O que é especulação financeira e como ela funciona?

O que significa especulação financeira? Especular é o mesmo que investir? Ao longo deste artigo, vamos esclarecer o conceito e explicar como ele funciona. 

Iniciar a jornada no mercado financeiro exige uma constante busca pelo conhecimento. As inúmeras movimentações do mercado, assim como influências externas, demandam que investidores montem boas estratégias e se mantenham atualizados para não ficarem no prejuízo.

Uma dessas táticas é a especulação financeira. Compreendê-la pode deixá-lo mais perto de conquistar bons investimentos a curto prazo ou curtíssimo prazo. Isso porque a prática exige agilidade, experiência e bom capital, sem contar com uma boa dose de sorte.

Se você deseja se tornar um especulador financeiro, é essencial estar ciente de que a possibilidade de ter lucro elevado é totalmente proporcional à probabilidade de vivenciar alto risco. É por isso que esta estratégia é recomendada para traders experientes e investidores que tenham o perfil arrojado.

É o seu caso ou quer se aprofundar no assunto? Pois, estamos aqui para isso! Nesse texto, você conhecerá tudo o que envolve a especulação financeira, como: o que é especulação financeira, os riscos que a envolve e quais são os seus tipos. Boa leitura!

O que é sistema financeiro especulativo?

O sistema financeiro especulativo é uma área do sistema financeiro, na qual os agentes de mercado (acionistas) fazem operações de curto prazo, com o objetivo de obter retornos financeiros significativos em um breve período de tempo.

Nesse sentido, a especulação financeira é um tipo de estratégia dentro do mercado financeiro que envolve altos riscos e que pode garantir bons lucros, caso dê certo. Em outras palavras, essa estratégia tem como objetivo fazer com que o investidor lucre, a partir da compra e venda de ativos de maneira rápida.

A especulação tem como foco movimentar a bolsa de valores, o que pode contribuir ou não para a valorização de um ativo. Essa prática é baseada em como o mercado irá se comportar.

Nesse sentido, o foco da especulação é mais na volatilidade dos ativos, do que propriamente o tipo de ativo em si. Afinal, o intuito é lucrar com esse sobe e desce do mercado financeiro. Por isso, é importante ter um perfil de investidor arrojado, ou seja, de quem não teme assumir riscos. 

Pensando nisso, o especulador precisa estar atento e fazer suas análises com base na variação dos ativos. 

Risco da especulação financeira

É verdade que todo tipo de operação ou investimento no mercado financeiro apresenta algum grau de risco. Com a especulação financeira não seria diferente.

Mas, qual o principal risco do investidor na especulação financeira?

Nesse tipo de estratégia, o risco de se perder dinheiro é alto. Afinal, neste caso, a relação lucro x risco é diretamente proporcional.

Para não se perder na ambição da lucratividade alta em pouco tempo e sofrer prejuízo, é preciso se atentar para alguns pontos. São eles:

  • estude muito sobre o tipo de estratégia para cada momento do mercado;
  • faça um bom gerenciamento de risco;
  • controle a mente para não se deixar levar pela “fartura” e se desfocar de sua   estratégia.

Colocando esses pontos em prática, mesmo que o risco exista, o especulador estará preparado para contorná-los.

< Quer entender mais sobre os tipos de riscos no mercado financeiro? Leia o post: 3 principais tipos de riscos de investimentos. Confira agora! />

Especulação financeira é crime?

Não. O especulador busca lucros altos em pouco  tempo, como vimos. O que acontece é que muitos especuladores esperam que os papéis subam até o máximo, mesmo sabendo que talvez não exista  uma alta. 

Portanto, a especulação financeira não é um crime, embora alguns especuladores ajam desesperadamente para inflar o preço das ações. Dentre as práticas ilegais, estão:

  • manipulação nas informações passadas à imprensa; 
  • fraudes no balanço das empresas e na distribuição de lucros.

Assista à aula sobre formação de investidores e saiba como ter dinheiro na mãos todos os meses:

Como funciona a especulação financeira na B3?

Basicamente, a especulação financeira consiste na compra de ativos em baixa para depois vendê-los em alta. Isso pode representar ganhos significativos, já que, em tese, suas cotações estariam bem mais valorizadas do que quando o investidor adquiriu os ativos.

Porém, por se tratar de um palpite que o investidor tem com base em análises, uma característica marcante da especulação financeira é a incerteza, uma vez que não há garantia de que se obterá os resultados esperados.

Assim, compreender o que é especulação financeira é primordial para aplicar essa estratégia na compra e venda de ativos na bolsa de valores. Mas, essa não é a única questão importante para começar a ser um especulador.

Antes de entrar nesse mundo é preciso entender como funciona a especulação financeira na Bolsa de Valores do Brasil (B3)

A especulação no mercado de renda variável acontece de forma cíclica. Os traders  (pessoa, empresa ou entidade financeira que compra e vende instrumentos financeiros, como ações, criptomoedas, títulos, etc.) utilizam ferramentas de análise técnica que, com base em uma série de fatores, indicam tendências de altas ou baixas nos preços dos ativos. 

Essas análises influenciarão as decisões de compra ou venda de quem estiver operando e, se realizadas devidamente, poderão contribuir para o resultado esperado. 

Nesse sentido, a especulação na Bolsa de Valores envolve o trabalho de observação e análise dos movimentos realizados pelos principais players de mercado para, a partir disso, ser possível fazer projeções de possíveis movimentações lucrativas para Day Trade, Swing Trade, flippagem com IPOs, entre outros tipos de especulação no mercado de ações.

Tipos de especulação financeira

Em primeiro lugar, para saber como especular na bolsa de valores é preciso decidir em qual modelo de especulação irá atuar. Ficou confuso? Calma, que iremos explicar a você!

Da mesma maneira que um investidor decide de qual maneira ele irá operar na bolsa de valores, o especulador também tem essa opção. De modo geral, os tipos de operação não se diferenciam tanto um do outro.

Confira, abaixo, os detalhes dos modelos de operação mais utilizados por especuladores financeiros: Day trade, Swing trade, Robôs traders e Flipper. 

Day trade

Como já informado neste guia, a especulação financeira é uma estratégia que acontece no curto prazo. Nesse sentido, o Day trade é o que tem a menor duração dentre os tipos mais comuns de operação. 

Uma operação de day trade é aquela que acontece em determinado dia, durante um mesmo pregão. 

Assim, neste modelo, todas as transações envolvendo a operação, seja de compra ou de venda de um ativo, são iniciadas e fechadas no mesmo dia pelo especulador. 

É por isso que é preciso estudar bastante as movimentações do mercado para não perder dinheiro devido a uma análise mal feita.

Inserida no Day trade está a estratégia de Scalper. Nesse caso, os especuladores realizam operações com apenas alguns minutos de duração. Ela é muito mais rápida e, se bem utilizada, pode trazer mais lucros.

Swing trade

O Swing trade é uma operação que acontece de maneira bem parecida ao da Day trade, porém possui uma maior duração. Nesse caso, os especuladores buscam guardar suas posições por mais um dia ou semana. Sendo assim, a abertura e o fechamento da operação acontecem em pregões de dias diferentes na Bolsa.

É preciso atenção para não desviar da estratégia e acabar tendo prejuízos. Portanto, se começou o dia pensando nos lucros no modelo Day trade, não mude para o Swing trade simplesmente por mudar.

Muitas vezes, por ver que um ativo está lucrando, o especulador não o vende no mesmo dia pensando em uma maior rentabilidade. Mas, o mercado é volátil e pode mudar em questão de minutos.

Robôs traders

O nome pode parecer um pouco futurístico, mas a especulação com robôs traders nada mais é do que a automatização dessa estratégia. No entanto, além de saber sobre o mercado financeiro, o especulador precisa entender um pouco de programação.

Afinal, o robô atenderá as ordens que o especulador programar. Além de funcionarem sem parar, esse modelo é uma boa opção para não perder o foco da estratégia original.

Nesse sentido, a especulação feita por robôs auxilia os especuladores a optarem por ações de forma mais assertiva. Eles estão sempre antenados no mercado, são configurados em servidores na nuvem e detêm mecanismos avançados de investimentos.

Na hora de utilizar essa plataforma, o especulador deve escolher robôs que estejam alinhados com os seus reais objetivos no mercado.

Flipper

Neste tipo de especulação financeira, o investidor compra as ações em sua fase de oferta pública inicial (IPO) e vende os ativos no pregão por um preço mais elevado. Nesta operação, os especuladores conquistam altos lucros no IPO.

Quem faz especulação financeira?

Devido à natureza do processo, nem todo investidor deve se dedicar à especulação financeira, somente aqueles que realmente se preparam para o que esse contexto exige.

Nesse sentido, para se tornar um bom especulador financeiro, é importante ter algumas características fundamentais, como:

  • experiência no mercado e conhecimento técnico;
  • autocontrole emocional;
  • paciência para ganhar dinheiro.

Além disso, para se enquadrar nesse processo, é preciso:

  • querer ganhos acima da média do mercado;
  • arriscar boa parte do investimento inicial;
  • ter objetivos a curto prazo;
  • projetar cotações a curto e médio prazo;
  • aproveitar ofertas de mercadorias a preços mais baratos.

Apesar da especulação funcionar em um curto prazo, é crucial ter paciência e inteligência para não desistir logo no início. Principalmente, é preciso ter o perfil certo para atuar nesse ecossistema de incerteza. 

A seguir, veremos com mais detalhes as diferenças entre o especulador e o investidor. 

Qual o seu perfil: especulador ou investidor financeiro? 

Até aqui você já entendeu o que é, como funciona e qual o principal risco de atuar na especulação financeira. Mas, você sabia que existem diferenças entre o perfil da pessoa que decide ser um investidor na bolsa de valores e a que decide ser um especulador?

Não? Confira a seguir as principais diferenças entre um e o outro, e veja em qual deles você mais se encaixa.

1- Foco dos resultados

Enquanto o investidor foca seus resultados na compra de títulos ou ativos, o especulador foca na volatilidade dos ativos. Ou seja, no quanto ele irá ganhar com a venda deste ativo no curto prazo.

2- Tempo de aplicação

Investidores podem aplicar em ativos pensando na rentabilidade no médio ou longo prazo. O que, como já explicitamos, não é o foco de um especulador.

3- Alto risco x níveis de risco

Os especuladores possuem o perfil arrojado, pois são as pessoas que estão dispostas a correr grandes riscos por uma maior lucratividade.

A título de curiosidade, além do perfil arrojado, existem também os investidores de perfil moderado e conservador. O moderado gosta de ter segurança em seus investimentos, mas também aplica em algumas opções de renda variável, assumindo um pouco mais de risco.

Já o perfil conservador não está disposto a correr riscos, nem moderados, nem altos. Portanto, ele prefere investir nos ativos que garantem uma maior segurança mesmo que isso implique menos rendimentos.

Especular x Investir: as principais diferenças

Agora que já vimos as especificidades de perfil do especulador e do investidor, abordaremos as diferenças entre especular e investir.

É comum confundir especulação com investimento, no entanto, essa relação pode ser perigosa para o investidor e representar grandes perdas.

Isso porque a principal diferença entre especular e investir é a quantidade de risco envolvida

Os especuladores procuram  obter retornos excepcionalmente altos a partir de projeções que podem se mostrar certeiras ou não. Já os investidores buscam por conseguir um retorno satisfatório sobre seu capital assumindo um risco médio ou abaixo da média.

Dessa forma, enquanto o especulador está de olho no movimento que o ativo terá no mercado, o investidor se preocupa com o rendimento que determinado ativo irá oferecer.

Especulação

Assim, a ação de especular é realizada quando o especulador tem conhecimentos sólidos que o ajudam na previsão sobre um determinado setor. 

Esses agentes normalmente identificam um catalisador ou evento que provavelmente desencadeará um movimento significativo em direção à sua previsão inicial. Se um especulador sentir que o evento é provável, ele comprará ativos que acredita que o beneficiará se sua previsão se concretizar.

Assim, resumidamente, a especulação envolve:

  • Expectativa de ganhos rápidos e voláteis;
  • Risco de grandes perdas;
  • Realização de muitas negociações;
  • Muitas projeções sobre gráficos e dados das transações;
  • Perfil de investidor agressivo, aquele que pondera o risco e o possível retorno.

Investimento

Análise e pesquisa é uma parte essencial do processo de investimento. Envolve a avaliação de diferentes ativos, setores e padrões ou tendências que ocorrem no mercado. Os investidores podem usar ferramentas como análise fundamentalista ou técnica para escolher suas estratégias de investimento ou projetar seus portfólios. 

Ao usar a análise fundamentalista, os gestores ou estrategistas podem determinar quais fatores afetam o valor dos títulos, desde fatores microeconômicos até macroeconômicos. A análise técnica, por outro lado, usa tendências estatísticas, como preços e volumes de títulos, para encontrar oportunidades no mercado.

Dessa forma, resumidamente, o investimento envolve:

  • Expectativa de ganhos lentos e consistentes;
  • Proteção de capital ao máximo;
  • Manutenção dos ativos, mesmo depois de comprados;
  • Estudo profundo do investimento;
  • Investidor que pretende enriquecer ao longo dos anos.

< Saiba mais: Como investir pouco e ganhar muito: guia completo />

Especulação financeira: como operar certo?

Agora que você já sabe o que é especulação financeira, o que acha de aprofundar seus conhecimentos sobre as técnicas de investimentos? Desse modo, poderá fazer aplicações estando bem informado sobre as práticas e poderá obter os melhores resultados!

A XP Educação pode ajudar você nisso! Com uma única assinatura mensal, o XPE Multi+, você tem acesso a dezenas de bootcamps e cursos livres, como esses dois: Introdução ao Universo de Trading: conceitos básicos e Consistência no Day Trade & Gestão Emocional

O primeiro ensina a você os principais conceitos do mercado de ações, como as diferentes análises, modalidades operacionais e estratégias de trading que vão alavancar seus investimentos financeiros.

Já com o segundo curso, você aprende as dinâmicas que acontecem por trás das compras e vendas de ações na bolsa de valores. Além disso, entende as diferentes ferramentas e técnicas usadas por traders. 

Assim, assine agora o XPE Multi+ e saiba como as suas emoções podem influenciar em suas decisões e como reconhecê-las para operar de maneira mais consciente.

Continue Aprendendo

spot_img