O que são dividendos? Dá para ganhar dinheiro com esses proventos? 

Entender o que são dividendos é muito mais fácil quando imaginamos um investidor que aplica em uma empresa e recebe parte de seu lucro. 

Esse é o sonho de qualquer pessoa: ganhar rendimentos a partir do investimento em produtos ou serviços. Logo, os dividendos são um dos tipos de proventos existentes (parte do lucro de uma empresa).

Aliás, muita gente quer viver de renda por meio de dividendos. Mas será que isso é possível e se encaixa em todo perfil? 

É o que você descobrirá ao ler este artigo, que abordará: 

  • O que são dividendos?;
  • O que são dividendos por ação?;
  • Como funcionam os dividendos?;
  • Como funciona a distribuição de dividendos?
  • É possível viver de dividendos? 

O que são dividendos?

Dividendos são parte dos lucros de uma empresa repartidos aos acionistas como remuneração. O objetivo das companhias é atrair novos investidores.

Esse é um tipo de provento super popular no mercado. Grande parte das empresas consolidadas utiliza esse modelo de compensação aos acionistas.

Dessa forma, como o preço das ações dessas empresas não costuma variar muito, elas oferecem esse diferencial para atrair e reter novos investidores.

Nesse contexto, todas as empresas da B3, a Bolsa de Valores oficial do Brasil, têm necessariamente que dividir, no mínimo, 25% dos lucros com os detentores de seus papéis.

Essa divisão do lucro líquido acontece de acordo com a quantidade de papéis que você possui, o que significa que quanto mais ações tiver, maior será a sua parcela.

Só que as empresas também podem escolher entre partilhar todo o seu lucro com os seus acionistas ou manter alguma porcentagem para si.

Por fim, os dividendos são o tipo de provento mais popular no mercado, e ações que pagam bons dividendos são  as favoritas dos investidores.

O que são dividendos por ação?

Podemos descrever dividendos por ação como o processo no qual o investidor recebe o pagamento em ações em vez de dinheiro.

Imagine que uma empresa é uma pizza e que cada fatia representa uma quantidade de ações. Isso significa que você deve observar o tamanho da sua fatia, no caso, a participação nos ativos, pois ela corresponde ao percentual do lucro que será repartido.

Vale ressaltar que os dividendos podem ser pagos também em dinheiro e outras modalidades, como Juros sobre Capital Próprio (JCP).

Como funcionam os dividendos? 

Para uma empresa pagar dividendos, a mesma precisa e deve seguir alguns passos.

  • 1º: conseguir aprovação do Conselho Administrativo, órgão interno que supervisiona as atividades da organização;
  • 2º: protocolar a decisão na CVM (Comissão de Valores Mobiliários) – vinculada ao Banco Central;
  • 3º: creditar os dividendos nas contas dos acionistas, uma vez que os passos anteriores foram cumpridos.

Na primeira etapa, os membros desse órgão se reúnem e decidem a respeito da proposta, avaliando, por exemplo, se há lucro suficiente para distribuir uma parte aos acionistas.

Na segunda, o objetivo é informar publicamente a decisão de pagar os dividendos, os valores e datas para que isso aconteça.

Leia também: Conheça as ações que pagam mais dividendos em 2022

Como funciona a distribuição de dividendos?

O pagamento de dividendos pode acontecer de forma:

  • Mensal;
  • Trimestral;
  • Semestral;
  • Anual.

Algumas instituições até aumentam os valores da distribuição de seus lucros ao longo do tempo.

Por exemplo, uma determinada empresa pode oferecer dividendos de 25% agora e, no ano seguinte, aumentá-lo para 40%. Mesmo não sendo uma regra, as empresas com fama de pagar dividendos crescentes não costumam decepcionar os seus acionistas.

É bom ter em mente que, quando uma companhia paga dividendos, ela provavelmente possui uma governança corporativa mais sólida, em que o fluxo de caixa é bem previsível.

Já as empresas em crescimento precisam investir e expandir mais rápido, por isso não costumam distribuir os dividendos nesse período.

Agora, quando qualquer companhia se torna boa pagadora de dividendos, isso acaba atraindo mais investidores.

Para formalizar o pagamento de dividendos, existe uma agenda com funções significativas. Saiba como acontece:

Data de Registro

Este é o dia que as empresas usam para determinar quem são os seus acionistas, sendo preciso constar na contabilidade da organização para que seus investidores possam receber a sua parte dos lucros.

Neste dia, também é definido quem receberá:

  • procurações;
  • relatórios financeiros;
  • informações importantes para o processo de distribuição de dividendos

Data de Declaração

É na Data de Declaração que o Conselho de Administração da empresa anuncia os dividendos, sendo comunicados:

  • Valor do dividendo;
  • Data de registro;
  • Data de pagamento

Depois dessa divulgação, a companhia em questão tem a obrigação legal de distribuir parte de seu lucro entre os acionistas.

Data Ex-Dividendo

Isso surge quando novos acionistas não possuem mais direito aos recebimentos do dividendo declarado.

Então, existe esse dia, conhecido como “data-ex”, em que os ex-dividendos são anunciados.

Basicamente, se um acionista comprar uma ação após essa data, quem recebe a sua parte na divisão dos lucros é o vendedor da ação.

Para se ter uma ideia, a data-ex normalmente acontece dois dias úteis antes da data de registro, podendo variar em pagamentos não feitos em dinheiro.

Índice de Cobertura de Dividendos

O índice de cobertura de dividendos é a relação existente entre o lucro líquido de uma organização e os dividendos pagos aos seus investidores.

Assim, os acionistas conseguem medir mais facilmente a capacidade que a empresa tem de pagar pelos seus dividendos.

Tal índice é calculado por meio da divisão do lucro total pelo valor do dividendo de uma determinada ação.

PRD (Planos de Reinvestimento dos Dividendos)

Planejamento feito por determinada empresa a fim de permitir que seus acionistas reinvestissem os dividendos pagos em dinheiro de forma automática.

Dessa forma, tal reinvestimento é programado para acontecer no dia da divisão de parte do lucro da empresa.

Muitas vezes, as companhias que oferecem o PRD permitem que a compra seja realizada com descontos e sem comissões.

Essa pode acabar sendo uma ótima oportunidade para os acionistas que visam aproveitar o potencial de capitalização da organização.

Tipos de proventos  

Todo provento é pago proporcionalmente ao seu número de ações, com investidores sem influência sobre o lucro de uma empresa, na maioria das situações.

De qualquer forma, isso não muda o fato de qualquer acionista poder utilizar índices e indicadores das organizações para identificar boas pagadoras de proventos, por exemplo.

Dividendos

As empresas que distribuem mais proventos possuem um dividend yield maior, trata-se de um índice que mede o rendimento dos dividendos, em determinado período, em relação ao preço de suas ações.

Esse valor é calculado a partir da seguinte equação:

Dividendos pagos por ação / Cotação atual da ação = Dividend Yield

Assim, esse indicador se faz importante para você comparar a rentabilidade dos dividendos entre empresas.

Bonificação

Esse é um ponto interessante, já que o pagamento de um provento também pode ser feito com ações adicionais para o acionista.

Com isso, a quantidade de ações recebidas varia de acordo com o número de ações que o investidor já possui.

Dividendo especial extraordinário

Dividendo especial é um pagamento extra que as empresas fazem aos seus investidores, sendo assim, um ponto fora da curva e raro de acontecer.

Isso pode acontecer por inúmeros motivos, como:

  • ganho inesperado;
  • súbito aumento de caixa da organização;
  • mudanças na regulamentação.

Direitos de subscrição

Esse provento acontece quando a empresa emite mais ações e dá o direito aos acionistas de comprá-las antes do mercado. Em alguns casos, essas ações são disponibilizadas por um valor abaixo do comercializado no mercado.

Caso receba direitos de subscrição, há um prazo para escolher se vende o direito ou o subscreve.

JCP (Juros sobre Capital Próprio)

É um tipo de provento muito similar para o investidor aos dividendos comuns. A diferença se dá na contabilidade da empresa pagadora de proventos, pois é considerado como uma despesa para a companhia.

Isso acaba acontecendo, pois o JCP é descontado antes do lucro líquido, o que garante um benefício fiscal.

Neste vídeo, a especialista Clara Sodré explica o que são dividendos e como investir:

É possível viver de dividendos?

Tenha em mente que só é possível viver de dividendos de acordo com o seu capital, e claro, seu estilo de vida – ou seja, depende.

Você precisa avaliar o quanto julga necessário receber mensalmente, a fim de conseguir pagar as suas contas, e de quanto você tem para aplicar.

Aliás, como os dividendos são parte do lucro líquido dividido entre os acionistas, o valor por ação acaba não sendo significativo.

Dessa forma, para fazer um bom dinheiro a partir disso, é necessário ter uma quantidade grande de ações – o que não é a realidade de muitos investidores.

Por isso, diversifique os seus investimentos para que os seus ganhos sejam potencializados e os riscos minimizados. Além disso, é necessário que você seja realista quanto à periodicidade em que precisará receber os seus pagamentos.

Pois é comum os dividendos serem pagos anualmente, o que significa apenas uma quantia extra, que entra uma vez ao ano. Por isso, é mais fácil enriquecer com o rendimento das ações do que com dividendos.

Para entender mais sobre investimentos, indicamos o curso Introdução ao Universo de Trading. Aqui, você aprende os conceitos básicos ligados ao mercado de ações, inclusive os dividendos, para montar uma carteira diversificada.

Aprimore seu conhecimento hoje mesmo!

Continue Aprendendo

spot_img