Quem não quer ou não precisa de dicas para poupar dinheiro, não é mesmo?
Esteja você tendo dificuldades em poupar o que recebe ou não, ter a oportunidade de melhorar nesse sentido é sempre interessante.
Ter conhecimento e colocar em prática os melhor truques para poupar dinheiro fazem parte da evolução gradativa da sua situação financeira.
Por isso, trataremos desse assunto neste texto do blog Xpeed.
Infelizmente, nem todo mundo é convencido de poupar dinheiro, pois acredita que dinheiro ‘foi feito (apenas) para gastar’.
E que assim temos mais chances de sermos felizes e por aí vai.
Porém, poupar dinheiro – ou seja, nossa saúde financeira – é parte importante do processo de nossa saúde mental, nos ajudando em momentos importantes de nossa vida.
Pensando nisso, listamos a seguir 5 motivos para poupar dinheiro:
Os gastos e compras impulsivos costumam consumir demais do nosso estado emocional, físico e mental.
Então, o dinheiro – que pensamos que está nos trazendo sensações e sentimentos positivos -, na verdade, acaba nos desgastando.
Só que quando a gente reverte esse cenário, poupando dinheiro em vez de gastá-lo compulsivamente, a saúde financeira costuma acompanhar a evolução da nossa própria saúde como um todo.
Muita gente não tem ideia disso, mas saber como economizar dinheiro costuma ser mais importante do que ganhar muito dinheiro.
Isso porque quando se sabe e consegue poupar o que recebe na prática, a sua liberdade/independência financeira fica muito mais próxima da realidade.
Aliás, esse hábito não só te ajuda a dar tranquilidade para sua vida, bem como potencializa a proporção de crescimento do seu próprio patrimônio.
E engana-se quem pensa que são necessárias medidas radicais na rotina para conseguir poupar dinheiro.
Legal, mas agora você já pode estar se perguntando: “mas como faço para poupar dinheiro?”.
Para te ajudar nesse sentido, elencamos 10 formas de poupar dinheiro que você pode usufruir a partir desta leitura!
Uma parcela significativa da população brasileira não registra (muito menos frequentemente) o que recebe e o que gasta.
Por isso, esse acaba sendo costumeiramente o primeiro passo.
Ao anotar, detalhar, aprofundar o quanto de dinheiro entre e sai do seu bolso mensalmente, isso te possibilita a ter um panorama melhor da sua situação financeira.
Assim, você consegue identificar mais efetivamente quais os pontos que podem estar te impedindo de poupar dinheiro ou, no pior dos casos, fazendo dívidas.
Portanto, não bobeie: seja numa planilha, bloco, caderno ou aplicativo, arrume um espaço e tempo para fazer esses registros financeiros frequentemente, sempre que possível.
Principalmente se você ainda não possui o costume de fazer o controle das suas finanças, a probabilidade é maior de estar gastando o mesmo tanto que recebe ou até mais.
Mesmo que esteja consumindo abaixo do quanto recebe, é capaz que ainda esteja contando com despesas supérfluas ou desnecessárias.
Então, procure identificar após o primeiro passo (citado anteriormente) em quais aspectos você está desembolsando uma quantia (seja grande ou pequena) que podem muito bem ser deixada de lado.
Fazendo isso, você perceberá rapidamente que está fazendo cortes inteligentes, o que representa uma boa economia em cada mês.
Se o seu financeiro se apresenta ainda com dívidas, então comece colocando o primeiro dos objetivos renegociar e/ou quitar essas dívidas.
Afinal, de nada adianta cortar gastos supérfluos se você mantém despesas como essas e vice-versa.
Nesse momento de definição de metas alinhadas a prazos, você saberá para e por que está poupando dinheiro.
Dependendo de cada caso, você pode começar ou possui apenas um objetivo, ou contar com mais de um.
De todo modo, não exagere na quantidade de metas, pois isso pode fazer com que suas conquistas fiquem mais difíceis do que realmente podem ser.
Portanto, pense nas principais, estabeleça um tempo (prazo) para chegar nelas, atinja-as, e depois considere novas.
Você perceberá que essa parte do controle que vira hábito facilitará a sua motivação em se manter dentro do seu planejamento.
No momento de se cortar gastos desnecessários, desembolsando menos do que ganha, o cartão de crédito também deve ser escanteado.
Como só vemos ou percebemos o quanto sairá da nossa conta no dia do vencimento da fatura do cartão, muitas vezes nos surpreendemos (provavelmente de forma negativa) com a dimensão do valor em questão.
Um caso desses compromete seriamente tudo o que você vinha fazendo de positivo antes, como: registras ganhos e gastos, minimizar custos desnecessários e definir metas e prazos.
Por isso, evite ao máximo o cartão de crédito nas compras, usando apenas em ocasiões mais necessárias, pontuais e importantes.
Esse “mesmo dia” diz respeito a dois pontos:
Isso quer dizer que se você tem a oportunidade (o tempo) de pagar suas contas no mesmo dia em que o salário entra na conta, o faça.
Assim, você, ao menos, se livra das contas fixas – em que alguns casos são até valores maiores do que suas compras diárias ou semanais – mais rapidamente.
A propósito, fazer todos esses pagamentos num mesmo dia específico do mês (ex: todo dia 10) ajuda a te deixar em dia com grande parte dos seus compromissos financeiros e, portanto, mais tranquilo.
Além disso, é recomendável nessa mesma data mensal definida por você separar a quantia que será poupada e/ou investida.
Até porque essa ação impede que você acabe usufruindo desse valor para um gasto aleatório posteriormente.
Conforme você vai evoluindo no cumprimento das dicas para poupar dinheiro, você tende a praticar não só a economia de gastos, bem como o aumento da própria renda.
Você começa a ser cada vez mais capaz de identificar como pode aumentar seus ganhos.
Práticas como fazer freelas, adquirir rendas passivas, realizar parcerias/sociedades te ajudam no objetivo de poupar dinheiro.
Então, lembre-se: assim que os cortes supérfluos estão cortados e as dívidas, inexistentes, vá em busca de mais formas de poupar dinheiro, se possível.
E isso pode muito bem ser mais alcançável com a ampliação das suas fontes de renda, por exemplo.
Grande parcela da sociedade não poupa dinheiro e, muito menos, faz algum controle/registro de seus gastos e ganhos.
Até por isso, você se deparará com uma certa frequência com convites para sair, fazer compras e viagens que, em muitas ocasiões, não precisam acontecer.
Como uma parcela significativa desses convites envolvem entretenimento e atividades de lazer, costuma ser difícil dizer ‘não’ para esses casos, não é mesmo?
Por conta disso, é tão importante e necessário aprender e saber dizer ‘não’.
Isso pode significar para você um mês no positivo ou no negativo.
Ah, não estamos falando para dizer ‘não’ para tudo a partir de agora, mas, sim, em casos mais plausíveis e que você sabe bem que não prejudicará seu planejamento financeiro.
O truque anterior envolvia dizer ‘não’, mas esse aqui é sobre saber dizer ‘sim’: ‘sim’ para os descontos, promoções e oportunidades sazonais.
Conforme o ano vai passando, existem períodos em que as marcas costumam oferecer descontos bem oportunos.
Então, fique ligado a esses momentos, até antes dessas promoções chegarem, para saber realmente se aquela promoção é promoção mesmo ou enganação.
Os períodos mais conhecidos do ano para isso são:
Algumas ou muitas empresas oferecem promoções com muita frequência, então também tome cuidado.
Se você abusar na quantidade de descontos, no fim você pode acabar com algumas perdas financeiras.
Logo, pense bem em cada caso e veja se aquilo que comprará realmente faz sentido para seu contexto.
Para cada vez mais ficarmos mais hábeis em lidar com nossas finanças, nada mais útil que investir na nossa própria educação financeira.
Por isso, procure se educar com qualidade.
Seja por meio de vídeos, textos e cursos, notícias, mantenha-se em constante atualização do mundo dos investimentos.
Isso te levará uma acurácia ainda maior para cada decisão sua financeira.
>>> Leita também: Melhores livros de finanças pessoais: 14 obras imperdíveis
Por fim, não basta se educar financeiramente: então também se informe.
Busque as notícias mais quentes e importantes do mercado, pois isso tudo será um reflexo do que você viu e vê em cada vídeo, texto e curso.
A teoria te dará um belo embasamento de como é na prática, mas a prática continua sendo extremamente necessária para que consiga poupar dinheiro com qualidade.
Lembre-se: existem muitas formas de poupar dinheiro, e quanto mais truques você utiliza, maiores as chances de conseguir de fato.
Como dito na última dicas para poupar dinheiro, quão maior a variedade de formas que você cumpre, maior a probabilidade de você se sair bem-sucedido nesse quesito.
Então, não faça uso de apenas um ou dois e já ache que será tranquilo poupar dinheiro, pelo contrário.
Invista em diferentes truques para poupar dinheiro, de modo que um complemente o outro até a brecha não existir ou ficar muito pequena para haver qualquer perda.
Procure se autoconhecer financeiramente e como o mercado como um todo funciona: fará muita diferença na sua vida financeira.
Assessoria de imprensa
Para solicitações de imprensa, favor entrar em contato com os contatos abaixo.
Matheus Lombardi
+55 11 97668-0492
matheus.lombardi@xpi.com.br
Rafael Palmeiras
+55 11 99594-5498
rafael.palmeiras@xpi.com.br
Sua mensagem foi recebida! Nosso time entrará em contato para tirar suas dúvidas.
Sua mensagem não foi enviada. Verifique seus dados e tente novamente.