Importância do controle financeiro: o que é e como adotar esse hábito sem complicação?

Manter a organização financeira em relação aos gastos pessoais é fundamental para uma relação mais saudável com o dinheiro. No entanto, boa parte dos brasileiros ainda não compreende a importância do controle financeiro pessoal.

Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), verificou que 48% dos consumidores brasileiros não controlam o próprio orçamento.

Se você faz parte deste grupo e quer virar o jogo, assumindo as rédeas sobre suas finanças, este post vai te ajudar! Nele explicamos qual a importância do controle financeiro na vida de uma pessoa e listamos cinco dicas para quem quer aprender a organizar suas finanças. Boa leitura!

O que é organização financeira?

O conceito de organização financeira pode ser entendido como o controle de suas fontes de renda e despesas. Em outras palavras, significa ter domínio sobre o seu dinheiro e utilizá-lo de forma estratégica, sabendo exatamente quanto ganha, quanto gasta e para onde ele vai.

Com uma vida financeira organizada, mexer com dinheiro deixa de ser uma obrigação estressante e passa a ser uma oportunidade para aumentar seu patrimônio. Afinal, ele serve para muito mais do que pagar contas, é o combustível para a busca por mais qualidade de vida e realização de sonhos.

Qual é a importância do controle financeiro pessoal?

O controle financeiro é importante pois permite que você se relacione com o dinheiro de forma mais saudável e tenha uma noção precisa de suas finanças.

Por exemplo, se você não acompanha suas despesas de perto, como sabe quanto já gastou e quanto ainda pode gastar no mês?

Nesta situação, as chances de entrar em dívidas aumentam consideravelmente, uma vez que demonstra não possuir um controle financeiro eficiente.

Além disso, mais do que saber para onde o dinheiro vai, é importante utilizá-lo com sabedoria, e você só consegue fazer isso à medida que aprende a definir prioridades e entende a importância de poupar, seja para uma reserva de emergência, investimentos, ou mesmo para a realização de objetivos específicos.

Como manter os gastos pessoais sob controle?

A pessoa que sabe controlar seus gastos está muito mais perto do sucesso financeiro do que aquela que sequer sabe no que está gastando. É aí que entra a importância do controle financeiro pessoal, conferindo a organização necessária para que você não se perca em meio às suas finanças.

“Mas como fazer um bom controle financeiro?”

A organização financeira e o controle dos gastos pessoais requerem disciplina e estratégia. A melhor forma de alcançar tais objetivos é por meio da educação financeira.

Você pode ter acesso a ela de diversas formas: acompanhando notícias, lendo livros sobre o assunto ou fazendo cursos como os que oferecemos na Xpeed School. Inclusive, para ampliar sua visão sobre o tema e te colocar na trajetória do sucesso, você pode começar pelo combo de Cursos de Educação Financeira.

Ele proporciona uma boa base para entender este universo, reorganizando suas finanças e transformando a maneira como você se relaciona com o dinheiro. Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

5 dicas para um melhor controle financeiro pessoal

Agora que você está ciente da importância do controle financeiro para a sua vida, que tal conferir as dicas que preparamos para te ajudar no controle de gastos pessoais e na organização de suas finanças? Confira:

1. Registre todos os seus gastos

Uma dica vital para manter o controle financeiro é desenvolver o hábito de anotar todas as suas despesas. Assim, você terá uma noção mais precisa do seu custo de vida, e saberá exatamente o destino do seu dinheiro. Além disso, se sentirá mais seguro e conseguirá se planejar muito melhor.

Para o registro, você pode utilizar uma planilha de controle financeiro, aplicativos voltados para esta função, ou mesmo o bom e velho papel e caneta.

O importante é manter esse registro completo e organizado. Para isso, é essencial  classificar as despesas entre gastos fixos e variáveis, facilitando a visualização sempre que precisar consultar.

2. Procure formas de cortar ou reduzir custos

O controle financeiro, mais do que organizar suas receitas e despesas, é uma forma de otimizar seu orçamento.

Para isso, é fundamental se habituar a revisar seus gastos e buscar formas de enxugá-los, seja cortando supérfluos ou buscando alternativas para reduzir custos. Observe alguns exemplos:

  • trocar lâmpadas incandescentes por led, que são mais econômicas;
  • sempre que for ao supermercado, fazer uma lista de compras e se ater a ela, assim você evita gastar mais com coisas de que não precisa;
  • se o aluguel está caro, tente negociar com o proprietário ou até mesmo buscar por uma casa ou apartamento mais barato;
  • no que diz respeito ao lazer, você pode trocar o cinema do fim de semana por uma passeio no parque;
  • a academia está cara? Que tal procurar por uma mais barata ou fazer exercícios ao ar livre?

3. Pesquise, compare preços e só compre o que realmente precise

Quantas vezes compramos itens que não precisamos, por puro impulso, e pior, sem nem ao menos pesquisar para tentar economizar um pouco que seja?

Enquanto nos deixarmos levar por esses desejos de consumo, dificilmente conseguiremos atingir nossos objetivos de longo prazo. Por isso, frear esse tipo de impulso é um importante passo para o controle financeiro.

Lembre-se de que a cada gasto desnecessário você fica um pouco mais distante das suas metas e sonhos.

4. Defina prioridades

Com um orçamento limitado, nem sempre conseguimos fazer tudo o que queremos. Neste caso, é importante controlar suas finanças para que seja possível honrar com os compromissos mais importantes. Ou seja, você precisa definir prioridades e, para isso, aqueles registros que você fez na dica 1 serão muito úteis!

Analise suas anotações e estabeleça o que não pode deixar de pagar de jeito nenhum. De modo geral, eles ficam na lista de despesas fixas, como contas de água, luz, aluguel, etc. Em momentos de necessidade, aquele barzinho de fim de semana ou o sorvete no shopping podem esperar, concorda?

5. Comece a investir

Sempre que o assunto for finanças, a gente vai acabar falando em investimento. Isso porque aprender a aplicar o seu dinheiro é um ponto muito importante do controle financeiro, visto que essa prática permite ampliar seu orçamento e melhorar sua qualidade de vida.

Esqueça aquele pensamento: “vou começar a investir quando sobrar dinheiro”. Isso nunca vai acontecer, pois você sempre vai procurar onde gastar. Logo, é crucial que você tenha isso como meta! Então, já vá separando uma quantia todo mês para destinar a este objetivo.

Você pode começar por uma reserva de emergência, que deve ser prioridade na vida de qualquer pessoa, uma vez que te protege diante de imprevistos e te ajuda a se manter longe das dívidas.

Conforme for economizando e percebendo que está “sobrando” mais dinheiro, você pode começar a diversificar sua carteira de investimentos, a fim de proteger seu patrimônio e aproveitar as melhores oportunidades do mercado financeiro.

Não sabe por onde começar? Então, confira o vídeo abaixo, no qual nossa expert em investimentos, Clara Sodré, explica tudo direitinho:

Entendeu a importância do controle financeiro na sua vida?

O controle financeiro pessoal nada mais é do que o hábito de organizar, de forma sistemática, seus ganhos e gastos. A base deste hábito está justamente na educação financeira, a qual você deve buscar constantemente, estudando, lendo e se informando.

Uma ótima forma de iniciar essa jornada é por meio do nosso combo de cursos Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos.

Aproveite esta oportunidade para desenvolver seu autoconhecimento financeiro e aprender a aplicar seu dinheiro de forma inteligente. Clique no banner e se inscreva!

Campanha de um combo de cursos online sobre "Os primeiros passos para começar a investir" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img