Investir em banco ou corretora? Quais as diferenças?

O que é mais prático e lucrativo: investir em banco ou corretora? Se você pensa em começar a aplicar na bolsa de valores ou fazer investimentos em renda fixa, provavelmente já se perguntou isso.

Essas dúvidas podem fazer com que muitos investidores iniciantes fiquem paralisados, sem entender as diferenças entre banco e corretora e, por vezes, não tomando a melhor decisão de acordo com as suas necessidades.

A questão é que esse não deveria ser um impedimento para começar os seus investimentos, certo? Afinal, quanto antes der início à construção da sua carteira de aplicações, melhor para você!

Ao mesmo tempo, entendemos que quando o assunto é nosso dinheiro, queremos ter certeza de que ele está sendo utilizado para os fins certos, sendo bem investido e, é claro, rendendo bem.

Os bancos são instituições bem consolidadas no cenário brasileiro e, por isso, oferecem uma segurança maior na visão de alguns investidores iniciantes. Até por conta da falta de conhecimento e de educação financeira no momento de investir, muitos acabam optando por essas organizações.

Por outro lado, as corretoras podem apresentar inúmeros benefícios, tanto para quem vai começar a aplicar pouco dinheiro quanto para aquele que já investe mais. 

Além disso, pelas inúmeras opções que existem, é possível encontrar a que seja ideal para seus propósitos – e seu bolso.

Mas, então, devemos investir no tesouro direto pelo banco ou corretora? E no caso da bolsa de valores? A verdade é que no mundo dos investimentos, muitas vezes, não existem respostas simples. 

Ainda assim, iremos apresentar várias informações relevantes para que entenda o que é melhor para você. Vamos refletir um pouco mais sobre o assunto? Boa leitura!

Comparações e diferenças entre banco e corretora

Não tem como definir se é melhor investir em banco ou corretora se não fizermos uma boa comparação, certo? 

Afinal, são dois serviços muito utilizados e que possuem grandes referências dentro do mercado de capitais. As principais questões que vamos analisar neste momento são:

  • segurança;
  • diversificação;
  • rentabilidade;
  • atendimento;
  • cobrança de taxas.

Segurança

Quando o assunto é o nosso dinheiro e investimentos, a segurança é uma das primeiras questões em que pensamos. 

Como falamos, pelos bancos serem instituições consolidadas, muitos acreditam que eles são mais seguros. Mas a verdade é que as corretoras (quando escolhemos uma boa) também oferecem muita segurança.

Quando pensamos se é melhor investir no tesouro direto pelo banco ou corretora, por exemplo, no quesito segurança os dois oferecem as mesmas soluções. Isso porque esse tipo de investimento é garantido pelo Tesouro Nacional, e não pela instituição. Além disso:

  • o CDB, LCI e LCA são garantidos pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos);
  • os fundos são garantidos pelos ativos que os contêm;
  • as ações e debêntures são garantidas pelas empresas que as emitem. 

A grande questão é que uma corretora de confiança irá dar todas as informações para que você se sinta seguro. Além disso, normalmente oferecem um maior portfólio de investimentos, que veremos a seguir.

Diversificação

Essa é uma das principais questões quando estamos falando sobre as diferenças entre bancos e corretoras. Isso porque os bancos oferecem muitos outros serviços além de investimentos, como seguros, créditos, poupanças, entre outros.

Isso pode fazer com que o investidor não tenha espaço para diversificar os investimentos. Outro ponto que merece destaque é que os bancos acabam ficando restritos aos produtos da sua própria instituição.

Por exemplo, se você quer investir em CDB, então o banco provavelmente irá oferecer apenas opções de seus créditos bancários – afinal, eles querem que você invista em seus produtos, não dos concorrentes. Isso faz sentido do ponto de vista dessas instituições. Mas e o que é melhor para você?

As corretoras, por outro lado, costumam ter um leque muito mais diversificado de opções, de diferentes estilos, liquidez, preço mínimo para entrar e até mesmo rentabilidade. 

Ou seja, fica muito mais fácil encontrar o investimento que tem mais a cara do seu perfil de investidor.

Rentabilidade

Esse é um dos assuntos que mais preocupa os investidores, certo? A verdade é que normalmente é possível encontrar aplicações mais rentáveis nas corretoras, principalmente quando não temos muito dinheiro para aplicar.

Até mesmo por conta da diversificação, podemos ver produtos com maior rentabilidade nas corretoras como, por exemplo, CDBs que pagam acima de 120% do CDI. 

Nos bancos, essas opções mais rentáveis muitas vezes não são acessíveis, estando disponíveis apenas para quem tem muito dinheiro para investir.

>>> Indicação de leitura: Rentabilidade: significado, tipos e como calcular

Atendimento

Quando você tem milhões para investir, é provável que terá um atendimento diferenciado tanto no banco quanto nas corretoras. Mas e quando esse não for o caso? 

Será que as duas instituições se propõem a tirar dúvidas e estão preparadas para aconselhar o pequeno investidor a começar?

É possível que você não encontre esse tipo de atendimento nos bancos. Entretanto, algumas corretoras oferecem serviços para tirar dúvidas sobre investimentos por meio dos chats em seus sites. Esse já é um grande diferencial, certo?

Cobrança de taxas

Por fim, a última diferença entre banco e corretora que trouxemos está relacionada a taxas e tributos, ou seja, quanto essas instituições irão cobrar pelos seus serviços.

Em um primeiro ponto, devemos considerar que as corretoras dificilmente cobram pela abertura da conta. Em alguns casos, inclusive, possuem taxas isentas para operar o tesouro direto. 

É o caso da Rico, por exemplo, em que você não paga nada para investir em renda fixa. Nesse caso, dá para entender se é melhor investir no tesouro direto pelo banco ou corretora, certo?

Investir em banco ou corretora: o que é melhor?

Agora que você conhece os principais detalhes e diferenças entre banco e corretora, se sente mais confortável para tomar essa decisão? O importante é sempre pesquisar sobre as suas opções para encontrar a ideal para você.

Se optar pelo banco, é provável que fique com o que você já possui uma conta. Mas se quiser investir pela corretora, fica uma dúvida: dentre as várias que existem, como escolher?

Afinal, cada corretora tem os seus produtos e serviços a serem oferecidos. Cabe ao investidor decidir qual irá atender melhor às suas necessidades.

Separamos alguns conteúdos que podem ser interessantes para você:

Saber definir entre investir em banco ou corretora faz muita diferença para os seus investimentos. Porém, há outro ponto fundamental para realizar bons aportes: o conhecimento.

Com os cursos da Xpeed School, você pode dar os primeiros passos com muito mais segurança e confiança. Comece agora mesmo sua trajetória como investidor. Dê os primeiros passos no Mundo dos Investimentos!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img