Quais os custos operacionais no Day Trade?

Investe ou pretende investir em ações? Então é hora de entender quais os custos operacionais do Day Trade. Isso porque essas taxas, que devem ser pagas para a bolsa de valores ou para as corretoras que intermedeiam as operações, têm impacto direto na rentabilidade líquida das movimentações realizadas. 

Os custos do Day Trade são divididos em três categorias de taxas. Elas são definidas em: corretagem, custódia e emolumentos. Além disso, dependendo do tipo de operação e do volume financeiro negociado no mês, há a incidência do imposto de renda. 

Quer entender melhor sobre cada um desses custos? Continue a leitura. 

Day Trade: opção para investidores arrojados 

Operar em Day Trade significa realizar uma negociação, com os mesmos papéis, do início ao fim, em um só dia. 

São operações de curtíssimo prazo que acontecem em algumas horas ou até mesmo em minutos. 

Por serem fortemente influenciadas pelas oscilações cotidianas do mercado, as operações de Day Trade demandam dedicação e habilidade do investidor. Ele deve conhecer as performances-padrão de seus ativos e saber identificar tendências de oscilação do mercado de forma certeira. 

A complexidade do movimento atrelada à volatilidade do mercado faz com que esse tipo de opção seja recomendada para investidores com perfil arrojado, que operam com alta tolerância a riscos.

Antes de seguir em frente, dê o play no vídeo abaixo para recapitular tudo o que você precisa saber sobre o investimento em ações: 

Quais os custos operacionais do Day Trade? 

A seguir, vamos falar sobre cada um dos custos operacionais envolvidos em uma operação de Day Trade. 

Corretagem

Esta taxa é cobrada pelas corretoras a cada transação de compra e venda realizada na bolsa de valores mediada pela instituição. Este valor pode ser fixo ou variável conforme o volume financeiro da transação. 

Cabe a você, no papel de investidor, avaliar suas tendências de operações. Assim, pode identificar qual o formato de taxa de corretagem é mais vantajoso. 

Se, por exemplo, for operar com altos volumes financeiros, a taxa fixa pode ser a melhor escolha. Em contrapartida, se realizar operações esporádicas e com valores menores, deve avaliar a possibilidade de cobrança por percentual em operação. 

Mas será que a taxa de corretagem é um custo indispensável para fazer movimentações na Bolsa? A resposta é não, e nós falaremos sobre isso no final deste artigo. 

Custódia

A taxa de custódia também é cobrada pelas corretoras, e tem como objetivo custear os gastos da empresa junto à Bolsa de Valores. 

Apesar de ser um custo comumente repassado ao investidor, ele não é uma taxa obrigatória. Algumas corretoras, como a Clear, a XP Investimentos e a Rico, não cobram este valor de seus clientes. 

Emolumentos

Cada transação realizada na B3 gera uma taxa fixa, chamada de emolumento. O valor desta taxa varia de acordo com:

  • tipo de operação;
  • características do investidor (se é pessoa física, membro de clubes de investimento etc) ;
  • volume financeiro investido. 

Além deste custo, popularmente conhecido como taxa de negociação, há a taxa de liquidação, igualmente cobrada sobre o valor da operação. 

Imposto de Renda

Em operações comuns com ações, a alíquota que incide sobre o ganho de capital é de 15%. No Day Trade, porém, esse percentual sobe para 20% sobre os ganhos – ou seja, o imposto é maior.

Lembrando que a forma de recolher o Imposto de Renda nas operações de day trade é a mesma das outras realizadas na bolsa. 

O Imposto de Renda que incide sobre as operações de Day Trade é recolhido mensalmente, com base nas notas de corretagem. 

Cabe a você, investidor, calcular o ganho apurado no período, o imposto correspondente e emitir um DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais).A guia deve ser paga até o último dia útil do mês seguinte.

>>> Saiba mais: Como calcular o Imposto de Renda no Day Trade

Como os custos do Day Trade impactam o rendimento dos investimentos?

A melhor maneira de entender como os custos operacionais do Day Trade impactam no rendimento dos investidores é com um exemplo. 

Suponhamos que você invista R$1.000,00 em ações. Sua taxa de corretagem é de R$100. 

Repare que, proporcionalmente, apenas a taxa de corretagem equivale a 10% do valor investido. Para compensar, sua rentabilidade deveria ser maior do que esses 10% — o que pode ser bastante difícil, dependendo do prazo e das condições da aplicação escolhida. 

Diante de uma perspectiva como essa, o melhor caminho é avaliar previamente todos os custos atrelados às operações. Dessa maneira, o trader consegue aproveitar oportunidades para rentabilizar os papéis e neutralizar algumas das taxas, reduzindo o seu impacto no lucro recebido. 

>>> Leia também: como ganhar dinheiro com Trade? 

Alternativas: corretoras com operações sem custo

Lembra quando dissemos, no início deste artigo, que a taxa de corretagem nem sempre é um custo operacional do Day Trade? Isso porque algumas empresas, como a Rico e a Clear corretora, zeraram suas taxas de corretagem. Dessa forma, tornam o processo muito mais rentável para os seus investidores. 

Confira, nas tabelas abaixo, os custos operacionais do Day Trade praticados pela Clear e pela Rico: 

taxas Rico mercado de ações

(Taxas da Rico Corretora para operações no Mercado de Ações)

taxas clear mercado de ações

(Taxas da Clear Corretora para operações no Mercado de Ações)

Torne-se um Trader Definitivo com a Xpeed

Agora você já tem em mente todos os custos operacionais do Day Trade — e sabe inclusive como evitar alguns deles. 

Nosso convite é para que você expanda seu universo de conhecimentos sobre o mercado de Trading com o nosso curso Trader Definitivo. 

Ao longo de 4 horas de aprendizado intenso com conteúdos práticos e objetivos, você aprende os principais conceitos e técnicas para se tornar um trader definitivo, incluindo caminhos para rentabilizar o seu capital e gerenciar os riscos das operações. 

As inscrições estão abertas e você pode dar o primeiro passo agora!

 

*Créditos da imagem de capa: Freepik

Continue Aprendendo

spot_img