Day trade é furada? Vale a pena ser trader? Nós respondemos!

Uma das práticas mais polêmicas do mercado, o day trade gera muita curiosidade, especialmente entre aqueles que começaram agora no mundo dos investimentos. Entre os mais experientes, porém, há alguns que defendem, mas outros que pensam que day trade é furada. O que se pode dizer, contudo, é que a prática demanda certos cuidados. 

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) analisou cerca de 20 mil traders e mostrou que, em dois anos, 92% desistiram de tentar viver com essa prática. Das pessoas que decidiram continuar, mais de 90% tiveram prejuízo. As evidências mostram que, apesar de prometer lucros rápidos, a prática nem sempre é lucrativa no longo prazo. Porém, se executada com sabedoria, pode ser uma ótima aliada do investidor. 

Preparamos esse texto para mostrar as vantagens e desvantagens dessa prática, como ela funciona e como poderia trazer bons resultados em seus investimentos. Boa leitura!

Day trade é furada? Entenda…

O day trade nada mais é do que a prática de comprar e vender um ativo – como uma ação -, no mesmo dia e na mesma quantidade. Pela velocidade que essa negociação acontece, quem escolhe por ela acaba se expondo a um risco maior. Por apostar nesse tipo de investimento, muitas pessoas afirmam que o day trade é uma furada. Confira a seguir alguns dos motivos para isso: 

Modalidade de alta performance

Uma das grandes diferenças do day trade para outros tipos de investimento é a sua alta performance. Isso significa que é preciso estar extremamente preparado para lidar com as oscilações do mercado. E mais do que isso: ter um lado racional muito equilibrado, para não deixar o emocional tomar conta de qualquer decisão. 

>>> Gerenciar riscos e ter consistência nas operações financeiras são pontos fundamentais para qualquer pessoa que deseja virar Trader. No vídeo abaixo, Ariane Campolim, que é Trader profissional, e o analista e trader Zé Rico, avaliam como essas características podem ser fundamentais no sucesso dos seus investimentos. Confira a série Full Trader e aumente ainda mais o seu conhecimento sobre o tema:  

 Especulação extremamente arriscada

Apesar de muita gente se referir ao day trade como uma estratégia de investimento, a prática é puramente especulativa. Sendo assim, é difícil considerar investimento aquilo que você compra e vende no mesmo dia. O objetivo é aproveitar as pequenas movimentações do mercado. Com isso, ao analisar alguns gráficos usando técnicas de tendência, o trader aposta em uma valorização ou queda de um ativo em um único dia. Por esse motivo, é considerada uma prática especulativa. 

Alta possibilidade de ganhos

Não existe receita mágica. Muita gente acha que vai ganhar dinheiro fácil ao começar a operar day trade, mas a verdade não é bem essa. “O Day Trade não me faz ganhar dinheiro. Ele é um meio que me permite ter ganhos, sim. Mas a minha disciplina de todos os dias é o que me faz ter as ações necessárias para que isso aconteça”, afirma a day trader profissional, Ariane Campolim, no canal da Clear Corretora no YouTube. 

Day trade é uma modalidade nova no Brasil

Por ser considerada uma modalidade nova no Brasil, o day trade ainda é muito cercado de desconfiança. Poucos cadastros de pessoas físicas são registrados na Bolsa de Valores, o que mostra um mercado ainda em crescimento. A consequência disso é um desafio grande: a falta de cursos de qualidade e informações claras sobre o tema, o que dificulta mais o conhecimento sobre o day trade. 

>>> Sabendo dessa lacuna, a Xpeed traz um curso incrível ministrado pelo Analista de Investimentos da Rico, André Moraes. Esse curso ensina técnicas para a realização de operações de day trade com ações e minicontratos e traz experiências reais vividas por Moraes em mais de 12 anos. Faça a sua inscrição clicando na imagem abaixo. Aproveite!

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

A resposta é: day trade não é furada

Apesar dos grandes desafios que essa modalidade possui, sabendo usá-la da forma correta, ela pode ser uma grande impulsionadora de resultados. Portanto, o ideal é que você estude muito, invista em conhecimento e tenha resiliência. Separamos a seguir algumas sugestões de como operar day trade de forma segura, mostrando que a técnica não é uma furada. Confira:

Tenha muito preparo técnico e emocional

O day trade é muito diferente das estratégias de longo prazo. Nem sempre você vai ganhar nas transações e, por isso, deve estar preparado para perder em algumas. No final, o que vale é o resultado geral de todas as transações que você realizou no dia ou em um determinado período. 

Por conta dessa característica, você deve se preparar emocionalmente para lidar com esses momentos. Ter frieza e disciplina para entender que faz parte do jogo é fundamental. Além disso, mais do que ter preparo mental, é preciso conhecimento técnico. Para isso, você pode contar com os cursos da Xpeed. Por exemplo, você sabe como fazer uma análise técnica?

>>> Não sente que está preparado? Aprenda a ler o mercado:  A análise técnica clássica consegue traduzir, a partir do preço, as melhores oportunidades de investimentos. Entenda os gráficos para operar em qualquer mercado com o curso “Análise Técnica Clássica”. Clique abaixo e faça já a sua inscrição. 

Botão Quero Aprender Sobre a Análise TécnicaDomine técnicas e ferramentas

Compreender algumas técnicas, conceitos e ferramentas deste mercado são fundamentais para ter sucesso. Você vai se deparar com termos muito comuns, como alavancagem, venda a descoberto, tape reading, price action e muitos outros. Por isso, o ideal é ir atrás para entender o que são e como funcionam. Você pode se aprofundar um pouco mais sobre o tema neste texto sobre day trade.  

Não opere apenas em trading

O segredo para o sucesso dos investimentos não está na aposta em um único formato. Os grandes investidores têm estratégias equilibradas. Por isso, o day trade precisa ser apenas um pilar dentro do seu planejamento. Invista seu patrimônio em outros formatos, que trazem riscos menores, como FIIs, renda fixa e outras modalidades. A diversificação é a forma mais adequada de equilibrar a sua exposição no mercado. 

>>> Por falar nisso, confira o bate-papo que especialistas financeiros discutem sobre este tema. Na série “Analistas Sem Censura”, Renato Breia, Bruce Barbosa e Marilia Fontes ensinam como diversificar os seus investimentos na medida ideal. Confira no vídeo abaixo e aumente o seu conhecimento:

Use a estratégia com moderação

Um dos maiores erros de quem investe em day trade é se dedicar 100% a essa estratégia, sem olhar de forma mais ampla para outras alternativas. Por isso, tente utilizar essa estratégia com moderação e apenas quando achar que esteja em um bom momento pra ela. Um bom investidor está atento às oportunidades que o mercado oferece. Sabe o ditado “estar no lugar certo, na hora certa”? Este é um dos grandes segredos do sucesso no mundo dos investimentos. 

Agora que você já sabe se day trade é furada ou não, que tal começar a investir em mais conhecimento para sua jornada? Faça seu controle financeiro e descubra truques úteis: tenha mais autonomia para gerir suas economias. Com o curso “Excel para Finanças”, você terá dicas com aplicação prática para usar no dia a dia. Faça a sua inscrição clicando na imagem abaixo. Aproveite!   

Campanha de um curso online sobre "Excel para Finanças: do Básico ao Avançado" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img