Dívidas no cartão de crédito: como negociar e 10 passos para se livrar delas

Confira abaixo as melhores dicas para quitar as suas dívidas sem ter dor de cabeça!

Cada vez mais usado na hora das compras, o cartão de crédito é um meio de pagamento versátil e que oferece flexibilidade e vantagens aos consumidores. Porém, ele também pode ser o inimigo do planejamento financeiro, principalmente porque as dívidas no cartão de crédito estão entre as mais caras do mundo.

Se você está com a fatura no vermelho, no artigo abaixo nós contamos o que isso significa. E se você acha que não vai conseguir pagá-la, também damos dicas de como negociar o valor.

E tem mais: reunimos 10 passos de como se livrar das dívidas no cartão de crédito para você ficar no azul. Aproveite a leitura!

Dívida no cartão de crédito: o que acontece se você não pagar?

É claro que acumular dívidas não é o objetivo de ninguém, mas a gente também sabe que isso pode acontecer. Imagine que você tirou férias e fez uma viagem, por exemplo. Nela, usou o cartão para pagar restaurantes, hospedagens e as lembrancinhas dos familiares. No mês seguinte, a fatura veio acima do esperado e você não tinha dinheiro para pagar. O resultado: dívidas no cartão de crédito.

Quando situações como essa acontecem, uma das alternativas é pagar o mínimo. Neste caso, é aplicado crédito rotativo, um tipo de crédito para quem não consegue pagar a fatura inteira. No rotativo, os juros são cobrados sobre o valor não pago. Embora pareça uma boa alternativa, os juros desse tipo de crédito estão entre os mais caros.

Além dos juros astronômicos, as dívidas no cartão de crédito também podem implicar em negativação, o famoso “nome sujo”. Assim, o CPF entra na lista de inadimplentes e fica restrito a recursos como financiamentos e até mesmo novos cartões.

< Leia mais: Como ser independente financeiramente? 10 passos e truques />

Como negociar uma dívida no cartão de crédito?

Antes que as dívidas fujam do controle e virem uma verdadeira bola de neve, saiba que é possível negociar os valores. Para isso, você deve procurar pela operadora do seu cartão. Hoje, esse contato está mais flexível e em alguns casos pode ser feito até mesmo pelos aplicativos.

Durante a negociação você deve ouvir a proposta da operadora, mas também é livre para fazer uma contraproposta. Se for possível, escolha um acordo com parcelas fixas e sempre solicite o CET (Custo Efetivo Total), para saber exatamente o que está embutido no valor devido.

Normalmente, o mercado trabalha com duas opções bastante comuns de negociação. Na primeira, chamada de amortização, o cliente parcela a quantia devida no próprio cartão. Os juros aqui são menores que os rotativos.

O empréstimo é a segunda forma comum de negociar uma dívida de cartão. Nesse caso, a própria instituição fornece um valor para a quitação do débito e o cliente deve, posteriormente, assumir o pagamento das parcelas referentes ao empréstimo.

Independentemente da forma de negociação, lembre-se que deverá honrar com o que foi combinado, por isso, as parcelas devem caber no bolso.

banner do ebook "guia da educação financeira"

10 passos para se livrar da dívida no cartão de crédito

Se você já passou pela experiência de acumular dívidas no cartão de crédito ou quer evitar que isso se torne um pesadelo para o seu bolso e a sua vida, veja abaixo 10 passos que deve cumprir para se livrar delas.

1. Entenda sua situação financeira

Enquanto você não for capaz de entender o que causa o endividamento, é provável que ele continue a acontecer. Por isso, fazer um balanço da sua vida financeira e em quais situações ela foi prejudicada pela fatura do cartão é fundamental.

Liste seus gastos e classifique-os. Depois, avalie seu orçamento mensal e quanto dele está disponível para cada tipo de gasto. Assim, você saberá exatamente o quanto tem disponível para gastar sem se comprometer.

2. Saiba exatamente quanto você deve

Coloque tudo o que deve em um papel e faça a soma do débito total. Não se esqueça de incluir os detalhes, como origem da dívida, data de vencimento e juros.

Lá em cima falamos sobre o CET, o Custo Efetivo Total. Ter acesso a essa informação é seu direito e com ele você tem visibilidade sobre a sua dívida.

3. Reduza gastos imediatamente

Nem precisamos dizer que quando se está atolado em dívidas é preciso por o pé no freio, né? Se você seguiu os passos anteriores, provavelmente já sabe quais são os maiores ofensores do seu bolso. Neste caso, você deve evitá-los e, se possível, estabelecer um limite para evitar novas dívidas.

4. Aceite negociar

Já dissemos que as instituições financeiras são abertas a negociações de dívidas. Assim, o melhor caminho quando elas existem é tentar exterminá-las. Procure pela empresa com a qual você tem seu cartão e entenda quais cenários estão disponíveis para você zerar o débito.

moedas para quitação de dívida
O primeiro passo para quitar suas dívidas é escolher um método de pagamento com parcelas que cabem no seu bolso

5. Pague primeiro as dívidas mais baratas

Se você tiver mais de uma dívida em aberto e sem condições de quitar todas elas, priorize as mais baratas. Assim, poderá tirar um débito da frente, que em algum momento também implicará em juros, e poderá se concentrar na negociação e quitação das dívidas maiores.

6. Saiba negociar os juros

Quando você tem acesso ao CET, tem visibilidade sobre seu débito, incluindo os juros. Esse é um excelente ponto de partida para iniciar a negociação. Tente reduzir a taxa de juros para que a parcela total caiba no seu bolso.

7. Reduza seu limite de crédito, ou pare de usar crédito!

Se você não tiver autocontrole, uma maneira de evitar gastos incompatíveis com a sua situação financeira é reduzindo o limite. Em alguns bancos já é possível alterá-lo pelo próprio aplicativo.

Se ainda assim as dívidas se acumularem porque você tem dificuldade para enxergar os gastos, a solução é dar adeus ao crédito. Isso significa cortar o cartão, cancelá-lo e ter o débito como única fonte de pagamento.

8. Evite novas compras!

Esse passo é complementar a todos os outros. Se você está com dívidas no cartão de crédito, usá-lo pode ser um erro. Por isso, priorize quitar essas dívidas e não aumentá-las. Para fazer isso, o caminho é evitar novas compras, em especial as parceladas.

9. Não se enrole pagando somente o mínimo

Não é porque a operadora oferece esse recurso que ele deve ser usado. Pagar o mínimo é uma medida desesperada e que não evita complicações, pelo contrário. Os juros rotativos irão engolir o seu dinheiro e as chances de um descontrole financeiro se tornam reais.

10. Organize sua vida financeira

Embora existam recursos para negociar dívidas no cartão de crédito, só a organização financeira poderá salvá-lo de verdade.

Entender sua situação, como qual sua renda, quais são seus custos fixos e quanto você tem disponível para gasto é a melhor maneira de atingir a maturidade financeira e evitar noites mal dormidas pensando nas dívidas.

Se você quer ressignificar sua relação com o dinheiro, recomendamos o combo de cursos de educação financeira da XP Educação. Neles, conteúdos preparados por especialistas te ajudam a se conhecer, a se desprender de crenças limitantes e a planejar seus objetivos. Inscreva-se aqui!

Continue Aprendendo

spot_img