LCI ou CDB? Saiba as diferenças e qual é a melhor opção

Quem tem um perfil conservador ou quer diversificar a carteira pode encontrar na renda fixa uma opção segura e ao mesmo rentável de investimento. Ainda que seja comum associar essa modalidade à poupança, existem alternativas mais interessantes a considerar, como o LCI ou CDB. 

Embora ambos estejam dentro do mesmo grupo de renda fixa, existem diferenças entre eles. A principal é a isenção de Imposto de Renda no LCI. Mas se você quer saber mais, confira no artigo abaixo as características de cada um. 

O que é CDB?

CDB é a sigla para Certificado de Depósito Bancário, um investimento bastante popular e que é oferecido por bancos e corretoras. Nele, o investidor empresta seu capital à instituição e, em troca, recebe juros como remuneração

Existem três possibilidades de rendimento dentro do CDB: prefixado, pós-fixado e híbrido. Na primeira, os juros a serem pagos pelo período de investimento é estabelecido antes que o capital seja entregue à financeira. No cenário pós-fixado, a rentabilidade está atrelada ao CDI, uma espécie de título comercializado entre bancos. Já na modalidade híbrida, os juros são fixos, mas também incluem a variação do IPCA

Principais características do CDB

Se essa modalidade parece uma boa opção de investimento para o seu perfil, veja as principais características dela:

  • Não há cobrança de taxas de administração, performance ou custódia 
  • O valor mínimo a ser investido, bem como o prazo de permanência, variam conforme o tipo de título escolhido 
  • A liquidez e a rentabilidade também variam conforme o título. Atualmente, muitos bancos já oferecem opções com possibilidade de liquidez diária 
  • A cobrança de Imposto de Renda varia conforme a tabela de renda fixa e o tempo cujo dinheiro ficou aplicado

O que é LCI?

Já o LCI é a sigla para Letra de Crédito Imobiliário. Neste caso, assim como o nome já indica, ele é um tipo de investimento associado ao setor imobiliário. Isso significa que você empresta o dinheiro à instituição financeira para que ele seja usado no financiamento de imóveis ou para construções e reformas. Como remuneração pelo empréstimo, são oferecidos juros. 

Principais características do LCI

O LCI é outra opção segura para quem está em busca de um investimento conservador. Se você está considerando a opção, veja abaixo suas principais características. 

  • Não há cobrança de taxas de administração, performance ou custódia 
  • O valor mínimo a ser investido, bem como o prazo de permanência, variam conforme o tipo de título escolhido 
  • Isenção total do Imposto de Renda 

>>> Falando em LCI, que tal aprender com a Clara Sodré a como investir nessa modalidade? É só dar o play e, de quebra, ainda ficar sabendo sobre outra modalidade: o LCA.

LCI ou CDB: qual a diferença entre eles?

Embora ambos sejam opções de investimento de baixo risco, é preciso colocar as particularidades de cada um na balança na hora de escolher entre LCI ou CDB. Veja quais são as principais:

Variedade de opções

Enquanto o dinheiro emprestado pelo investidor ao LCI tem destino a um setor específico, o CDB abre um leque maior de possibilidades aos bancos. Isso faz com que ele ofereça mais opções a seus clientes, com liquidez diferente, assim como rentabilidades.

Liquidez

Como dissemos, a versatilidade do CDB lhe confere mais opções, entre elas, a liquidez. Embora os prazos de resgate, seja do LCI ou CDB, tenham uma data de vencimento estabelecidas, o CDB conta com a liquidez diária. Isso significa que o investidor pode solicitar o resgate do valor aplicado a qualquer momento e receber o rendimento estipulado. 

Rentabilidade

Tanto o CDB como o LCI seguem um indexador para determinar suas rentabilidades. Normalmente esse indexador é o CDI – ou Certificado de Depósito Interbancário. Mas então qual é a diferença entre eles? Justamente a rentabilidade. 

Enquanto a rentabilidade do LCI costuma variar entre 80% e 90% do CDI, a do CDB normalmente tende a chegar a 100% desse índice. Em alguns bancos, essa rentabilidade chega a até 120%, o que amplia as oportunidades de ganho dos investidores. 

Tributação

Como forma de incentivar o investidor a direcionar seu dinheiro para o ramo imobiliário e viabilizar seu crescimento no país, o Governo Federal isentou o LCI da tributação de Imposto de Renda. 

O CDB, por outro lado, sofre essa tributação de acordo com a tabela regressiva do IR. Isso significa que quanto maior o tempo que você passa com o investimento em sua carteira, menor é a taxa de imposto a ser paga. 

Qual o melhor investimento: LCI ou CBD?

Quando o assunto é investimento, não existe resposta correta sobre qual é a melhor opção. Ela, na verdade, varia conforme a situação do mercado e os interesses do próprio investidor. 

No comparativo entre LCI ou CDB, é importante se lembrar de que eles possuem mais características que os aproximam do que os separam. Por exemplo: ambos se tratam de opções de renda fixa e, consequentemente, de baixo risco. Eles estão assegurados pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito, com proteção de até R$ 250 mil por CPF. 

Neste caso, o fator que irá determinar a melhor opção é o tempo pelo qual o investidor está disposto a manter seu dinheiro aplicado. Por exemplo: em se tratando de um capital que além de ser objeto de investimento pode, eventualmente, ser usado como fundo de emergência, a liquidez é um ponto a ser considerado. Isso porque o CDB possui opções com liquidez diária, que permitem que o valor seja resgatado em um curto prazo, enquanto o LCI possui alternativas mais restritas. 

A outra diferença entre as modalidades é a de tributação. Embora inicialmente o LCI pareça mais atraente por dispensar essa obrigação, o CDB, quando investido a longo prazo, tende a gerar mais rendimento. Por isso, a estratégia de cada investidor é determinante para o sucesso do investimento. 

Como escolher o melhor investimento?

Como dissemos acima, não existe uma opção melhor entre o CDB ou LCI, mas sim a que mais se adequa às suas necessidades. Por isso, na hora da escolha é preciso considerar alguns pontos, entre eles o objetivo do investimento. 

Entender se a razão pela qual está aplicando seu capital é pautado por um plano de curto, médio ou longo prazo é fundamental. No caso do CDB, que dispõe de opções com vencimentos diários, os planos de curto prazo são bem atendidos. Já aqueles que podem esperar um pouco mais, o LCI pode ser uma opção mais vantajosa. 

Poupança, LCI ou CDB, qual é mais rentável?

Se você está em dúvida sobre qual modalidade investir entre essas três principais da renda fixa, saiba que a LCI é mais vantajosa em relação à poupança. Entretanto, uma das principais desvantagens é com relação ao prazo de carência, que geralmente é estendido. Ou seja, o prazo para você resgatar o valor pode ser maior. Isso também é conhecido no mercado como liquidez. Quanto mais tempo você demora para sacar o dinheiro, mais prazo o banco tem para se organizar e te devolver a quantia emprestada. 

Uma das maiores vantagens de quem investe em LCI em vez de na poupança é o rendimento maior. Porém, é necessário que a pessoa tenha paciência. Em alguns casos é possível ter um rendimento superior de cerca de 30% a mais que a poupança e, melhor ainda: com a mesma segurança. Entretanto, a estratégia nesse caso é respeitar o prazo acordado com a instituição financeira. 

Para quem não tem essa flexibilidade em deixar o dinheiro parado por muito tempo, o CDB realmente é a melhor alternativa, pois não possui carência. Além disso, essa modalidade tem um rendimento melhor que a poupança e funciona de maneira similar. Portanto, a opção com melhor rentabilidade dependerá do seu objetivo, seja a curto, médio ou longo prazo.

>>> Se mais que conhecer opções seguras para investir, você quer melhorar a sua relação com o dinheiro, é recomendado fazer cursos de educação financeira. No combo da Xpeed, você se aprofunda em temas como autoconhecimento e equilíbrio financeiro. Para se inscrever, é só clicar no banner abaixo:

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img