Como reservar ações IPO? Conceito + passo a passo

Comprar e vender ações faz parte da rotina de qualquer trader e investidor mais experiente. Mas, alguma vez você já parou para pensar como as empresas vão parar na bolsa de valores? 

Uma das principais maneiras é por meio do IPO, sigla em inglês para initial public offering que, traduzindo para português, significa oferta pública inicial. Esse processo ocorre quando sócios de uma organização optam pela abertura de capital da empresa.

Mas será que essa é uma oportunidade vantajosa para os investidores? Se sim, como reservar ações IPO e como é possível lucrar com essa alternativa de investimento? Continue a leitura!

O que é um IPO de empresa?

Como falamos, IPO é a oferta pública inicial de uma empresa. Esse é o primeiro momento em que uma organização receberá novos sócios, com ofertas de ações no mercado. 

Ou seja, já que são uma companhia com capital aberto, seus papéis podem ser negociados nos pregões da bolsa de valores.

Normalmente, até que uma empresa abra capital, não é possível investir nela. E quando isso acontece, a organização passa de “limitada” (Ltda), que geralmente possui poucos sócios, para “sociedade anônima” (S/A), quando as ações são vendidas na bolsa e seus sócios tornam-se anônimos. 

Basicamente, existem dois tipos de oferta pública:

  • Oferta Pública Primária:  acontece quando a empresa decide abrir seu capital e emite novas ações para colocá-las à venda no mercado. Neste caso, a companhia é a vendedora das ações e o objetivo é arrecadar recursos;
  • Oferta Pública Secundária: chamada também de oferta subsequente ou follow-on, são as ações já existentes e que são vendidas pelos próprios cotistas ou acionistas da companhia. Ou seja, o lucro obtido com a venda, vai para o vendedor e não para a empresa, como na oferta pública primária.

>>> Quer saber mais sobre como funciona e como comprar IPO? Confira este vídeo:

Como funciona o processo de IPO?

Se você quer saber como participar de IPO, precisa entender o seu funcionamento. Como falamos, o processo de IPO ocorre quando as empresas vão estrear na bolsa de valores.

Por conta disso, pode ser mais indicado para os investidores que possuem o perfil agressivo ou arrojado, já que requer experiência e é importante que o cotista esteja familiarizado com cenários de maiores riscos.

Para que o investidor consiga reservar ações IPO, primeiramente precisa ter uma conta em corretora ou outras instituições financeiras. São essas organizações que fornecem atualizações sobre as companhias que vão abrir seu capital.

Normalmente, uma empresa faz o IPO em um momento de otimismo nos negócios, o que chama a atenção de outros investidores. 

Ainda assim, é fundamental fazer uma boa pesquisa sobre a organização, entendendo as perspectivas do negócio e o destino dos recursos captados pela oferta pública inicial.

Você sabe como investir na bolsa de valores? Confira esse guia com os principais conceitos.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Como reservar ações IPO? Passo a passo

1. Abra conta em uma corretora

Como falamos, não tem como comprar IPO sem ter conta em uma corretora (como a XP Investimentos, Clear ou Rico). Isso porque, ao sair um IPO de uma determinada empresa, por exemplo, você receberá um comunicado no Home Broker sobre a oferta da companhia pela instituição.

Uma vez que o investidor possui uma conta aberta, ele consegue transferir o capital necessário para realizar o investimento. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é essencial atentar-se ao próximo passo.

>>> Veja também: A XP Investimentos é confiável? 10 motivos para escolher a corretora

2. Estude as empresas 

É imprescindível avaliar a saúde financeira da empresa em questão, seus concorrentes, a destinação do recurso captado e as avaliações feitas por analistas profissionais de sua corretora.

Nesse momento, lembre-se de analisar o histórico e demonstrativo financeiro da companhia para ter certeza que é um bom negócio. 

Acompanhar algumas métricas do balanço financeiro como o ROE (Retorno sobre o Capital) ou o EBITDA (Earnings Before Interest Rates, Taxes, Depreciation and Amortization) podem te ajudar a avaliar as melhores opções.

Normalmente, analistas de investimentos costumam fazer relatórios informando sobre as perspectivas da organização e possibilidades de crescimento. Quanto mais próximo estiver da empresa abrir o IPO, mais comuns são essas publicações.

3. Realize o pedido de reserva

A reserva das ações ocorre antes da empresa abrir o capital. Isso porque ao comprar os papéis às vésperas do IPO, o valor costuma ser menor do que o do primeiro pregão, o que pode ser uma boa alternativa se os papéis sofrerem uma grande valorização no dia de abertura do capital. 

Entretanto, também oferece mais riscos, já que nunca foram negociadas ações dessa empresa antes. Por conta disso, ressaltamos a importância desse investimento ser feito por investidores experientes.

Mas, afinal como reservar ações IPO? O processo é mais simples do que podemos esperar. Como vimos, para participar desse tipo de investimento é necessário fazer uma reserva por meio do Home Broker.

Preenche-se o volume financeiro que deseja gastar adquirindo ativos daquela oferta, o preço máximo que deseja pagar por cada ação ou cota e se é um investidor vinculado (que possuem algum vínculo profissional com a empresa ofertante ou com as instituições financeiras participantes).

É fundamental ressaltar que, ao reservar a compra de um ativo, é preciso deixar um percentual da reserva estimada, estipulado pelo departamento de risco da corretora, como garantia. 

Esta garantia pode ser o dinheiro em conta ou até ações e títulos públicos, considerando o deságio. Além disso, é possível realizar uma reserva por CPF.

4. Acompanhe o papel

Agora que você já sabe como reservar ações IPO, deve entender como ocorre o processo de formação de preço dos papéis, ou seja, o valor de estreia do ativo na bolsa de valores.

Apenas nesse momento o investidor saberá se irá participar das ações da organização ou não. Isso porque se alguém ofereceu o teto máximo de R$ 30, mas os papéis estreiam em R$ 40, então essa pessoa fica de fora do IPO.

Por outro lado, se o investidor sugeriu acima disso, paga apenas o valor do teto, como todos os outros. A partir desse momento, as ações começam a ser negociadas na bolsa.

5. Acompanhe o mercado

Depois de realizado o IPO, inicia-se a negociação dos ativos no mercado secundário. É neste momento que as ações podem ter o preço variando para baixo ou para cima.

Agora, é a hora de acompanhar o desempenho dessas ações e da empresa, assim como você faria com qualquer outro investimento.

Investir em IPO é seguro?

Agora que você já sabe o que é e como reservar ações IPO, entende que como em qualquer investimento, existem vantagens em riscos na compra e venda de ações. E, por isso, é essencial sempre estar de olho nas oscilações do mercado e acompanhar de perto como as empresas estão rodando.

Além disso, sempre que falamos sobre investimentos, uma das principais dicas que damos para ter mais segurança é a diversificação de ativos

Isso porque, mesmo que você arrisque uma parte do seu patrimônio em uma aplicação e acabe perdendo, ainda conta com outros ativos que podem suprir essa perda, sem trazer maiores complicações financeiras.

Afinal, se o seu capital estiver bem distribuído em diferentes investimentos, há uma maior possibilidade de ter mais lucros do que prejuízos.

Ou seja, ao invés de investir todo o seu dinheiro nas ações IPO, vale a pena diversificar a carteira com outras modalidades, desde a renda fixa à variável. Essa é uma grande dica para quem deseja proteger seu patrimônio.

Se você quer saber mais sobre como fazer investimentos vantajosos para você, seja com os fundos imobiliários ou outros tipos, aqui na Xpeed temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos ainda mais.

Conheça a lógica por trás da importância da diversificação de investimentos e saiba mais sobre estratégias de alocação para montar uma carteira vencedora em nosso curso!

Campanha de um combo de cursos online sobre "Diversificar Carteira de Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img