Qual a diferença entre independência financeira e liberdade financeira? 6 dicas para chegar lá

Você sabe qual a diferença entre independência financeira e liberdade financeira? Enquanto uma pode ser entendida como um sinônimo de estabilidade, a outra vai além, uma vez que representa a máxima popularmente conhecida como “viver de renda”. Não é difícil imaginar porque tantos brasileiros sonham com essas metas, não é mesmo?

Um levantamento feito pelo Instituto Axxus com 2.500 brasileiros, verificou que 76% deles admitiram não estar fazendo uma boa administração de suas finanças desde o início da pandemia. Enquanto isso, apenas 8% disseram estar no controle de seu dinheiro. Isso demonstra que esse problema é mais comum do que a gente imagina.

Este cenário é familiar para você e deseja recuperar as rédeas das suas finanças? Pois este post pode te ajudar a virar o jogo!

Nele explicamos qual a diferença entre independência financeira e liberdade financeira, o que cada uma delas significa e ainda damos dicas valiosas de como alcançar essas metas. Para conferir tudo, é só ler até o final!

Qual a diferença entre independência financeira e liberdade financeira?

Não é raro vermos esses termos sendo utilizados como sinônimos, porém, eles se referem a situações distintas. Para compreender qual a diferença entre independência financeira e liberdade financeira, primeiramente é importante conhecer a definição de cada uma delas.

O que é liberdade financeira?

A liberdade financeira, que também pode ser chamada de estabilidade, se refere a um estado de mais autonomia, em que a pessoa pode tomar decisões financeiras com mais tranquilidade, sem se sentir pressionada por dívidas ou contas a pagar.

Podemos dizer que alguém alcançou a liberdade financeira quando, além de ter as contas em dia, ganha o suficiente para manter um padrão de vida confortável e ainda pode se dar certos luxos, como trocar de carro ou fazer uma viagem, por exemplo, sem se endividar ou comprometer seu orçamento.

De certo modo, conquistar a liberdade financeira é o primeiro passo em direção à independência financeira.

O que é independência financeira?

A independência financeira, popularmente conhecida como “viver de renda”, ocorre quando uma pessoa atinge patrimônio acumulado e investido suficientes para gerar rendimentos capazes de suprir todos os seus gastos e manter seu padrão de vida sem depender de outras fontes de renda.

Diferentemente da aposentadoria, que depende da contribuição para o INSS e geralmente só é atingida por volta dos 60 anos de idade, a independência financeira depende da assertividade nos investimentos e pode ocorrer muito mais cedo — embora, contribuir com o INSS também seja uma forma de garantir renda futura.

Liberdade financeira x independência financeira

o que é liberdade financeira

Esses termos são muito confundidos e não é à toa, afinal, soam de forma semelhante e parecem se referir a mesma coisa. No entanto, quando comparamos liberdade financeira x independência financeira, a diferença fica clara.

Enquanto a primeira se refere ao conceito de estabilidade financeira, no qual seu salário proporciona tranquilidade para que você faça suas escolhas de vida sem que o dinheiro seja um fator limitador, na segunda, você está um passo à frente, visto que já vivencia um momento confortável e estável, sem sequer precisar trabalhar, caso assim deseje.

“Mas como alcançar isso na prática?”

Essa é a dúvida de muita gente e, certamente, também deve ser a sua. Para te ajudar, separamos algumas dicas valiosas que irão contribuir para sua jornada rumo à liberdade e independência financeira.

6 dicas para alcançar a liberdade e a independência financeira

Agora que você conhece a diferença entre independência financeira e liberdade financeira, deve ter notado que há uma hierarquia entre esses dois conceitos. Ou seja, para alcançar o segundo, antes, você deve dominar o primeiro.

Logo, nossas dicas inicialmente serão focadas na busca pela liberdade financeira, que irá preparar o caminho para que você alcance a independência financeira no futuro.

1. Educação financeira

Tudo começa pela educação financeira. A menos que você dê a sorte de ganhar na loteria ou até mesmo receba uma herança, dificilmente irá conseguir acumular capital para a sua liberdade e independência financeira sem aprender a lidar com o seu dinheiro.

Já ouviu aquela frase famosa que diz: “quanto mais você ganha, mais você gasta”? Então, mesmo que você ganhe muito bem, é importante ter clareza de que dinheiro não é algo infinito, se você não souber administrar, ele acaba — e bem rápido.

A boa notícia é que você pode desenvolver essa habilidade, e nós podemos te ajudar nisso, com o combo de cursos de Educação Financeira.

Com ele você irá desenvolver sua autoconsciência financeira e aprenderá os primeiros passos para fazer seu dinheiro render mais. Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

2. Gerencie suas finanças

Se você não sabe quanto ganha, não sabe quanto pode gastar. Se não sabe quanto pode gastar, acaba gastando mais do que deve, e se não controla seus gastos, assume dívidas sem nem perceber.

Convenhamos, não há como atingir a liberdade financeira assim, concorda? Quem dirá a independência financeira.

Uma ótima dica aqui é anotar absolutamente tudo o que faz parte da sua vida financeira: quanto você ganha, quanto você gasta, no que você gasta, quanto sobra — ou quanto falta… Enfim, quanto mais completo for o seu registro, mais precisa será sua visão a respeito de suas finanças.

Você pode fazer isso da forma como se sentir mais confortável, seja por meio de um caderno físico, uma planilha no Excel ou até mesmo algum aplicativo de gestão financeira.

O ponto importante é que isso irá te permitir saber exatamente para onde seu dinheiro está indo, possibilitando que você corte gastos desnecessários.

3. Quite suas dívidas

Você jamais alcançará a liberdade financeira enquanto tiver dívidas em seu nome. Isso porque parte do seu orçamento sempre estará comprometida, e você precisará se equilibrar entre as dívidas antigas e as contas que não param de chegar.

Porém, se você seguiu todas as dicas até aqui, já sabe controlar melhor o seu dinheiro e tem uma visão mais ampla da sua situação financeira atual. Portanto, antes de pensar em novos gastos, primeiro se comprometa em quitar seus débitos. Inclusive, se esta for a sua situação, temos um artigo que pode te ajudar:

>>> Como acabar com as dívidas? Plano estruturado em 5 passos

4. Defina prioridades e jamais gaste mais do que ganha

Aprender a definir prioridades é um passo determinante para quem busca por liberdade e independência financeira, afinal, você dificilmente alcançará essas metas se não souber economizar.

Para isso, é importante saber identificar o que é prioridade na sua vida. E aqui entra novamente aquele registro das finanças que você aprendeu a fazer no item 2.

Analise suas anotações com cuidado e estabeleça uma ordem de importância para cada gasto.

Após isso, identifique o que realmente é necessário e o que pode ser cortado ou adiado. Por exemplo: se você tem dívidas a pagar, será que este realmente é o melhor momento para trocar de carro?

Além disso, de nada adianta ser um mestre na arte de priorizar os gastos mais importantes se, no fim das contas, você gasta além do que ganha.

Portanto, gerencie seu orçamento com cautela, definindo um limite para os seus gastos e, ao menor sinal de estourá-lo, puxe o freio de mão e mantenha suas finanças pessoais em ordem.

5. Faça uma reserva de emergência

o que pe independência financeira

Se você seguiu todos os passos direitinho até aqui, tem tudo para virar o jogo. E o seu próximo passo é começar a acumular patrimônio em forma de uma reserva de emergência.

Esse dinheiro te ajudará a se manter diante de imprevistos, garantindo maior flexibilidade para o seu orçamento e proporcionando a tão sonhada liberdade financeira.

Aliás, essa é uma medida indicada para qualquer momento da vida, mas sabemos que é mais difícil concretizá-la quando se está em meio às dívidas.

Para isso, basta reservar parte do seu orçamento mensalmente e seguir economizando. Mas é claro que você não vai deixar esse dinheiro na poupança ou em casa, debaixo do colchão. A ideia é investi-lo, para que possa render, ao invés de ficar guardado, perdendo valor diante da inflação.

Neste caso, você deve procurar por um investimento em renda fixa, que ofereça baixo risco e liquidez diária, para que esteja disponível imediatamente caso precisar. Algumas opções são:

  • CDB;
  • Tesouro Selic;
  • Fundos DI.

Quer saber mais sobre como fazer a sua reserva de emergência? Então confira o vídeo abaixo, no qual explicamos tudo direitinho para você:

6. Comece a investir

Agora que você já alcançou a liberdade financeira, é o momento de aumentar o seu patrimônio, a fim de garantir rendimentos suficientes para sua independência financeira. A ideia é diversificar suas aplicações, buscando segurança e equilíbrio para seus investimentos, bem como oportunidades de ampliar seus lucros.

Neste momento, uma ótima opção são os investimentos em renda variável, que possuem um risco mais elevado em relação à renda fixa, porém, são capazes de proporcionar ganhos muito maiores. Dentre eles, temos:

  • ações;
  • fundos imobiliários;
  • BDRs;
  • ETFs;
  • derivativos.

Quer investir, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Com o curso Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos você vai descobrir qual é o seu perfil de investidor, aprenderá criar o seu planejamento financeiro e descobrirá onde investir e como começar. Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Tudo certo para a sua jornada rumo à liberdade e independência financeira?

A liberdade financeira é um passo importante, um checkpoint na sua jornada rumo à independência financeira. Ela irá garantir a estabilidade necessária para que você possa investir e acumular patrimônio com mais tranquilidade e eficiência, até o momento em que seus rendimentos sejam suficientes para bancar seu custo de vida.

É claro que para alcançá-la você precisará aprender a lidar com o seu dinheiro, definindo prioridades, cortando gastos e poupando. É uma caminhada que requer dedicação e estudo, e é claro que nós podemos te ajudar nisso. Conheça o curso: Viva De Renda Com Fundos Imobiliários.

Por meio dele, você ficará por dentro do mundo dos investimentos em Fundos Imobiliários, aprendendo desde o básico, até como montar uma carteira equilibrada, capaz de lhe gerar bons lucros para que você possa começar a viver de renda.

Aproveitamos também para indicar outro curso essencial para a sua jornada: Furando a bolha: Transformando a liberdade financeira em realidade.

Nele, você mergulhará no mundo dos investimentos e aprenderá a dar seus primeiros passos com mais segurança, escolhendo os produtos financeiros mais adequados para o seu perfil e montando sua própria carteira de investimentos.

Continue Aprendendo

spot_img