso, fazer um pente fino nos lugares que você pretende adquirir seus produtos e serviços é uma tarefa que não pode ficar de fora do seu propósito nessa situação.

Então, fique de olho, suspeite de promoções absurdas e evite comprar de lojas que ofereçam depósito ou transferência bancária como forma de pagamento.

Outro modo de verificar as empresas por trás é dar uma olhada na lista divulgada anualmente pelo PROCON, Serviço de Proteção ao Consumidor, com lojas online suspeitas.

Clique aqui para acessar a lista completa e atualizada e, assim, saber quais lugares evitar durante a Black Friday. 

Portanto, se durante este período você se deparar com um site suspeito, pode entrar em contato com o PROCON e fazer uma denúncia anônima, ligando gratuitamente para o número 151.

 

Evite o cartão de crédito (pagamento parcelado)

Com o decorrer da Black Friday, dificilmente você encontrará lojas oferecendo descontos para pagamento parcelado no cartão de crédito. É melhor assim.

Então, os melhores descontos acabam sendo sempre para pagamento à vista, seja no cartão ou no boleto.

Diante disso, procure dar preferência ao pagamento por boleto para poder participar de descontos mais significativos, que ainda fique dentro do seu orçamento.

Resista ao limite alto do cartão de crédito para não adquirir novas dívidas a longo prazo e também evite pagar parcelado.

Pagamento Black Friday

 

Confirme se as compras ficaram dentro do orçamento

Conforme você for realizado as compras na data ou assim que terminar, veja se realmente conseguiu cumprir as novas aquisições dentro do orçamento pré-estabelecido.

Sempre bom dar aquela confirmada para verificar se realmente foi possível fazer compras de acordo com a nossa realidade, sem a sensação de saímos mais perdendo do que ganhando no geral.

Essa verificação no mesmo dia ajuda muito para perceber se não acabamos fazendo mais aquisições por impulso.

Caso aconteça, busque desfazer as compras em excesso imediatamente ou todo o planejamento com antecedência irá por água abaixo.

Redação Xpeed

>>> Newsletter

Informações, análises e recomendações que valem dinheiro, todos os dias no seu email.