Investimento a longo prazo: quais os melhores? Confira 5 tipos + dicas

Entrar no mercado financeiro exige planejamento, afinal, estruturar investimentos a longo prazo pode ser um desafio, seja na escolha das melhores aplicações como na necessidade em deixar o dinheiro “parado” por anos.

A verdade é que muitos investidores iniciantes não têm o costume de pensar em investimentos seguros a longo prazo como uma opção por não sentir o retorno financeiro rapidamente.

Entretanto, devemos desmistificar essa ideia de que o dinheiro está parado e que não se está ganhando nada. Pelo contrário, ele está trabalhando para você

Essa é uma das principais questões que precisamos entender quando pensamos nas vantagens dos diferentes tipos de investimentos a longo prazo. Quer saber mais sobre como escolher o melhor? Continue a leitura!

Por que fazer um investimento a longo prazo?

O investimento a longo prazo é uma modalidade em que aplicamos determinado valor apenas para resgatá-lo após um tempo. Esse prazo pode ser variado: cinco, dez ou até mesmo vinte anos. 

Mas vale a pena fazer esse tipo de investimento? Depende do seu objetivo! Quando vamos realizar operações financeiras, devemos ter em mente as metas que desejamos alcançar. A partir delas, conseguimos estabelecer  o melhor tipo de aplicação.

Se  quiser  fazer uma viagem daqui um ano, por exemplo, então o investimento a longo prazo provavelmente não é o ideal. Por outro lado, se estiver planejando a aposentadoria, pode ser uma das melhores opções.

Isso porque, de forma geral, quanto mais você deixa o seu dinheiro investido, mais ele rende, e muito disso se deve a questão dos juros compostos, que funcionam como juros sobre juros

O que isso significa? Quando você faz um investimento, está emprestando o seu dinheiro para um banco, corretora ou instituição financeira. Esse “empréstimo” é durável, então quanto mais ele fica investido, mais juros sobre os investimentos você recebe. 

Além disso, o investimento a longo prazo pode ser considerado uma proteção do patrimônio, já que as oscilações do mercado não se apresentam como um risco, uma vez que o rendimento dos ativos varia ao longo dos anos.

Tipos de investimentos a longo prazo

Os investimentos a longo prazo podem ser encontrados tanto na renda fixa quanto na variável. Entre os melhores, podemos citar:

  1. Previdência privada;
  2. Tesouro Direto;
  3. LCI e LCA;
  4. Fundos imobiliários;
  5. Ações.

Agora, vamos falar um pouco mais sobre eles, destacando suas características individuais e as vantagens de cada um desses tipos de investimento a longo prazo.

1. Previdência privada

A previdência privada é uma opção para os investidores que não querem depender apenas da previdência social. É conhecida também como uma “aposentadoria particular”, o que significa que não possui nenhuma ligação com o INSS.

Esse é um dos principais tipos de investimento a longo prazo. Nele, você faz depósitos frequentes (normalmente mensais) de determinado valor para poder retirá-lo com juros após o tempo de vencimento do contrato.

A contratação do investimento de previdência privada pode ser oferecida tanto por bancos quanto por seguradoras. 

2. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um título público, ou seja, os empréstimos são feitos para financiamentos do Estado em saúde, educação, cultura, entre outros projetos. Na prática, funciona de forma semelhante aos investimentos em instituições privadas.

Esses títulos possuem rentabilidade e prazos de retirada diversos, sendo possível sacar em apenas um ano ou em até vinte. Entretanto, lembre-se de que o retorno financeiro positivo só é garantido quando o resgate é realizado no vencimento

A duração do investimento pode variar bastante e cabe a você definir qual o melhor prazo para esse retorno financeiro, de acordo com as suas metas e objetivos.

3. LCI e LCA

No caso das Letras de Créditos Imobiliários (LCI) ou Letras de Créditos do Agronegócio (LCA), os títulos também funcionam como empréstimos realizados para cada um desses dois setores. 

Ou seja, o dinheiro aplicado é investido em projetos e financiamentos dos ramos do agronegócio e imobiliário. Quando o investidor fecha o contrato com uma instituição, ela se compromete a pagar o juros sobre o montante aplicado dentro de um determinado prazo.

As maiores vantagens deste investimento são: o baixo risco, por conta da garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), e por não possuir incidência de impostos, como o IOF e o IR.

4. Fundos imobiliários

Também conhecido como Fundos de Investimento Imobiliários (FII), a melhor analogia para entender como funciona o fundo de investimento é a de um condomínio de investidores

Isso significa que vários participantes, que são chamados de cotistas, aplicam em conjunto dentro de uma operação. Então, os ganhos obtidos são divididos entre os investidores, proporcionalmente ao que cada um aplicou.

Para entender melhor como funciona este tipo de investimento, confira o vídeo. Aperte o play para assistir!

5. Ações

Você sabia que a bolsa de valores é um bom lugar para procurar por investimentos a longo prazo? 

O importante é pesquisar por empresas que tenham um ótimo histórico e que possuam uma boa perspectiva futura. Essa análise técnica é fundamental para o sucesso das aplicações.

Quer saber mais sobre como começar a investir na bolsa de valores? Confira o nosso e-book Guia da bolsa para investidores. Baixe gratuitamente!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Como escolher o melhor investimento a longo prazo? 6 dicas

Tenha um bom planejamento financeiro

Não podemos falar em investimento a longo prazo sem antes não pensar em um bom planejamento financeiro. 

Afinal, quando realizamos esse tipo de aplicação devemos ter a certeza de que não precisaremos do dinheiro investido antes do prazo de vencimento, já que isso pode reduzir o retorno financeiro.

Defina os seus objetivos

Quem pensa em fazer um investimento a longo prazo está planejando uma boa base para o futuro. Entender isso faz com que vejamos com facilidade a importância desse tipo de aplicação.

E para que a escolha seja feita da melhor maneira, é necessário ter uma boa consciência em relação às suas metas. Afinal, para fazer uma grande viagem, provavelmente um investimento de cinco anos é o suficiente para colher bons resultados.

Por outro lado, caso queira fazer uma reserva pensando no futuro dos seus filhos, o melhor investimento a longo prazo é de quinze ou vinte anos. Como falamos, quanto mais tempo o dinheiro ficar aplicado, maiores são os rendimentos.

Descubra seu perfil

Antes de fazer qualquer tipo de investimento devemos conhecer o nosso perfil de investidor. Basicamente, essa é uma classificação ligada ao risco que cada pessoa está disposta a assumir com suas aplicações. 

A Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) define três grandes tipos de perfil do investidor:

  • conservador: tem mais apreço pela segurança e maior aversão aos riscos;
  • moderado: está disposto a correr um risco médio em suas aplicações;
  • arrojado: está aberto a correr riscos visando uma maior rentabilidade.

Essa definição ajuda a escolher os melhores tipos de investimento baseado em seu perfil, levando em consideração a segurança, liquidez e rentabilidade

Escolha uma corretora

Com essas duas questões já definidas, é possível dar início aos seus investimentos seguros a longo prazo. E contar com uma corretora neste momento (como a XP Investimentos, Clear ou Rico) pode fazer a diferença no sucesso da aplicação.

Para essa escolha, é importante levar algumas questões em consideração, como:

  • tecnologia;
  • segurança;
  • suporte;
  • atendimento rápido ao cliente;
  • custo-benefício.

>>> Veja também: A XP Investimentos é confiável? 10 motivos para escolher a corretora

Seja paciente

O próprio nome da aplicação deixa claro a importância de ter paciência para receber o retorno financeiro. Nesse caso, assim como todos os outros quando pensamos em investimentos, ter inteligência emocional é fundamental para tirar o melhor proveito de seus ativos.

Diversifique a carteira

Ao falar sobre investimentos a longo prazo e considerando o cenário de perdas e ganhos, uma boa prática é a diversificação de ativos, podendo ser tanto na renda fixa quanto na variável.

Dessa maneira, mesmo que você arrisque uma parte do seu patrimônio em uma aplicação e acabe perdendo, ainda conta com outros ativos que podem suprir essa perda, sem trazer maiores complicações financeiras.

Afinal, se o seu capital estiver bem distribuído em diferentes investimentos, há uma maior possibilidade de adquirir mais lucros do que prejuízos. Essa é uma dica de ouro para qualquer pessoa que busca construir um patrimônio estável e positivo. 

Se você quer saber mais sobre como fazer investimentos vantajosos para você, seja de alto risco ou não, aqui na Xpeed temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos ainda mais.

Conheça a lógica por trás da bolsa de valores e domine técnicas e ferramentas para operar com os nossos cursos!

Campanha de um combo de cursos online sobre "Diversificar Carteira de Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img