Quais as semelhanças e diferenças entre CDB e RDB? Qual a melhor opção para investir?

Apesar de ambos serem investimentos de renda fixa e das similaridades das siglas, existem algumas diferenças entre o CDB e o RDB. Você sabe quais são?

Tanto o CDB quanto o RDB são siglas do mercado financeiro e, apesar de estarem relacionadas, não devem ser confundidas, já que isso poderia causar alguns prejuízos no investimento.

Por isso, entender a diferença entre CDB e RDB é tão importante. Neste conteúdo, vamos falar um pouco mais sobre as particularidades de cada um, quais são os pontos de convergência dos dois investimentos e, principalmente, os de divergência. Continue a leitura!

O que é CDB?

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é uma das aplicações em renda fixa mais conhecidas e popularizadas. São títulos privados, emitidos por instituições financeiras, funcionando como uma espécie de empréstimo aos bancos.

Assim como os demais investimentos em renda fixa, possui o cálculo de remuneração previamente definido, sendo conhecido desde o momento da aplicação. 

Por conta disso, é uma das principais aplicações de quem possui o perfil do investidor conservador, já que se caracteriza por serem pessoas que não desejam correr riscos, tendo como objetivo a segurança dos investimentos.

O que é RDB?

O RDB (Recibo de Depósito Bancário) é um título de investimento similar ao CDB. Ou seja, possuem a mesma finalidade, funcionando como “empréstimos” às instituições financeiras. A sua rentabilidade também ocorre por meio do pagamento com juros desse valor emprestado.

Entretanto, enquanto o Certificado de Depósito Bancário pode ser emitido apenas por bancos, o Recibo também pode ser feito por sociedades de crédito e financiamento e por cooperativas. Essa é a primeira diferença entre CDB e RDB.

Semelhanças e diferenças entre CDB e RDB

Agora que já definimos o que é cada uma das aplicações, vamos entender os principais pontos de semelhanças e convergências entre cada uma, analisando também os pontos positivos e negativos – de acordo com as expectativas do investidor.

Liquidez

A maior diferença entre CDB e RDB está na liquidez, ou seja, o tempo necessário para que uma aplicação seja convertida em dinheiro.

Isso porque o CDB possui liquidez diária, o que significa que os valores aplicados neste investimento podem ser resgatados a qualquer momento ou até mesmo revendido para outros investidores.

Já o RDB não possui liquidez, então o valor pode ser resgatado apenas no vencimento do investimento. Além disso, são intransferíveis e inegociáveis, o que traz muito menos flexibilidade para a aplicação.

Risco

Agora, falando sobre semelhanças, tanto o CDB quanto o RDB são considerados investimentos seguros, exatamente por serem de renda fixa. Além disso, os dois possuem a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito).

O que isso significa? Caso a instituição financeira que tenha feito o investimento venha a falir, o FGC restitui o investidor em até R$ 250 mil por CPF e por emissor, dependendo do valor que foi aplicado.

>>> Saiba mais em: O que é o Fundo Garantidor de Créditos? Qual é a sua função?

Uma dica que damos tanto nos investimentos de renda fixa quanto variável é a importância da diversificação da carteira para diminuir o risco. Ou seja, ao invés de investir todo o seu dinheiro em apenas uma ativo, dividir entre vários traz mais segurança às aplicações.

Por conta disso, vale a pena conhecer outros investimentos da renda fixa, como LCI e LCA, títulos públicos e debêntures, mas também começar a pesquisar sobre a renda variável, como as ações da Bolsa de Valores. Para saber mais sobre o assunto, baixe gratuitamente o nosso e-book:

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Rentabilidade

Assim como outras aplicações da categoria da renda fixa, esses investimentos possuem três formas tradicionais de remuneração:

  • prefixada: em que os juros e taxas são fixos e conhecidos no momento da aplicação;
  • pós-fixada: a atribuição é ligada a algum indicador de referência (como a Selic ou a taxa do CDI) e o valor do título é atualizado com base nele;
  • híbrida: mesclam-se características de aplicações pré e pós-fixadas, ou seja, há uma parcela da remuneração por juros fixos e outra é ligada a um indicador que pode variar ao longo do tempo.

Atualmente, a maioria dos RDBs são pós-fixados. Isso significa que (assim como no CDB), há uma maior rentabilidade no período em que os juros estão em alta. Já no caso dos prefixados, o contrário ocorre: o investidor é beneficiado caso as taxas de juros caiam, já que teve a rentabilidade assegurada no momento da aplicação. 

Aporte mínimo

Uma diferença entre CDB e RDB é o valor que pode ser investido em cada aplicação. Apesar de ambos dependerem da instituição financeira escolhida, normalmente o aporte mínimo do RDB é maior.

Outra questão que devemos levar em consideração é que os Recibos são mais difíceis de serem encontrados. Isso porque não são todos os bancos que emitem esse título ao investidor.

Os CDBs, por outro lado, são muito mais comuns e acessíveis, já que é possível começar a investir com R$ 1.000, dependendo da instituição financeira. 

Tributação e Imposto de Renda

Em relação à incidência de tributação no IR, o CDB e RDB funcionam de formas iguais. A alíquota é regressiva, de acordo com o prazo do investimento. Ou seja, quanto maior o tempo da aplicação, menor é o imposto pago à receita.

  • 22,5%: até 180 dias;
  • 20%: entre 181 e 360 dias;
  • 17,5%: entre 361 e 720 dias;
  • 15%: acima de 720 dias.

>>> Para tirar mais dúvidas sobre este assunto, confira o conteúdo: Guia prático: como declarar aplicação em renda fixa no IR?

Afinal, qual escolher: CDB ou RDB?

Agora que falamos sobre as principais semelhanças e diferenças entre CDB e RDB, fica a pergunta: mas qual escolher? A resposta é simples: depende!

Isso porque não existe uma resposta única para todos que chegam até aqui, mas é necessário avaliar as expectativas e objetivos pessoais de cada investidor. Como vimos, o CDB é mais flexível e pode ser mais interessante para quem está pensando em fazer uma reserva de emergência.

Por outro lado, também devemos lembrar de considerar a liquidez dos ativos que, a longo prazo, normalmente são mais interessantes, o que torna o RDB uma boa alternativa, apesar de precisar de um aporte inicial maior.

E se quiser aprofundar ainda mais os seus conhecimentos, apresentamos o curso Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos: descubra qual é o seu perfil de investidor e tenha acesso a exercícios práticos para o seu autoconhecimento financeiro. Afinal, começar a investir pode ser fácil! É só aprender com os melhores.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img