Índice de rentabilidade nos investimentos: o que é? Como calcular?

Como avaliar se vale a pena investir em determinada empresa dentro do mercado acionário? Entre outros indicadores, conhecer o índice de rentabilidade é essencial para ter uma visão mais objetiva sobre suas aplicações.

Isso porque saber analisar os demonstrativos financeiros de uma organização é uma das principais maneiras de medir seu desempenho. 

E é por meio de indicadores financeiros (que são calculados a partir dos dados nos demonstrativos) que os analistas conseguem obter uma imagem mais clara sobre o desempenho recente das companhias.

Mas para entender esses dados e tomar as melhores decisões em relação aos seus investimentos, é necessário saber como calcular a rentabilidade, suas fórmulas e os principais indicadores. Falaremos sobre todos esses pontos no conteúdo de hoje. Boa leitura!

O que é índice de rentabilidade?

O indicador de rentabilidade representa o percentual de ganhos após determinado investimento. Ou seja, é uma maneira de entender o desempenho das empresas para avaliar se vale a pena aplicar nela.

Afinal, é fundamental realizar uma boa análise dos principais indicadores, inclusive o de rentabilidade, sempre que for investir em algum negócio. Esse é o princípio básico para avaliar se terá vantagens com a aplicação.

Além disso, o índice de rentabilidade pode medir o retorno de uma organização em relação a:

  • seus ativos;
  • investimentos financeiros;
  • patrimônio líquido e outros fatores.

>>> Indicação de leitura: Como calcular um investimento? Aprenda a monitorar seus ganhos

Os indicadores de rentabilidade contêm informações estratégicas tanto para quem deseja começar a investir em determinada empresa, quanto para aqueles que precisam monitorar os seus ativos. 

O índice de rentabilidade, assim como outros indicadores, faz parte da análise fundamentalista. Podemos defini-la como uma ferramenta que permite ter uma visão mais assertiva em relação às empresas listadas na bolsa, para decidir se vale a pena negociar suas ações.

Então, ter o domínio sobre esses indicadores e, até mesmo, entender como calcular a rentabilidade é essencial para observar oportunidades de compras de ações ou reconhecer os melhores momentos para vendê-las.

E se você quiser compreender como começar a aplicar em ações, temos um e-book completo com os principais conceitos que você precisa saber para investir na bolsa de valores, servindo como um guia para consultar sempre que quiser realizar seus investimentos com propriedade. Baixe gratuitamente!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Aproveite e também confira este vídeo. Aperte o play!

Como calcular a rentabilidade? Principais indicadores

Como falamos, existem vários indicadores financeiros. Mas então, como calcular a rentabilidade? A verdade é que cada índice possui a sua fórmula. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.

Margem bruta

Esse é um dos indicadores mais utilizados pelas empresas. Ele mostra de forma simplificada e direta quanto o negócio ganha com a venda de seus produtos ou serviços.

A equação da margem bruta consiste na relação entre o lucro bruto do período sobre as vendas líquidas, multiplicando o resultado por 100. Logo:

Margem Bruta = (Lucro bruto / Receita total) x 100

Margem líquida

Aqui, o objetivo é avaliar a relação entre o lucro líquido (rendimento real) e as vendas líquidas (ou seja, após a dedução das despesas) dentro de um determinado período. 

Então, ele representa a porcentagem de lucro líquido obtido pela empresa em relação à receita total, conforme a fórmula:

Margem Líquida = (Lucro Líquido / Receita) x 100

Retorno sobre patrimônio líquido

O ROE ou Return on Equity é um dos principais indicadores para análise fundamentalista. Isso porque ele calcula a capacidade que as empresas têm de conquistar bons resultados a partir dos investimentos dos acionistas.

Ou seja, por meio dele é possível observar se uma companhia é rentável ou não. Então, quanto mais alto for o ROE, melhor é a sua rentabilidade.

ROE = (Lucro Líquido / Patrimônio Líquido) x 100

 Retorno sobre ativos (ROA)

Já o ROA (Return on Assets) tem o objetivo de verificar a capacidade que determinado negócio tem de gerar lucro a partir dos seus ativos. Ou seja, dos bens e serviços que aumentam o poder aquisitivo da empresa.

A fórmula de rentabilidade desse indicador pode ser calculada pela relação entre lucro operacional do período sobre o ativo total, que pode ser encontrado no balanço patrimonial da empresa. Logo:

ROA = (Lucro operacional / Ativo total) x 100

Qual a importância dos indicadores de rentabilidade na avaliação de investimentos?

Ao contrário do que muitos pensam no início, investir na bolsa de valores não é um jogo de sorte, mas sim de análise e estudo.

Exatamente por esse motivo, as análises técnicas e fundamentalistas são tão importantes para identificar os investimentos mais seguros e que podem trazer melhores retornos. Afinal, dessa maneira, as decisões serão tomadas com base em dados e não em achismos.

Isso significa que ao avaliar o índice de rentabilidade, assim como outros indicadores, você saberá que tomou a melhor decisão baseada em métricas e informações relevantes ao mercado financeiro.

Entretanto, é relevante notar que o uso isolado pode trazer distorções. Por conta disso, o índice de rentabilidade deve ser utilizado em conjunto com outros indicadores financeiros. É nesse cenário que a análise fundamentalista se faz tão relevante. 

Quando estamos pensando em qual empresa investir, avaliar essas questões microeconômicas é vital para o sucesso das aplicações, escolhendo bons ativos financeiros. Um curso pode fazer toda a diferença no momento de definir os melhores investimentos para sua carteira.

Em Análise fundamentalista: identifique os futuros ganhadores da Bolsa, de Marcos Piellusch, você irá aprender:

  • Diferença entre análise fundamentalista e análise técnica;
  • Informações utilizadas na análise fundamentalista;
  • Demonstrações financeiras das empresas;
  • Stock Picking: como escolher ações alinhadas com seus objetivos;
  • Monitorar resultados.

E muito mais! Aproveite a oportunidade para aprofundar ainda mais seus conhecimentos na área.

Campanha de um curso online sobre "Análise Fundamentalista: Identifique os Futuros Vencedores da Bolsa" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img