Indicadores de tendência: o que são e quando eles são favoráveis?

Como saber se os ventos estão soprando a favor das suas ações? Será que é o momento de ajustar as velas e encerrar a posição de um investimento? Hoje, você descobrirá cinco indicadores de tendência da análise técnica para aproveitar as oportunidades favoráveis. 

Neste artigo, a proposta é proporcionar subsídios para que você possa tomar as melhores decisões financeiras. Afinal, não podemos saber com exatidão como o mercado vai se comportar, mas é possível antecipar certos movimentos e, claro, agir em tempo hábil.

Se você quer conhecer os principais indicadores de tendência, continue conosco até o final do post. E o melhor: você aprenderá a usar a volatilidade a seu favor, além de conhecer o método XP de avaliar ações. Então, sem mais delongas, vamos começar!

O que são indicadores de tendência das ações?

Basicamente, os indicadores de tendência são sinais de que o comportamento da ação poderá mudar. São movimentos naturais da renda variável. E justamente nesses pontos de alta, baixa ou lateralização é que se encontram boas oportunidades de investimento.

Antes de mais nada, vale lembrar que esses conceitos estão embasados na análise técnica (ou gráfica), de curto prazo. Nessa escola, a finalidade é “rastrear” os sinais do mercado para decidir se pretende operar a favor da tendência ou sair da operação, se for o caso.

Aliás, a análise técnica não é a única, mas será o foco deste artigo. Mas, se quiser conhecer a outra escola, temos um conteúdo especialmente preparado para isso!

>>> Saiba mais sobre a análise fundamentalista para entender o que são indicadores financeiros nesse contexto

Como saber se os indicadores de tendência estão favoráveis?

A movimentação dos preços na bolsa de valores se baseia na lei da oferta e da demanda. Se os papéis de uma empresa são muito visados, seu preço sobe. E vice-versa, de acordo com as expectativas do mercado.   

Digamos que esse mercado esteja otimista e que as ações sigam em tendência de alta. Mesmo assim, podem acontecer movimentos de baixa ou de lateralização. Em todo caso, lembre-se de que as tendências são cíclicas, ok? 

No e-book “Como se formam os preços dos ativos”, temos um exemplo prático da ação ordinária do Magazine Luiza,  MGLU3. Diante da pandemia de Covid-19, o valor dos papéis despencou no início de 2020, mas o preço voltou a subir, à medida que o mercado foi retomando a confiança.

indicadores de tendência - oferta e demanda - MGLU3, da Magazine Luiza

Para entender melhor sobre as movimentações de preços dos ativos, faça o download gratuito do nosso e-book!

5 exemplos de indicadores de tendência

Como já deu para perceber, os indicadores de tendência são uma ferramenta objetiva para os traders. No fim das contas, será mais fácil decidir quando fazer o stop de ações para vender com o lucro esperado (stop gain) ou ainda evitar os prejuízos (stop loss).

Em outras palavras, você poderá definir qual será o preço para entrar e sair de uma operação. E, para isso, vale a pena conferir os seguintes indicadores de tendências, contando com os gráficos do InfoMoney:

1. Suporte e resistência

Sabe aquele “obstáculo” que parece impedir o aumento ou a redução do preço? Enquanto o suporte é o ponto mais baixo, a resistência mostra onde a tendência de alta poderia chegar ao ápice.

Nesse gráfico, a linha azul representa o suporte, bem como a vermelha mostra a resistência:

indicadores de tendência - suporte e resistência

2. Média móvel

Trata-se da média de preços de um determinado ativo ou derivativo dentro de um recorte de tempo. Se a análise for feita em um gráfico de candlestick, essa média móvel evidencia as linhas que acompanham a evolução da cotação do investimento.

Por sinal, esse gráfico indica a inserção de duas médias móveis (linhas roxa e laranja) para analisar diferentes períodos:

indicadores de tendência - média móvel

3. Bandas de Bollinger

Já as Bandas de Bollinger são indicadores de volatilidade que complementam as médias móveis. Nesse caso, elas mostram a dispersão dos preços do ativo analisado, calculando o desvio-padrão, que fica acima ou abaixo da média móvel.

Nesse gráfico, veja os momentos em que o candle (a vela) do gráfico encosta na banda superior ou inferior. Por sua vez, a linha central (vermelha) demonstra a média móvel de 20 períodos:

indicadores de tendência - Bandas de Bollinger

Bônus: como usar os ventos da volatilidade a seu favor?

As oscilações são típicas do mercado de ações. E, se o cenário for bem analisado, você poderá usar a volatilidade a seu favor, elevando consideravelmente o potencial de ganhos. E, se a ideia te interessa, não deixe de assistir ao vídeo da série “Investimentos às claras”:

4. Fibonacci

Já ouviu falar na proporção áurea do método Fibonacci? Adaptando para o contexto dos investimentos, ela tem como objetivo verificar a magnitude relativa ao próximo movimento. Enquanto a impulsão segue a favor da tendência, a correção representa a queda.

Aqui, a proposta é “projetar” essa proporção áurea no gráfico (linha azul), a fim de antecipar a trajetória:

indicadores de tendência - Fibonacci

5. Índice de Força Relativa (IFR)

Com base nas cotações anteriores, o IFR visa demonstrar as regiões em que há sobrecompra ou sobrevenda. Em uma escala de 1 a 100, o preço “razoável” de negociação estaria acima de 70.

O gráfico a seguir demonstra o IFR por meio do traçado que perpassa a escala, no decorrer do período verificado:

Índice de Força Relativa (IFR)

Como colocar em prática os indicadores de tendência?

Para finalizar o post, temos mais duas dicas que contribuem significativamente com a sua jornada da riqueza. 

A primeira delas é a aula gratuita que está disponível no nosso canal do Youtube: “O método XP de analisar ações”. Com isso, você poderá acompanhar os comentários dos especialistas sobre os indicadores dos papéis negociados no pregão:  

Enfim, saber se os ventos estão favoráveis (ou não) será o ponto-chave para orientar suas decisões. Nada te impede de ajustar as velas e seguir em outra direção, afinal. 

O importante é buscar conhecimento para se sentir confortável com a estratégia traçada. E, nós, da Xpeed School, estamos aqui para te ajudar nisso!

Continue Aprendendo

spot_img