Cursos de investimento: como funcionam e recomendações

Se você está prestes a fazer cursos de investimento ou pelo menos começar com um, mas também está na dúvida sobre vai em frente mesmo ou não, este texto é para você.

Aqui, iniciaremos pela definição de investimento, passando pelo que os cursos desse segmento te oferecem, como funcionam e ainda algumas dicas.

Então, deixe os olhos e a mente bem atentas ao conteúdo que está por vir.

 

O que é investimento

No mercado financeiro, investimento corresponde à aplicação de capital com a expectativa de um benefício futuro.

Isso acontece por meio de uma operação de compra e venda de um ativo financeiro, obviamente, com o objetivo de repor o valor de compra do ativo e obter lucro na própria operação.

Mas para esse investimento produtivo acontecer é necessário que a taxa de lucro sobre o capital supere ou iguale à taxa de juros, ou que os lucros sejam maiores ou iguais ao capital investido.

Assim, pode-se dizer que o objetivo de um investimento desse tipo é fazer que, coma ajuda do tempo, o dinheiro renda mais dinheiro, certo?

Dentro desse mundo, há basicamente 2 formas de realizarmos um investimento financeiro:

  • Investimentos em renda fixa;
  • Investimentos em renda variável.

 

Diferenciais vinculados aos cursos de investimento

Bom, neste ponto, basicamente, abordamos os motivos que devem te levar a fazer cursos sobre investimento – principalmente, para quem ainda não leva em consideração estudar sobre isso, porque acha que não precisa ou, por exemplo, ‘não é importante’.

Então, vamos lá.

Comecemos pelo ponto de que cursos de investimento são alguns dos poucos cursos em que você até pode desembolsar um valor para fazer, mas o foco está em aumentar o quanto de dinheiro você recebe – ou seja, o objetivo é te ensinar a sempre obter mais lucro do que gastos.

Porém, ganhar dinheiro por ganhar também não é suficiente.

É sempre muito mais interessante e prazeroso obter esses ganhos, de modo que possam ajudar você a realizar seus sonhos e conquistar suas metas, não é verdade?

Além disso, é muito útil para contribuir na sua segurança financeira do dia a dia.

“Como assim?”

Por exemplo, você consegue se preparar melhor ou evitar cenários de dívidas ou qualquer outra forma de prejuízo.

E não se trata só de evitar prejuízos financeiros.

Pois é bom lembrar também que situação financeira complicada resulta em piora da nossa saúde mental e física.

Isso significa que, ao aprender a investir e conquistar seu ganhos, você não está somente adquirindo saúde financeira, bem como saúde de tudo que faz parte do seu corpo.

Então, deu para entender a importância desses diferenciais e benefícios que os cursos de investimento – principalmente quando bem elaborados e de qualidade – levam para sua vida, não é mesmo?

 

Como funcionam

Os cursos de investimento têm que e costumam envolver tudo o que você precisa saber para quando for investir.

Só que a partir do momento que algo do tipo é dito, muita gente pensa que só ter conhecimento do lado técnico, como o entendimento dos principais conceitos, é e deve ser o suficiente.

Mas se engana quem pensa assim.

Isso porque investir abrange muito mais do que apenas compreender a parte técnica, sendo importante saber também sobre:

  • Cenário macroeconômico;
  • Principais ferramentas e plataformas que ajudam na hora de investir;
  • Quais as melhores estratégias para se usar no seu planejamento;
  • Como lidar com cenários adversos;
  • E por aí vai.

 

Recomendações para quem faz cursos de investimento

 

Descubra qual o seu perfil de investidor

Seja antes de fazer o curso desse setor ou mesmo de investir na prática, é muito importante entender qual o seu perfil de investidor.

Pois esse é, sim, o primeiro passo para que consiga guiar os seus estudos e os próprios investimentos da melhor forma possível.

Para que fique mais evidente, o seu perfil de investidor está ligado diretamente ao tipo de investimento que você vai operar, e isso afeta a área de estudos que você escolhe.

Mas e aí, você conhece quais são os perfis de investidor?

Para te ajudar nesse sentido, colocamos abaixo os perfis com a explicação de quais modalidades são indicadas para cada um deles:

  • Conservador: por valorizar a segurança e previsibilidade, a carteira de investimento desse perfil costuma ser composta por ativos ou fundos de renda fixa.
  • Moderado: aqui, é o investidor ‘meio termo’, já que arrisca um pouco mais que o conservador, então sua carteira pode incluir ativos que buscam mais rentabilidade (como fundos imobiliários e ações), mas boa parte dos investimentos está alocada em fundos de renda fixa.
  • Arrojado (ou agressivo): valoriza a rentabilidade e está disposto a correr mais riscos. Por isso, sua carteira costuma ser composta por ativos de renda variável, como ações, fundos imobiliários e commodities.

A Xpeed oferece um caminho, também, muito interessante para você poder chegar à conclusão de qual curso mais combina com você e o seu momento.

Para entender melhor do que estamos falando, é só clicar aqui e fazer a sua Trilha Xpeed.

 

Conheça os tipos de curso de investimento

Como já mencionado, existem tipos de operações diferentes para cada perfil de investidor, e quando se trata de cursos para aprender a investir, não poderia ser diferente.

Para se ter ideia, aqui na Xpeed, trabalhamos com algumas escolas para melhor cumprir com essa divisão, como:

  • Educação financeira: mais ligada a comportamentos e autoconhecimento;
  • Investimentos: mais relacionada aos conceitos e à prática no dia a dia;
  • Trading: mais vinculada às operações de alta liquidez (mais potencial para rendimentos mais ‘rápidos’);
  • Xpeed Pro (MBAs – profissionalizante): visa levar um conhecimento mais abrangente, que ajude você a ser um profissional da área;
  • Empreendedorismo: basicamente, auxilia você no conhecimento necessário para abrir, cuidar e manter um negócio trazendo bons retornos e sempre inovando – ou seja, se tornando destaque no mercado ou segmento.

 

Procure o número máximo de informações sobre o curso

Não só na Xpeed, bem como pelo mundo afora, existem inúmeros cursos disponíveis para aprender a investir, desde os gratuitos aos pagos.

Mas segue valendo ressaltar: nem todos eles são ideais para você.

Por isso, é muito importante, antes de fazer a decisão de compra, pesquisar por indicações e recomendações de bons cursos sobre a área que você deseja estudar.

Assim, facilita você conseguir alinhar as suas expectativas com aquilo que você realmente vai receber.

E para conseguir essa valiosas informações, basta procurar o que falam as páginas desses curso, os especialistas e, principalmente, os alunos que passaram por eles.

Se ainda não é o suficiente, vá atrás das próprias instituições que oferecem os cursos de investimento para que tire todas as dúvidas.

 

Persista no aprendizado e desenvolvimento

Como qualquer outra área, aprender a investir também exige estudo, prática e, principalmente, persistência.

Não deixe o seu conhecimento básico de início, por exemplo, ser um obstáculo na hora de continuar com o aprendizado e a prática.

Além disso, não permita a situação financeira mais limitada de momento atrapalhar esse seu caminho.

Sejam esses ou outros fatores, sempre pense que há maneiras de contornar cada situação para que os seus sonhos e metas sigam sendo realizados e conquistados!

Botão Quero Dar Meus Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos

Continue Aprendendo

spot_img