ESG: o que significa e como investir em empresas do ramo?

Não tenha dúvidas de que saber o que significa ESG e colocar em prática essa modalidade pode ser um grande diferencial em uma empresa, já que esse conceito é visto com ótimos olhos tanto pelo mercado como pela sociedade. Logo, potencializa as chances de seu negócio realizar parcerias e melhorar seus resultados.  

Mas o que representa o ESG na sociedade? A sigla se refere a boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Ter responsabilidade social e ser sustentável são práticas que ajudam a qualificar a empresa e a fechar o balanço mensal.

Não é à toa que companhias que adotam práticas ambientais lucram mais e têm o valor de mercado em alta por um longo período.

Segundo uma pesquisa feita pela revista Exame com mais de 140 empresas, 84% avaliam positivamente seus impactos ambientais e 45% desenvolvem pesquisam e buscam inovar para utilizar os recursos de forma mais adequada.

Isso demonstra a importância de investir em ESG. Por isso, vamos explorar melhor esse assunto, mostrando o que é ESG nas empresas, como funciona essa tendência e o que ela representa nos investimentos.

O que significa ESG?

O termo ESG é a sigla em inglês para “Environmental, Social & Governance”, que, traduzido para o português, significa Ambiental, Social e Governança.

A expressão, geralmente, é usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Ou seja, costuma dizer quanto um negócio busca formas de:

  • minimizar seus impactos no meio ambiente;
  • construir um mundo mais justo e responsável para as pessoas à sua volta;
  • manter os melhores processos de administração. 

Por meio desses critérios, o termo ESG tem como meta ajudar a determinar melhor o desempenho financeiro futuro das empresas.

>>> Aprenda também: O que são fundos ESG e saiba como investir neles

Por que devemos nos importar com o ESG?

Sustentabilidade ou resultados: quem disse que dá para escolher só um dos dois?

Pois bem, engana-se quem pensa que construir um mundo mais sustentável não significa ter bons resultados financeiros em uma empresa e vice-versa.

Pelo contrário: cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são, sim, fatores que ajudam o balanço das empresas – e esse é um dos motivos para que a sigla ESG tenha se tornado popular.

Aliás, esse princípio de que uma empresa possuir boas práticas ambientais, sociais e de governança traz bons resultados financeiros não fica apenas na teoria – na prática, a mesma situação vem sendo notada.

Isso porque essas melhores práticas não só contribuem para a construção de um mundo mais ético, saudável e justo, bem como se mostram associadas a benefícios como redução de custos, solidez e resiliência – fatores mais que bem-vindos, especialmente, em um contexto de pandemia. Ou seja, as empresas fazem mais do que apenas buscar valorização.

Em suma, maximizar retornos e minimizar riscos, ajudando a construir um mundo melhor no processo – esse é o valor agregado do ESG.

Como são classificadas as empresas ESG?

Para uma empresa, geralmente, se enxergar classificada dentro da sigla ESG, são observados e estudados fatores como:

  • ambientais: uso de recursos naturais, emissões de gases de efeito estufa (CO2, gás metano), eficiência energética, poluição, gestão de resíduos e efluentes;
  • sociais: políticas e relações de trabalho, inclusão e diversidade, engajamento dos funcionários, treinamento da força de trabalho, direitos humanos, relações com comunidades, privacidade e proteção de dados;
  • governança: independência do conselho, política de remuneração da alta administração, diversidade na composição do conselho de administração, estrutura dos comitês de auditoria e fiscal, ética e transparência.

Por que investir em ESG?

Investimentos ESG são investimentos sustentáveis e socialmente responsáveis em empresas que possuem, em sua missão, a transformação do mundo em um lugar melhor. 

De forma mais resumida, o ESG pode ser usado para investimentos com critérios de sustentabilidade.

Ou seja, em vez de analisar apenas índices financeiros, por exemplo, investidores também observam fatores ambientais, sociais e de governança de uma companhia.

Basicamente, é adotar o que explicamos no tópico anterior e aplicar também para a questão dos investimentos. Isso porque os mesmos fatores são analisados e usados como critérios quando se pensa em investir em empresas.

>>> Leia mais: Saiba o que é e como funcionam os fundos de investimento

Como investir em ESG no Brasil?

Então, no Brasil, uma boa alternativa para quem deseja investir em empresas comprometidas com a sustentabilidade são os fundos de investimento.

Conhecidos como ‘fundos ESG’, não é de se estranhar que essa opção tem ganhado cada vez mais atenção, mesmo não chegando a ser uma novidade no mercado.

Muitas entidades e ativistas já pressionam empresas e governos há décadas para diminuir as emissões de carbono e poluentes. Só que, recentemente, tal movimento chegou às reuniões de acionistas, com stakeholders mais preocupados com a sustentabilidade. 

Para se ter uma ideia, conforme uma pesquisa feita pela empresa PwC, em 2020, 77% dos investidores institucionais afirmaram que planejavam parar de comprar produtos não ESG nos próximos dois anos.

Com isso, instituições financeiras prestaram mais atenção sobre suas formas de colaboração para manter o planeta mais saudável. 

Outro ponto é que os fundos em prática ESG são uma boa opção porque contam com uma equipe especializada para avaliar as empresas que desejam fazer parte. Para decidir se uma empresa é ESG, ela deve fornecer todas suas informações de conduta, histórico, etc.

Esse conjunto de dados serve como critérios para verificar a idoneidade da companhia e ser classificada como ESG.

Além do mais, é importante olhar não somente para as empresas por trás de suas ações, mas essencialmente para os gestores. Entender os compromissos que os gestores assumiram e avaliar se a vida privada está alinhada com ESG são fatores que avaliam se é consistência ou oportunismo.

Diante disso, fica mais claro entender o que significa ESG e como essa prática é benéfica para as companhias, uma vez que elas passam a faturar mais, ampliam sua lucratividade e têm maior exposição no mercado.

Aplicar em fundos ESG pode contribuir para a diversificação da carteira de investimento. Quando bem realizada, ela aumenta a rentabilidade dos investimentos e reduz o risco de perdas.

Para você ter um contato inicial sobre investimentos, convidamos você a conhecer o curso “Aprenda a Investir na Bolsa de Valores”, um curso prático que o ajudará a ter mais insights sobre o mundo dos investimentos, além de uma metodologia eficiente.

Vale a pena conferir! Comece agora!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img