Descubra se investir em LCI vale a pena + principais vantagens

O aumento da taxa básica de juros e dos indicadores do IPCA tornaram muito atrativos novamente os investimentos de renda fixa. Dentre os principais ativos dessa modalidade, escolhemos a Letra de Crédito Imobiliária como tema deste conteúdo. Afinal, investir em LCI vale a pena?

Apesar da sopa de letrinhas e do nome aparentemente complicado, a LCI é um investimento extremamente simples como a maioria dos produtos mais populares de renda fixa.

Tendo como principais características a segurança e a liquidez, além de outros fatores que a diferenciam de Tesouro Direto ou CDB, a Letra de Crédito Imobiliária é uma excelente alternativa para compor a carteira de investimentos de todo tipo de investidor, do conservador ao arrojado.

Portanto, quer saber mais sobre esse ativo e descobrir se investir em LCI vale a pena? Continue a leitura até o fim que vamos te ajudar!

Investir em LCI vale a pena? Entenda como funciona

Assim como os outros títulos de renda fixa, independentemente da instituição financeira da qual você o compre, a LCI é um título de crédito que se adquire com o objetivo de emprestar o dinheiro a um banco em troca de recebê-lo com acréscimos de juros depois de um tempo.

A lógica do seu funcionamento é simples de entender: ao adquirir um título, você empresta dinheiro ao banco para que ele financie projetos imobiliários, como compras de imóveis de pessoas físicas ou jurídicas, por exemplo.

No momento do saque, você recebe o dinheiro de volta acrescidos dos juros do empréstimo. Fácil, não é? 

Assim como existem opções indexadas ao IPCA, a rentabilidade desse ativo também é atrelada à taxa de Certificado de Depósito Interbancário (CDI), que é um indicador que reflete a taxa de juros do período. 

Por exemplo, quando um título de Letra de Crédito Imobiliária está com 110% da CDI, quer dizer que ela está com uma rentabilidade superior à média dos juros. Nesse caso, se a CDI está a 4,5%, esse ativo entregará um rendimento 10% maior que esse valor, que será de 4,95%.

Portanto, investidores interessados podem adquirir esse ativo de forma simples por meio do seu banco ou através de uma corretora. Para mais, confira o vídeo abaixo para aprender como fazer investimentos em LCI e LCA:

Quais são os tipos de LCI?

Antes de saber qual aplicação em LCI vale a pena para você, vamos falar um pouco sobre os três tipos possíveis de compra deste título.

  • Pós-fixada: essa é mais popular entre as opções de LCI. Geralmente indexada ao CDI, não é possível saber com antecedência quais serão exatamente os rendimentos auferidos por essa classe de ativos, pois esse valor depende das mudanças da taxa de juros propostas periodicamente pelo Banco Central na reunião do COPOM.
  • Prefixada: o valor da rentabilidade desse tipo de LCI já é conhecido no momento da aplicação. Por exemplo, na hora da compra, o investidor já saberá que receberá x% de rendimentos se resgatar a quantia após a data de vencimento. Por outro lado, o comprador só pode sacar o dinheiro quando o prazo previsto na hora da aquisição for cumprido. Assim, o LCI prefixado vale a pena somente para aqueles não terão necessidade de usufruir do dinheiro antes do vencimento
  • Híbrida: por fim, essa modalidade de Letra de Crédito Imobiliário tem esse nome por possuir dois valores e determinada a rentabilidade da aplicação. Um deles é fixo e o outro, geralmente, é indexado ao IPCA, indicador que calcula a média da inflação no Brasil. Esses títulos são facilmente identificados, pois vêm com a denominação “IPCA + X%”. Isso é, se no período o indicador de inflação for de 6% e a rentabilidade fixa for 4%, o investidor terá um total de 10% de rendimentos ao fim da data de vencimento.

Quais as vantagens da aplicação em LCI?

Vistas as principais características deste produto, vamos descobrir agora quais são as grandes vantagens da Letra de Crédito Imobiliária. 

Afinal, por que investir em LCI vale a pena? Primeiramente, vale salientar a qualidade que ela compartilha com outros dos mais famosos títulos de renda fixa: a proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Mas o que isso significa? Representa que os investimentos que não superem o teto de R$ 250 mil tem seus depósitos protegidos. Imagine, por exemplo, que você comprou uma LCI de um banco que foi à falência. Se você tiver investido até o valor do teto, seu dinheiro estará salvo e retornará para você.

Entretanto, a grande exclusividade desse título é a isenção de imposto de renda, que não acontece nos ativos do Tesouro ou de Certificados de Depósitos Bancários. Então, se você se pergunta qual o melhor investimento entre LCI e CDB, por exemplo, o primeiro sairá vencedor nesse quesito.

Afinal, com a isenção, se ambos renderem 100% da CDI, a LCI sairá com a melhor rentabilidade, pois não terá parte dos rendimentos corroídos pelo Leão.

Um CDB pode ser mais vantajoso em outras hipóteses, e aqui falamos de uma desvantagem relativa à Letra de Crédito Imobiliário. 

Por exemplo, a maioria dos produtos dessa modalidade só possui liquidez após a data de vencimento. Portanto, se você utilizar esse ativo para uma reserva de emergência, por exemplo, pode ser uma péssima ideia para sua estratégia de investimentos. 

>> Quer saber como montar sua reserva de emergência? Confira o vídeo exclusivo do canal Investimento às Claras:

Invista em aprendizado para escolher seus investimentos

Gostou do conteúdo? De acordo com as informações, acha que investir em LCI vale a pena? 

Se você precisa de um suporte, a Escola de Investimentos da Xpeed pode te ensinar todo o beabá  sobre renda fixa ou variável, além de te ajudar a selecionar os melhores produtos de acordo com seu perfil de investidor

>> Confira nosso curso sobre renda fixa da Xpeed School e dê mais um passo em direção a sua liberdade financeira!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img