O que é o Índice IGP-M? Como ele funciona e como afeta a sua vida financeira?

De acordo com o último balanço da Fundação Getúlio Vargas (FGV), até novembro de 2021, o índice IGP-M acumulou uma alta de 16,77% ao ano e 17,89% nos últimos 12 meses. Mas, você sabe como ele impacta a sua vida e seus investimentos? Afinal, o que é o índice IGP-M?

No post de hoje, apresentamos o índice conhecido como “inflação do aluguel”, mas não se engane, pois ele influencia em muitos outros pontos da sua vida!

Entenda o que ele é, como funciona, como é calculado e de que forma ele pode afetar a sua vida financeira e seus investimentos.

O que é o índice IGP-M?

O IGP-M, Índice Geral de Preços de Mercado, é um indicador utilizado para medir a inflação do país. Calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele avalia as oscilações de preços no mercado, funcionando como um termômetro para a economia.

Qual a função do índice IGP-M?

Assim como o IPCA, o IGP-M serve para mensurar o nível de inflação ou deflação do País. Em outras palavras, sua função é avaliar a variação dos preços de produtos e serviços no mercado. Quando sobe, significa que o país está passando por uma inflação. Quando desce, está em deflação.

De modo geral, o IGP-M funciona como um indicativo econômico do país, mostrando como os acontecimentos impactam a população. Momentos de crise, por exemplo, tendem a fazer com que este índice suba, refletindo o aumento no custo de vida do brasileiro.

Por isso, é importante entender e acompanhar este e outros indicadores, além, é claro, de estar sempre bem-informando a respeito do que acontece no mundo. Afinal, acontecimentos políticos, econômicos e sociais interferem diretamente nos resultados dos seus investimentos.

IGP-M: o índice da inflação do aluguel

O IGP-M é conhecido como o índice da inflação do aluguel devido ao fato de ser utilizado como base para o reajuste anual do valor de locação, bem como das parcelas de financiamentos de imóveis e outros serviços do setor imobiliário.

Na prática, o contrato de aluguel é reajustado de acordo com a oscilação do índice no ano anterior. Ou seja, sempre que há inflação no IGP-M em um ano, o valor do aluguel no ano seguinte aumenta. Já quando ocorre uma deflação, os valores tendem a permanecer os mesmos.

Além do custo de moradia, há outras despesas que podem sofrer reajustes com base no IGP-M, como: plano de saúde, seguros, conta de energia elétrica, dentre outras.

Como o IGP-M é calculado?

O IGP-M é calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), um órgão pertencente à Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O Índice Geral de Preços de Mercado é uma média aritmética de três outros índices de preços, que possuem pesos diferentes no cálculo. São eles:

  • IPA-M: Índice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado, responsável por 60%;
  • IPC-M: Índice de Preços ao Consumidor – Mercado, responsável por 30%;
  • INCC-M: Índice Nacional do Custo da Construção – Mercado, responsável por 10%.

Para o cálculo do IGP-M de um período, o Ibre leva em consideração os preços praticados no mercado entre o dia 21 do mês anterior até o dia 20 do mês de referência.

Qual é a variação anual do IGP-M?

A variação anual do IGP-M está diretamente relacionada àquilo que ocorre em nosso país, principalmente nos contextos político e econômico.

No último balanço, publicado no dia 29 de novembro de 2021, o IGP-M teve uma variação de 0,02%, acumulando uma alta de 16,77% no ano e 17,89% nos últimos 12 meses. A título de comparação, no mesmo período do ano anterior, o índice subia 3,28%, acumulando uma alta de 24,52% em 12 meses.

gráfico que mostra a variação anual acumulado do índice IGP-M
Variação % acumulada em 12 meses. Fonte: FGV.

O gráfico acima mostra o percentual da variação acumulada do IGP-M e cada um dos índices que o compõem nos últimos 12 meses.

Você pode acompanhar os informes mensais, bem como as prévias que são liberadas a cada 10 dias, diretamente no portal de notícias da FGV.

Como o índice IGP-M pode afetar os investimentos?

Agora que você já sabe o que é o índice IGP-M, compreende que ele afeta os preços do mercado, elevando o custo de vida do brasileiro. Porém, deve estar se perguntando:

“Como o IGP-M pode afetar meus investimentos?”

Momentos de incerteza, aumentam os riscos de inflação e abalam os juros, pedindo por uma postura mais conservadora em relação aos investimentos. Logo, é importante ficar de olho neste índice, a fim de proteger seu capital e garantir que seu dinheiro esteja bem aplicado.

Se o rendimento de determinada aplicação estiver abaixo do IGP-M do momento, significa que, mesmo investindo, você está perdendo dinheiro para a inflação.

Para ficar claro, em um caso como este, o montante parece estar aumentando, afinal, está rendendo juros, no entanto, este dinheiro está perdendo valor.

Além de servir como base para o cálculo de reajustes no setor imobiliário, o IGP-M também é utilizado como índice de referência em alguns alguns tipos de investimentos, como o Tesouro IGP-M. Isso significa que, em períodos de alta na inflação, tais aplicações irão render mais, protegendo seu patrimônio.

>>> Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira este post: Investimentos: como usar aqueles que protegem da inflação

E para saber mais sobre renda fixa, confira o vídeo abaixo, onde nossa expert em investimentos, Clara Sodré, te explica tudo direitinho. Aperte o play e aproveite:

Ficou clara a relação entre o IGP-M e sua vida financeira?

Apesar de ser mais usado no setor imobiliário, como referência para o reajuste de parcelas no financiamento de imóveis ou no preço do aluguel, ele também influencia em outros setores, impactando o custo de vida do brasileiro como um todo. Além disso, pode interferir na rentabilidade de alguns de seus investimentos.

Conhecer e entender esse tipo de influência na economia faz parte do que chamamos de educação financeira, uma ferramenta valiosa na vida daqueles que desejam aprender a lidar com o dinheiro de forma mais saudável e eficiente.

Quer aprender mais e transformar a sua vida? Então conheça nosso Combo de Cursos de Educação Financeira. Com ele, você desenvolve o autoconhecimento financeiro e entende melhor a sua relação com o dinheiro. Clique no banner abaixo e se inscreva agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School

Continue Aprendendo

spot_img