Fluxo de ordens no Day Trade: o que significa?

Você é aquele tipo de pessoa que gosta de basear as suas decisões em uma análise do posicionamento de outras pessoas, preferencialmente das que já têm um envolvimento com a questão na qual você está em dúvida? Então você precisa entender o que é o fluxo de ordens no Day Trade e como embasar as suas escolhas nos movimentos do mercado. 

De maneira resumida, dizemos que o fluxo de ordens no day trade representa o conjunto de movimentos de entrada e saída de capital do mercado financeiro por meio de ofertas de compra e venda.

Quem entende o que é o fluxo de ordem e utiliza a sua leitura — conhecida como tape reading — para identificar tendências e desvendar os caminhos dos grandes investidores do mercado consegue tomar decisões com mais segurança e minimizar os riscos.

Quer descobrir se este caminho faz sentido para você? Então continue a leitura! 

O que é fluxo de ordem no day trade? 

O fluxo de ordens no day trade é o conjunto de movimentos que aponta as maneiras como o capital gira no mercado financeiro. Como o próprio nome diz, este fluxo é composto por diferentes tipos de ordens. Aliás, falaremos sobre esse assunto a seguir com mais detalhes

As ordens representam as compras e vendas realizadas em diferentes condições. E estas condições, por sua vez, ajudam a identificar tipos de operações com maior demanda no trade. 

Principais tipos de ordens

Podemos dizer que ordens são instruções para envio de pedidos de compra ou venda para a Bolsa. O entendimento da ordem mais adequada em cada operação potencializa as chances de sucesso em uma operação.

A seguir, com as descrições dos principais tipos de ordens disponíveis, você entende o porquê.

Ordem limitada

Como funciona? O trader define um limite de preço para que ela seja executada. Assim, é possível ter total controle da operação. Para as ordens de venda, o limite é um valor mínimo; e para as ordens de compra, um valor máximo.

Quando é usada? Normalmente, a Ordem Limitada é utilizada por quem opera em Swing Trade, e, portanto, não acompanha o mercado diariamente. 

Ordem a mercado

Como funciona? Nesta operação, a oferta é executada no melhor preço do momento. Para executar uma ordem a mercado, o trader deve descrever qual o ativo e qual a quantidade que deseja comprar para garantir maior agilidade à operação.

Quando é usada? A ordem a mercado é uma das mais utilizadas no módulo Day Trade.

Ordem Stop Loss

Como funciona? O trader programa um preço mínimo como parâmetro para seus ativos. Com o atingimento deste valor, há o disparo de uma ordem limitada com limite de venda ou compra para os ativos. 

Quando é usada? Esse recurso é usado para mitigar riscos, já que, basicamente, consiste em uma reação a possíveis perdas.

Ordem de Stop Móvel

Como funciona? O trader pode colocar um stop móvel baseado em uma porcentagem do preço de mercado, tanto para cima quanto para baixo.

Quando o valor da ação supera o percentual pré-definido, ela não é executada, e continua a gerar lucros. Entretanto, quando o preço cai abaixo deste percentual, a ordem é executada e a venda é realizada, gerando um “stop” nas perdas.

Quando é usada? A estratégia é utilizada quando o trader deseja proteger seu ganho.

Por que é estratégico conhecer o fluxo de ordens no day trade? 

Compreender o fluxo de ordens no day trade traz clareza sobre o funcionamento do mercado e segurança para tomar decisões embasadas em tendências. 

A leitura adequada dos fluxos de ordens é um elemento-chave para a identificação e percepção de padrões. Eles apontam, por exemplo, quais ativos têm maior movimentação e quais são os posicionamentos estratégicos tomados por outros traders com ações semelhantes às suas. 

A seguir, vamos falar com mais detalhes sobre os principais tipos de fluxos de ordens no day trade. Também mostraremos como fazer uma análise a partir de sua observação. 

Quais os principais tipos de fluxos de ordens disponíveis no day trade? 

A seguir, listamos alguns dos padrões que podem ser identificados a partir da leitura de fluxos de ordens no day trade. 

Tendência à continuação da agressão

Neste tipo de fluxo de ordem, a tendência observada é de que o mercado compra ativos a preços cada vez maiores e vende a valores cada vez menores. Este movimento, considerado “agressivo”, representa o fluxo do mercado na maioria das vezes. 

Fluxos de ordens passivas

Neste caso, o padrão é que os players adotem um posicionamento de emissão de ordens passivas (como as ordens limitadas, que aguardam movimentos do mercado para serem executadas). 

Cabe ao investidor optar por seguir esta tendência ou operar paralelamente em um fluxo que o ajude a consumir as ações em posição passiva por preços favoráveis. 

Volume de negociação

Este fluxo aponta o volume de negociação por nível de preço. Ou seja: aponta grupos de ações com excesso de negociação, implicando em um congestionamento do mercado, bem como regiões em que houve pouca negociação. 

Como fazer a leitura do fluxo de ordens? Conheça a técnica do tape reading

Agora você conhece alguns dos tipos de fluxos de ordens disponíveis no day trade. Mas o que fazer com eles? É hora de entender como funciona a técnica do tape reading

O nome “tape reading”, ou “leitura da fita”, pode parecer antiquado. Isso porque ele surgiu a partir do nome de uma máquina, conhecida como Ticker Tape Machine. Ela registrava informações relevantes sobre o fluxo de compra e venda de um papel (código da ação, variação de preço, dados sobre a negociação, etc.). 

A partir da leitura desta fita, os traders conseguiam avaliar o mercado e entender em quais papéis o fluxo de investimento era maior ou menor.

Hoje em dia, já não há mais fitas físicas com informações sobre as negociações na bolsa. Entretanto, a prática de avaliação de tendências e análise de fluxos seguiu firme ao longo dos anos, consolidando o tape reading no formato que conhecemos hoje. 

Atualmente a estrutura da prática do tape reading se divide em 3 blocos: 

  • avaliação do book de ofertas: no book de ofertas, estão disponíveis as ordens que aguardam a execução e os seus respectivos volumes. Assim, é possível identificar as intenções de compra e venda de ações. 
  • leitura do histórico de negócios: permite a visualização das negociações que ocorreram no período de interesse. Dessa forma, é possível acompanhar o movimento de escolha de ações pelos grandes players do mercado. 
  • observação do volume de profile: define regiões de concentração de preços das ações. Esta observação permite identificar pontos de resistência e rompimento das cotações.

No vídeo abaixo, você aprende um pouco mais sobre a técnica e vê, na prática, como obter informações sobre fluxos de ordens: 

Invadindo o gráfico: descubra como ser um tape reader

Assim como todo processo de análise no mercado de ações, para aplicar o tape reading com assertividade, é preciso estudar o comportamento da bolsa. Mas mais do que isso, é preciso saber interpretar as informações obtidas. 

Se você tem este perfil de investidor, tempo e disposição para aprofundar seu entendimento sobre leituras de gráficos e interpretação de dados do mercado, temos aqui uma sugestão que pode te dar um empurrãozinho. Conheça nosso curso Start na Renda Variável

Além do tape reading, o curso, realizado em formato intensivo, com 3h de duração, traz uma introdução ao trading, gestão de riscos e alavancagem, além de conceitos essenciais para o trade market. 

Inscreva-se e comece agora a mudar a sua visão do mercado de ações!

 

 

*Créditos da imagem de capa: Jason Briscoe em Unsplash

Continue Aprendendo

spot_img