Como preparar o imposto de renda em 2023?

Entenda o que mudou no imposto de renda em 2023 e veja dicas para preparar com antecedência a sua declaração anual!

Se você vai declarar o imposto de renda em 2023, leia este texto até o final e saiba quais foram as mudanças já implementadas e quais ainda estão em discussão e aprovação do governo brasileiro.

A ideia é ajudar você a se adiantar e não fazer parte da maioria das pessoas que só  se prepara para a declaração nos meses de fevereiro e março.

Quanto antes aprender como preparar documentos para imposto de renda é melhor: evitam-se erros, esquecimentos e dúvidas ao longo do processo.

Continue a leitura e entenda como funciona a declaração anual, o novo cálculo do imposto de renda e outras mudanças realizadas.

Quando começa a ser preparado o imposto de renda de 2023?

O seu imposto de renda de 2023 começou a ser preparado no dia 01/01/2022, sabia? Isso mesmo, no primeiro dia do ano-calendário, enquanto o ano de 2023 é o ano de exercício.

Isso parece confuso, mas é bem simples.

O ano-calendário é o ano no qual as informações se baseiam e o ano de exercício é o ano em que você produz uma declaração. Ou seja, em 2023 você realiza a declaração do imposto de renda de 2022.

É sempre assim, o imposto de renda (IRPF – Imposto de Renda da Pessoa Física) tem essa forma de apresentação:

  • IR 20/21;
  • IR 19/20;
  • IR 18/19;
  • e assim por diante.

Como já se pode imaginar, o ano menor é o ano-calendário e o maior é o ano do exercício.

Portanto, o preenchimento da declaração começou no primeiro dia do ano-calendário, pois é de lá que todas as informações são fornecidas.

Por que começar cedo é importante?

Pensar cedo no seu IRFP 2023 é importante pelo fato de que todas as informações que você precisará declarar são capturadas muito tempo antes de você preencher uma declaração.

Vamos imaginar algumas hipóteses:

  • Demissão em 2021: com recebimento das verbas demissionais em janeiro de 2022. Neste caso, você precisa de um informe de tecnologia da empresa na qual você já não trabalha para completar a sua declaração;
  • Troca de carro em 2022: você precisa dos dados da venda do antigo e da compra do carro novo para lançar na sua declaração de imposto de renda de 2023. Por sinal, você guardou cópias dos recibos?;
  • Pagamentos a médicos e outros profissionais que sejam dedutíveis: você guardou os recibos? Esses pagamentos são dedutíveis apenas se você puder comprovar e tiver os dados do profissional, como o CPF ou o CNPJ. Para isso, você necessita dos comprovantes;
  • Os profissionais liberais (aqueles livres para exercer sua profissão após ter concluído a graduação ou um curso técnico) precisam se preocupar em preencher o Livro Caixa do Carnê-Leão. Assim, pode deduzir uma série de despesas referentes à sua prestação de serviços e isso deve ser feito mês a mês, com o pagamento do respectivo DARF mensal.

Por que é importante pensar cedo no Imposto de Renda 2023?

Todas as informações que você utiliza são capturadas muito tempo antes de você preencher uma declaração!

Veja mais algumas situações 

Por exemplo, no mês passado, uma cliente ligou perguntando como fazer para inscrever-se como filha na universidade.

É isso mesmo que você leu, uma forma de inscrição na universidade do seu filho pode fazer bastante diferença no seu imposto de renda!

Imagine a seguinte situação:

O filho ou filha do qual estamos falando é fruto de um casamento ou qualquer outra relação que já não existe mais. Ou seja:

  • foi feita uma separação, divórcio ou outra formalização do fim da relação em que uma das partes ficou obrigada a pagar para a outra parte uma pensão alimentícia;
  • há um rendimento sendo pago para o filho ou filha e que cai diretamente na conta corrente dele (filho). Portanto, ele fará declaração em separado.

Dessa forma, não será seu dependente.

Isso porque se você o incluir como dependente para abater das suas rendas terá que incluir os prováveis ​​que ele tem e isso vai piorar a sua situação, o aumento do seu imposto.

Isto posto, ele declara em separado e lança como despesas de educação, médicos e outras declarações dele.

Você não pode lançar para abater, porque ele não é seu dependente.

Dica: entenda o novo imposto de renda de 2023

Os contribuintes devem, diariamente, manter os olhos abertos a tudo que pode ser útil para sua declaração no próximo ano e se preocupar em coletar os dados e os comprovantes regularmente.

Se você não entende o que deve ou não ser lançado na declaração, como você vai economizar no imposto?

É por isso que é importante saber o que está ocorrendo na sua declaração de imposto de renda, seja você quem a preenche ou não.

Por exemplo, há novas regras do imposto de renda que estão valendo desde o ano passado:

  • declaração pré-preenchida: a Receita Federal disponibilizou uma solução digital para descomplicar o preenchimento do Imposto de Renda para quem possui conta no gov.br com nível ouro ou prata;
  • pix: o contribuinte pode pagar o DARF pelo pix e também receber sua restituição por essa forma de pagamento.

As novidades sobre o imposto de renda de 2023 podem ser acompanhadas pelo portal do Governo Federal. É de extrema importância que o contribuinte esteja atualizado sobre novas regras e verifique as mudanças publicadas pela Receita Federal.

As alterações costumam ser divulgadas entre os meses de janeiro e março.

Como será a nova tabela do imposto de renda?

Ainda em discussão, principalmente devido à troca de governo em 2023, a tabela do IRPF 2023 pode ser alterada com o objetivo de beneficiar mais contribuintes, principalmente os que ganham salários menores.

Afinal, a tabela do IR não é corrigida desde 2015 e está causando problemas a algumas pessoas. De acordo com uma pesquisa feita pela Unafisco (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), os contribuintes perderam R$149 bilhões em 2022, com uma taxa de defasagem acumulada em 134%.

Para corrigir essa discrepância nos números, algumas medidas devem ser adotadas e o novo governo divulgará quais serão as mudanças na nova tabela de imposto de renda.

Atualmente ela está assim:

Fonte: site Receita Federal

Se quiser ver a tabela atual com todos os valores discriminados, clique aqui e confira diretamente no site da Receita Federal.

< Leia também: Como saber o valor da restituição do Imposto de Renda? Passo a passo detalhado! />

Como me preparar para o imposto de renda de 2023?

Um ótimo conselho a todos os contribuintes é: tenha em casa, em uma gaveta próxima à entrada, um envelope em que você vai escrever em letras grandes “IR 2023”.

E, tudo o que vier da rua nas suas mãos, sejam cartas com informes de rendimentos que chegarão a partir de janeiro, comprovantes de médicos, compra e venda de carros que você coleta mês a mês, guarde dentro desse envelope.

Assim, quando for a hora de preencher o formulário, você terá todas as informações centralizadas em um só local.

Quase da mesma forma pode ser feita em meio digital.

Você pode criar uma pasta no seu disco virtual, no Google Drive ou no OneDrive e ir guardando dentro desta pasta todos os comprovantes.

Dessa forma, quando a hora chegar, basta abrir a pasta virtual e começar a preencher a sua declaração.

Sabendo que a falta de comprovação documental é o maior motivo de problemas com a Receita Federal, ser organizado é a melhor coisa que um contribuinte sensato pode fazer.

E fica bem mais fácil organizar quando fazemos isso desde o começo, não é mesmo?

Quais são as ações sem imposto de renda?

Outro aspecto essencial na declaração anual é saber quais são as ações sem imposto de renda para evitar preenchê-la errado.

Entenda que, todos os rendimentos da venda de ações no mercado à vista, que valem até R$20 mil/mês e não são day trade, são isentos de impostos de renda. Assim como o recebimento de dividendos.

Entendam quais são os investimentos que são isentos do IRPF 2023:

  • poupança;
  • letra de crédito imobiliário (LCI) e de crédito do agronegócio (LCA);
  • debêntures incentivadas;
  • certificado de recebível imobiliário (CRI) e de recebível de agronegócio (CRA);
  • dividendos.

Os investimentos que possuem imposto retido são, por exemplo, títulos do Tesouro Selic, opções, ETFs, entre outros.

Se quiser aprender tudo sobre o mercado financeiro e como cuidar bem das suas finanças, conheça a nossa plataforma de educação contínua com dezenas de cursos, imersões internacionais e conteúdos interativos e exclusivos.

A Multi+ funciona por meio de uma assinatura mensal e oferece muito aprendizado com professores qualificados e experientes no mercado. Saiba como ela funciona!

Continue Aprendendo

spot_img