Fundo imobiliário é renda fixa ou variável? Como investir nessa modalidade?

Uma das principais alternativas para quem busca boas opções para investir são os Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs), sendo uma alternativa para viver de renda com essas aplicações  em vez de ter imóveis físicos.

Entretanto, conforme vamos pesquisando sobre essa modalidade de investimento, pode surgir uma dúvida: fundo imobiliário é renda fixa ou variável

Para entender essa questão e as razões que levam a essa confusão, primeiramente devemos definir o que são FIIs e suas principais características, como os tipos existentes e a periodicidade que os dividendos são pagos.

Com isso, conseguimos entender mais claramente em qual tipo de investimento os FIIs se encaixam. Continue a leitura!

O que são fundos imobiliários?

Entender o que são FIIs é menos complexo do que se imagina: os fundos de investimentos imobiliários funcionam como uma espécie de “condomínio” de investidores, que são chamados de cotistas.

Eles reúnem seus investimentos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário. Então, os ganhos obtidos são repartidos proporcionalmente ao que cada um investiu entre os participantes.

Normalmente, o recurso acumulado é revertido para a construção ou aquisição de novos imóveis, para que posteriormente eles sejam alugados ou arrendados. É desse último processo que os cotistas recebem o seu lucro.

Quer tirar as principais dúvidas relacionadas a o que são e como funcionam os fundos imobiliários? Confira este vídeo:

Como vimos, eles são ativos negociados em bolsa. E, com isso, já é possível entender se FII é renda fixa ou variável. Mas falaremos mais sobre isso e o motivo da confusão a seguir.

Fundo imobiliário: renda fixa ou variável?

Antes de falar se os fundos imobiliários são renda fixa ou variável, vamos entender o conceito de cada uma delas.

A renda fixa é uma modalidade de investimento em que as regras de rendimento são definidas no ato da aplicação, com taxas prefixadas, pós-fixadas ou híbridas. Além disso, é focada na compra e venda de títulos públicos e privados. 

Já a renda variável é o oposto, ou seja, o cálculo da remuneração não é previamente definido. Isso significa que nesse tipo de investimento não é possível saber de antemão quanto será a valorização do investimento, podendo inclusive ocorrer a sua desvalorização.

Ou seja, o risco de fazer aplicações em renda variável é maior, uma vez que não se sabe quanto irá receber ao final. Por outro lado, a rentabilidade (retorno financeiro) normalmente é mais vantajosa.

Então, escolher entre investir em renda fixa ou variável é uma opção individual de cada investidor, que deve avaliar a sua propensão a riscos de acordo com o seu perfil de investidor.

Com tudo isso explicado, podemos afirmar que os FIIs são investimentos de renda variável. Então, no momento em que o cotista decide aplicar o seu recurso em conjunto com outros no mercado imobiliário, ele não tem certeza do retorno financeiro que terá ao final.

Mas, então, por que há dúvidas se o fundo imobiliário é renda fixa ou variável? Porque existe uma regularidade no pagamento dos dividendos. Essa periodicidade é fixa (podendo ser mensal ou semestral), o que pode trazer uma má interpretação de que os lucros obtidos também são fixos, o que não é.

Além disso, pode ser que os dividendos do fundo imobiliário tenham baixas oscilações. Ainda assim, esse investimento não pode ser considerado de renda fixa por dois motivos.

O primeiro deles é que, como já ressaltamos anteriormente, não há garantia de rendimentos a longo prazo. Por exemplo, os inquilinos podem deixar de pagar o aluguel ou o imóvel pode estar em vacância (não ocupado).

A segunda razão é que a compra dos ativos dos fundos é feita por meio da bolsa de valores. Isso significa que as cotas podem flutuar por diversos fatores, como as condições do mercado, por exemplo.

O fato é que não se pode afirmar, com objetividade, qual será o retorno financeiro dessas aplicações no momento do investimento. E, por todas essas questões, podemos dizer que os fundos de investimento imobiliários são de renda variável.

Caso queira saber mais sobre outros investimentos de renda variável ou como funciona a bolsa de valores, confira nosso e-book completo, com os principais termos e conceitos! Baixe gratuitamente:

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Como investir em fundos imobiliários?

Os ativos dos fundos imobiliários têm feito muito sucesso entre o público de investidores brasileiros, mostrando que temos cada vez mais pessoas interessadas em diversificar seus aportes para além da renda fixa. 

Segundo o relatório da B3, o Brasil já ultrapassou a marca de 2 milhões de cotistas de FIIs durante o mês de setembro de 2021, o que indica o aumento de 57,2% em relação ao ano anterior

Quer saber por que os fundos imobiliários atraem tantos investidores? Como falamos neste artigo, entre as principais vantagens dessa modalidade de investimento, podemos citar:

  • isenção de imposto de renda;
  • alta liquidez;
  • baixa volatilidade quando comparado com ações;
  • rendimentos superiores aos de renda fixa;
  • pagamento periódicos de boas taxas de dividendos;
  • investimento imobiliário sem precisar realizar grandes aportes ou adquirir imóveis de forma direta.

Mas como investir no fundo imobiliário? Para adquirir cotas de FIIs, o primeiro passo é encontrar uma corretora de confiança (como a XP, Clear ou Rico), que são as instituições responsáveis pela intermediação entre o investidor e os ativos listados na B3.

A partir disso, é importante estudar sobre as suas opções. Faça uma análise sobre quais os melhores fundos imobiliários para você e, então, realize  uma ordem de compra por meio do home broker, a plataforma disponibilizada pelas corretoras para que o investidor possa operar seus ativos.

>>> Veja também: Quais os melhores fundos imobiliários? Conheça 5 ativos para ficar de olho

Investir em FII é seguro?

Sempre que falamos sobre investimentos (tanto de renda fixa quanto variável), uma das principais dicas que damos para ter mais segurança é a diversificação de ativos

Isso porque, mesmo que você arrisque uma parte do seu patrimônio em uma aplicação e acabe perdendo, ainda conta com outros ativos que podem suprir essa perda, sem trazer maiores complicações financeiras.

Afinal, se o seu capital estiver bem distribuído em diferentes investimentos, há uma maior possibilidade de adquirir mais lucros do que prejuízos. Isso também vale para o investimento em fundos imobiliários.

Ou seja, ao invés de investir todo o seu dinheiro nos FIIs, vale a pena diversificar a carteira com outras modalidades, desde a renda fixa à variável. Essa é uma grande dica para quem deseja proteger seu patrimônio.

Se você quer saber mais sobre como fazer investimentos vantajosos para você, seja com os fundos imobiliários ou outros tipos, aqui na Xpeed temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos ainda mais.

Conheça a lógica por trás da importância da diversificação da sua carteira e veja um módulo completo sobre como viver de renda com os fundos imobiliários em nosso curso!

Campanha de um combo de cursos online sobre "Diversificar Carteira de Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img