Como operar na bolsa? 7 dicas para investir no mercado de ações

A cada dia, há mais brasileiros interessados em investir no mercado financeiro. De acordo com um levantamento da B3, divulgado em janeiro de 2022, o número de investidores pessoa física cresceu 50,6% em relação ao mesmo período de 2021.

Você faz parte deste grupo, e quer aprender como operar na bolsa, mas não sabe por onde começar? Relaxa! A gente vai te dar aquela forcinha para você começar a dar seus primeiros passos na direção certa.

Neste post, explicamos como operar na bolsa com dicas práticas e voltadas principalmente para você, que está iniciando sua jornada no mercado financeiro.

Como operar na bolsa? 7 dicas práticas para quem quer começar 

O mercado financeiro pode parecer confuso e assustador em um primeiro momento, mas, conforme você estuda e se informa, percebe que não há segredos. Tudo depende do quanto você se dedica para dominar suas práticas.

Quer aprender como operar na bolsa para se tornar um trader de sucesso? Então, confira as dicas que preparamos para você começar com o pé direito:

1. Toda trajetória de sucesso começa com muito estudo

Tenha em mente que você não irá se tornar um trader de sucesso da noite para o dia. É preciso conhecer o mercado a fundo, entender como ele funciona.

Para isso, você precisa dominar conceitos importantes, como: volatilidade, mercado financeiro, análise gráfica, tipos de operação, além, é claro, de conhecer muito bem o ativo que pretende operar na bolsa.

Além de treinar, fazer cursos, ler livros, você também pode acompanhar perfis de traders famosos nas redes sociais para pegar dicas pontuais e, aos poucos, ir aperfeiçoando seus conhecimentos.

2. Fique ligado em tudo o que acontece no mundo

Não é segredo para ninguém que o mercado financeiro é altamente influenciado pelo que acontece ao redor do mundo.

Por isso é extremamente importante acompanhar as notícias, principalmente assuntos que estiverem diretamente relacionados às empresas emissoras dos papéis que você pretende operar.

Uma crise no mercado de combustíveis, por exemplo, poderia impactar os preços de ações da Petrobras, concorda? Logo, você deve considerar esta informação ao operar ações desta empresa na bolsa.

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o vídeo abaixo, no qual a especialista em investimentos, Clara Sodré, explica tudo sobre o tema:

3. Tenha uma boa estratégia

Operar ações na bolsa, como você deve saber, vai muito além da simples compra e venda de ativos.

Se você quer ganhar dinheiro com trade, precisará, antes de tudo, ter uma boa estratégia. Isso porque saber o momento certo de entrar e sair de um ativo pode ser a diferença entre maximizar seu lucro ou sair no prejuízo.

Primeiramente, você deve saber que há diferentes formas de operar na bolsa. Dentre as mais utilizadas, temos:

  • scalping trade;
  • day trade;
  • swing trade;
  • position trade;
  • buy and hold trade.

A principal diferença está no tempo médio entre uma operação e outra. Além disso, cada uma possui suas próprias particularidades e diferentes graus de risco.

Antes de escolher, procure compreender como cada uma funciona e sempre considere seus objetivos e sua tolerância a riscos.

>>> Quer se aprofundar no assunto e saber mais sobre as diferentes formas de operar na bolsa? Confira este artigo: Conheça os principais tipos de trading e descubra qual se encaixa no seu perfil

4. Analise seu desempenho e reveja sua estratégia periodicamente

Reveja seu desempenho em tradings anteriores e observe o que poderia ter feito diferente para melhorar seus ganhos. Reavalie o gráfico, analise o momento de entrada e de saída. Isso te ajudará a operar de forma mais consciente e segura, evitando aqueles pequenos erros por impulso.

Nenhuma estratégia é tão boa que não possa melhorar, concorda? Mesmo que você venha tendo bons resultados, é importante fazer essa análise de tempo em tempo, a fim de identificar possíveis melhorias, bem como potencializar pontos fortes.

5. Comece devagar e foque em ganhar experiência

Você deve conhecer aquele ditado: “devagar e sempre”, não é mesmo? Lembre-se de que você ainda está aprendendo como operar na bolsa, portanto, tenha cautela.

Confiança em excesso pode prejudicar seu julgamento e fazer com que você se arrisque além do necessário.

Não esqueça que seu principal objetivo no início é ganhar experiência. Portanto, comece devagar, invista pouco, faça testes, aperfeiçoe sua estratégia. Assim, caso cometa erros, as perdas serão menores e o aprendizado será o mesmo.

6. Mantenha o equilíbrio emocional

Uma coisa é certa: o mercado financeiro não é brincadeira de criança.

Uma sequência de perdas é capaz de desestabilizar qualquer um, do mesmo modo que ganhos podem te deixar confiante demais. Para obter bons resultados ao operar no mercado de ações é necessário desenvolver o equilíbrio emocional.

É preciso ter resiliência para superar as perdas e autocontrole para segurar a euforia diante de ganhos. No fim das contas, o que vai te fazer ser um trader de sucesso é aprender a manter a cabeça no lugar, mesmo diante de adversidades.

Cuide bem da sua alimentação, não negligencie seu sono, desfrute dos momentos de lazer com sua família, enfim, cuide da sua saúde. Fazer acompanhamento psicológico também pode ser uma ótima opção para aprender a lidar com o estresse e com a pressão do dia a dia.

7. Escolha uma boa corretora

Pode não parecer, mas a escolha da corretora tem um impacto significativo na forma como você opera na bolsa e, consequentemente, em seus resultados.

Considere todos os custos envolvidos, afinal, quanto maiores as taxas, menor será o seu lucro. Verifique também a qualidade do suporte e das ferramentas disponibilizadas para os clientes. Quanto mais ágil for o home broker, por exemplo, melhor poderá ser o seu desempenho nos tradings.

Dentre as melhores corretoras do mercado atualmente, estão: XP Investimentos, Rico e Clear. Analise e compare as opções para uma escolha segura e consciente.

Tudo certo para começar a operar na bolsa como um trader de sucesso?

Você não irá aprender como operar na bolsa de uma hora para outra. É preciso muito estudo e dedicação para desenvolver uma boa estratégia, capaz de gerar bons resultados.

O importante é continuar estudando e se aperfeiçoando e, seguindo essas dicas, você já estará no caminho certo!

Quer se aprofundar ainda mais neste universo e aprender com quem entende muito sobre o assunto? Então, conheça o curso: Tudo que aprendi em 12 anos de day trade, ministrado por André Moraes, Analista de Investimentos da Rico, que compartilha todo o aprendizado de sua longa jornada investindo na bolsa.

Aprenda a operar no mercado de ações com conteúdos super didáticos, que vão do básico ao avançado. É só clicar no banner abaixo e se inscrever!

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img